15.2.08

Citações Variadas XLIX (temático) Parte 1


Cristãos professos reconhecem que o único meio para serem salvos é por meio de Jesus Cristo. Eles rejeitam a noção de que há muitos caminhos que levam a Deus. Mas, quando se chega ao culto de Deus, a maioria dos Cristãos professos acredita que podem fazer quase qualquer coisa que lhes agradem contanto que não seja clamorosamente pecaminoso.
Brian Schwertley



Deus não deixou o culto aos caprichos do homem. Deus, que é o objeto da adoração, diz ao Seu povo como cultuar.
Brian Schwertley



O uso de instrumentos musicais no culto público hoje é quase universal. Pianos e órgãos têm sido usados por gerações para preparar o estado de espírito “adequado” durante o serviço de adoração.
Brian Schwertley




Livros de crescimento de igreja argumentam que ter uma boa banda com música ritmada e cânticos de adoração atrairão visitantes e proporcionarão pessoas a voltarem.
Brian Schwertley




Embora instrumentos musicais sejam ferramentas poderosas no arsenal de manipulação emocional, será que a Palavra de Deus autoriza o seu uso em culto público na era da Nova Aliança?
Brian Schwertley




Um estudo do uso de instrumentos musicais na Bíblia revela que o uso de instrumentos musicais está conectado com o sistema sacrificial e é um aspecto da Lei Cerimonial.
Brian Schwertley




Adão e Eva, que adoraram a Deus antes da queda, usaram apenas suas vozes em louvor a Jeová. Esta afirmação é provada pelo fato de que instrumentos musicais não foram inventados até oito gerações. “Ada deu a luz a Jabal: este foi o pai dos que habitam em tendas e possuem gados. O nome de seu irmão era Jubal: este foi o pai de todos os que tocam harpa e flauta” (Gen. 4: 20-21).
Brian Schwertley




Instrumentos musicais foram apenas usados por sacerdotes e levitas durante o culto no templo e não foram usados na Sinagoga Judaica até 1810 d.C. na Alemanha.
Brian Schwertley




Um estudo objetivo de instrumentos musicais no culto público da Antiga Aliança prova que o seu uso na adoração pública era cerimonial. Este argumento é consideravelmente reforçado pelo fato histórico que instrumentos musicais não eram usados na sinagoga ou na igreja apostólica.
Brian Schwertley




Deus fulminou Uzá, não meramente com um juízo sobre ele por seu ato precipitado e infiel em segurar a arca, mas como uma admoestação a Davi, sacerdotes, Levitas e todo o povo e como uma repreensão para todas as gerações futuras para tomar cuidado com a ordem divina em todas as questões do culto divino.
D.W. Collins.





Observe que apenas os Levitas eram designados a tocar os instrumentos musicais. Na verdade o uso específico de instrumentos musicais era restrito a certo grupo de Levitas. Revelações posteriores mostram que estas designações não foram arbitrárias, porém baseadas na ordem de Deus (2 Cr. 29:25).
Brian Schwertley




Por mandato divino, sacerdotes levitas usaram instrumentos musicais em conexão com a arca da aliança. Os eventos foram também acompanhados por sacrifícios e ofertas. Até esta época na história de Israel não houve o funcionamento do tabernáculo ou Templo, apenas a arca era o local da presença especial de Deus e, portanto o lugar central do sacrifício e holocausto.81 Portanto, o uso levítico de instrumentos musicais era um aspecto do culto cerimonial.
Brian Schwertley




A Bíblia ensina que a introdução de instrumentos musicais no culto público de Deus foi por designação divina. “Também estabeleceu os levitas na casa do Senhor com címbalos, alaúdes e harpas, segundo mandato de Davi e de Gade, o vidente do rei e do profeta Natã, porque este mandado veio do Senhor, por intermédio de seus profetas”. (2 Cr. 29:25). Note, que o Princípio Regulador do Culto era rigorosamente seguido. Instrumentos musicais não foram usados até Deus ordenar o uso deles. Ninguém, nem mesmo os reis, tinham autoridade de introduzir uma inovação no culto sem instruções de Deus para fazê-lo.
Brian Schwertley





O primeiro uso aceitável de instrumentos no culto de louvor da Igreja foi na inauguração da adoração templica por Davi e empregado exclusivamente naquele culto. Nós não temos outro exemplo registrado até ao fechamento do canon da Escritura do uso de instrumentos separados da forma peculiar dado na sua inauguração por Davi.
D.W. Collins




Sempre que práticas novas de culto foram introduzidas, Deus deixou bem claro que Ele – não o homem – era a fonte das novas adições. Portanto, quando adições eram feitas sob a administração de Moisés, nos é explicitamente revelado que estes acréscimos vinham por meio de divina inspiração (Ex. 25:9, 40; 27:8).
Brian Schwertley




O sistema do culto no templo estabelecido por Deus durante o reino de Davi não recebe adições ou alternativas até a morte de Jesus Cristo.
Brian Schwertley




Por milhares de anos, de Adão até o reinado de Davi, o verdadeiro e aceitável culto foi oferecido a Deus sem o acompanhamento de instrumentos musicais.
Brian Schwertley




Na Antiga Aliança, instrumentos musicais no culto público foram sempre em função do sacerdócio levítico. Por quê? Porque o uso deles era intimamente conectado com o sacrifício de animais. Na verdade, durante o serviço no Templo os instrumentos de música eram apenas tocados durante o sacrifício. Quando o sacrifício não estava em progresso, eles cantavam louvores sem o acompanhamento de instrumentos musicais.
Brian Schwertley





Os Levitas sob a lei eram justificados em fazer uso de instrumentos musicais no culto a Deus; foi Sua vontade treinar Seu povo, enquanto eles eram ainda tenros e como crianças, em tais rudimentos, até a vinda de Cristo. Mas agora, quando a clara luz do Evangelho dissipou as sombras da Lei e nos ensinou que Deus é para ser adorado de uma forma mais simples, seria uma consideração insensata e errônea imitar aquilo que os profetas desfrutaram e que apenas estava sobre aqueles da sua época. Disto, é evidente que os Papistas têm demonstrado ser extremamente macacos-de-imitação ao transferir isto a eles mesmos
João Calvino


Nota: A maior parte das citações são de Brian Schwertley, em seu desafiador artigo: Os Instrumentos Musicais no Culto Público de Deus. Para ler todo o artigo acesse: