18.8.09

O MÉDICO, O MONSTRO E O PECADO



"Minha análise da alma, da psique humana, leva-me a crer que o ser humano não é verdadeiramente um, mas verdadeiramente dois. Um deles esforça-se para alcançar tudo que é nobre na vida. É o que chamamos de lado bom. O outro, quer expressar impulsos que prendam-no a obscuras relações animais com a terra. Esse é o que podemos chamar de mal. Ambos travam um eterno combate no íntimo da natureza humana, e contudo, estão atados um ao outro. E este elo provoca a repressão ao mau e remorsos no bom. Agora, se esses dois seres pudessem ser separados um do outro, quão livre o bom em nós poderia ser, que alturas poderia alcançar! E o assim chamado mal, uma vez liberto, buscaria sua própria realização, e deixaria de nos perturbar..." (Fala do personagem médico cientista Dr. Henry Jekyll no filme “O Médico e o Monstro”, 1932.)


“O Médico e o Monstro” é um clássico do cinema fantástico, a versão expressionista de 1932 foi baseada no livro de Robert Louis Stevenson (1850/1894), escrito em 1886 com o nome original de "The Strange Case of Dr. Jekyll and Mr. Hyde".


“O Médico e o Monstro” é uma estória que se passa em Londres no século 19, narra a vida de um respeitado médico Dr. Henry Jekyll , defensor de uma teoria onde existem dois lados totalmente distintos nos homens, um "bom" e um "mal". Acreditando que ao separar essas duas personalidades poderia dar mais liberdade ao ser humano, ele então decide criar uma substância química capaz de realizar tal feito. Testando em si próprio, os efeitos são devastadores, fazendo-o alternar entre o pacífico Dr. Jekyll e o monstruoso Sr. Hyde, responsável por uma série de crimes horrendos. Ao descobrir que na verdade libertou um monstro interior, o médico tentou interromper a dosagem da poção, mas já era tarde demais e ele perdera o controle sobre suas duas personalidades, colocando em risco a vida das pessoas que o cercam. [Fonte: http://www.bocadoinferno.com/romepeige/artigos/medico.html]


O mais incrível não é o que a mente de um ficcionista consegue fabricar, mas o que a realidade consegue produzir. A realidade supera a ficção. Esta semana talvez esteja surgindo, com o ajuntamento de provas, o maior criminoso sexual do Brasil, o Dr. Roger Abdelmassih, um médico cientista, especialista em fertilização. Tal médico é acusado de ser monstro por estuprar mais de 50 mulheres.


Segundo o G1, o médico se defendeu, alegando que as denúncias eram fruto de fantasia, provocada pelo anestésico que ele aplicava. Mas a delegada ouviu especialistas e concluiu: a versão do médico foi completamente descaracterizada.


O que a ficção tem a ver com a realidade? Quase nada, pois esta supera aquela. A teologia responde o que tenta a ficção.


O que faz um “exemplar” e respeitado cidadão abusar sexualmente de mais de 50 mulheres? Será que todos nós temos esta maldade reinante deste médico ou somos melhores do que ele? Teologicamente, qual seria a melhor resposta? A melhor resposta possível é que todos nós somos pecadores e que o pecado é um conceito cada vez mais esquecido nos dias de hoje.


Pela ortodoxia cristã o pecado pode ser descrito assim:

[O pecado pode ser descrito] Como uma árvore de vontade própria, tendo duas raízes mestras: uma é um "não" para Deus e Seus mandamentos, a outra é um "sim" para o Eu e interesses do Eu. Esta árvore é capaz de dar qualquer espécie de fruto no catálogo dos pecados. O egoísmo está sempre manifesto no pecador na elevação de "algum afeto ou desejo inferiores acima da consideração por Deus e Sua Lei" (Strong). Não importa a forma que o pecado tome; acha-se sempre ter o egoísmo por sua raiz. O pecado pode tomar as formas de avareza, orgulho, vaidade, ambição, sensualidade, ciúme, ou mesmo o amor de outrem, em cujo caso outros são amados porque são tidos como estando de algum modo ligado ao Eu ou contribuindo para o Eu. O pecador pode buscar a verdade, mas sempre por fins interesseiros, egoísticos. Ele pode dar seus bens para alimentar o pobre, ou mesmo o seu corpo para ser queimado, mas só por meio de um desejo egoísta de gratificação carnal ou honra ou recompensa. O pecado, como egoísmo, tem quatro partes: "(1) Vontade própria, em vez de submissão; (2) ambição, em vez de benevolência; (3) justiça própria, em vez de humildade e reverência; (4) auto-suficiência, em vez de fé" (Harris). -- Thomas Paul Simmons, D.Th -- http://www.monergismo.com/textos/pecado_tentacao/doutrina_pecado.htm


Quem desejar ter um maior aprofundamento no tema teológico há disponibilização de 14 estudos doutrinários sobre o pecado.



Frases selecionadas sobre o pecado:


O pecado de cada homem é o instrumento de seu castigo, e a sua iniqüidade torna-se seu tormento.
Agostinho


É alto o preço de uma vida de baixo nível.
J. Blanchard


O pecado é o grande castigo do pecado.
John Boys



Se formos regidos pelo pecado, seremos inevitavelmente arruinados por ele.
Matthew Henry


O pecado carrega em si dois castigos: vergonha e medo.
Edward Marbury


Se o pecado não fosse um prazer tão grande, não seria tão grande problema.
J. Blanchard


A asneira mais espetacular que o homem já fez foi pensar que alguma coisa poderia ser realizada sem a presença do pecado.
Frederick P. Wood


O pecado é o homicida potencial de Deus.
Anônimo



Faz parte da essência do pecado o fato de que os homens usam o que deviam desfrutar e desfrutam o que deviam usar.
Agostinho



Pecado é rejeição do senhorio divino e desobediência à vontade de Deus.
Samuel A. Benetreau


O pecado é um desafio à justiça de Deus, um roubo à sua misericórdia, um zombar de sua paciência, um desprezo ao seu poder e um desdém ao seu amor.
John Bunyan


Nunca pense que você encontrará mel no pote, se Deus escrever "veneno" no rótulo.
William Gurnall



Em essência, o pecado é separação de Deus.
Martinho Lutero



Esquecer-se de Deus é a causa de toda a iniqüidade dos ímpios.
Matthew Henry


Todo pecado é uma mentira. Por meio dele tentamos enganar a Deus, mas, na verdade, enganamos nossa própria alma.
William S. Plumer



Se o pecado pudesse fazer o que deseja, destronaria e aniquilaria a Deus.
William S. Plumer



Odiamos o pecado não somente porque suas conseqüências são desastrosas ou porque suas formas são repugnantes ao nosso gosto e sensibilidade, mas porque ele é um ato contra Deus.
J. H. Thornwell



O pecado é basicamente um ato de loucura moral; quanto maior a loucura, mais louco o pecador.
A. W. Tozer



Nascemos em pecado e levamos a vida enfrentando as conseqüências.
J. Blanchard



Na verdade, existe apenas um problema religioso no mundo - a existência do pecado. Semelhantemente, existe apenas uma solução para ele - a expiação.
James Denney



O cristianismo começa com a doutrina do pecado.
Søren Kierkegaard



Se as falhas do melhor dos homens fossem escritas em sua testa, isso faria com que ele puxasse o chapéu sobre os olhos.
John Trapp



O pecado é a força da morte e a morte da força.
Thomas Adams



O pecado tem dois grandes poderes: ele reina e arruina.
J. Blanchard


O pecado não é um brinquedo - é um tirano.
J. Blanchard


Um homem pode morrer tanto por ter sido picado por uma mosca como devorado por um leão... do mesmo modo, os pecados pequenos farão um homem mergulhar no inferno tão depressa quanto os grandes.
Daniel Cawdray



Como é profunda a poluição do pecado, a ponto de nada, a não ser o sangue de Cristo, poder purificá-lo.
John Flavel



O pecado cavou todas as sepulturas.
William S. Plumer



O pecado começa como teia de aranha, mas torna-se uma camisa de força.
J. C. Ryle



Há no pecado um poder dominador e condenador.
Thomas Watson