28.12.23

OS FRUTOS DA AMIZADE: O CORDÃO TRIPLO


Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho.

Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante.

E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa. 

Eclesiastes 4:9-12


Na era em que vivemos, valorizamos principalmente a utilidade das coisas. As pessoas questionam tudo, perguntando: "Qual é o seu propósito (Valor; utilidade) prático?" Nada escapa à crítica, seja a lei devido à sua autoridade ou a religião devido à sua sacralidade. Até mesmo os relacionamentos, como o casamento, que eram considerados intocáveis por muito tempo, agora são examinados de perto por sua utilidade. Os homens perguntam de tudo: Qual é a sua utilidade?


Embora seja positivo avaliar as coisas criticamente, esse espírito utilitarista pode ser levado a extremos absurdos. As críticas são inevitáveis e úteis, desde que apliquemos padrões adequados. Ao julgar algo por sua utilidade, devemos ampliar nossa visão além do valor material. A utilidade para os seres humanos não se limita apenas a aspectos tangíveis. Os padrões de mercado comuns não se aplicam a todos os aspectos da vida. Há coisas que não podem ser compradas ou vendidas, e avaliar esses itens não comerciáveis é um desafio para até mesmo o avaliador mais perspicaz.


Quando tentamos destacar os benefícios da amizade, estamos alinhados com a mentalidade crítica de nossa época. Mesmo que fosse comprovado que alguém poderia obter mais benefícios materiais vivendo de forma independente, sem depender da sorte, não significaria automaticamente que se livrar dos laços humanos comuns seja uma escolha positiva. Neste contexto, a advertência de que a utilidade vai além do mero ganho material ainda se aplica. A utilidade supera simples ganhos materiais. Na busca pela realização pessoal não egoísta, a importância de uma experiência ou conquista vai além do simples ganho material. -- O utilitarismo é uma teoria ética que preconiza ações ao maximizar a felicidade e minimizar o sofrimento, baseando-se nas consequências. Desenvolvida por pensadores como Bentham e Mill, inclui variantes como o hedonismo, focado no prazer, e o preferencialismo, considerando preferências individuais.


Mesmo sob essa perspectiva utilitarista, a amizade é justificada. Dois são melhores do que um, pois compartilham uma recompensa pelo esforço conjunto. O princípio da associação nos negócios é amplamente aceito hoje em dia, envolvendo acordos de pagamento, divisão de trabalho e lucro. A maioria das transações comerciais ocorre por meio de empresas, parcerias ou empreendimentos colaborativos. Quanto mais estreita for a ligação entre as pessoas envolvidas, com desejos e objetivos comuns, respeito mútuo e confiança, e, se possível, amizade, maiores são as chances de sucesso. Do ponto de vista da recompensa individual, dois são melhores do que um, e uma corda tripla não se rompe facilmente, ao contrário de um único fio.


Quando os seres humanos entenderam, mesmo de maneira rudimentar, que a união gerava força, começou o surgimento da civilização. Tanto para a defesa quanto para o ataque, ficou claro desde cedo que o princípio da associação era crucial para a sobrevivência. Ao longo da história, seja nas batalhas entre diferentes grupos, no comércio ou no desenvolvimento de ideias, a força da união prevaleceu. Até mesmo como método religioso para impactar o mundo, esse princípio se mostrou verdadeiro. João do Deserto impactou vidas de toda uma região, e Jesus de Nazaré, ao procurar discípulos e fundar uma sociedade, tocou o coração do mundo.


Não é preciso insistir neste ponto que "dois são melhores do que um" em uma era comercial como a nossa, que, mesmo que não compreenda totalmente, pelo menos entende a aritmética básica. Pode-se pensar que, pela lei da adição, dois são o dobro, e pela lei da multiplicação, são o dobro do número. Mas, quando lidamos com seres humanos, essas regras nem sempre se aplicam corretamente. Nesta área, a combinação de um e um nem sempre resulta em dois. Às vezes, é mais do que dois, e às vezes, menos do que dois. A união, que pode representar força, também pode representar fraqueza. A história de Gideão, que teve que reduzir seu exército antes de ser prometida a vitória, ilustra isso. Os frutos da amizade nem sempre são positivos e podem ser prejudiciais. A recompensa do trabalho de dois nem sempre é maior do que a de um. O menino que puxa um carrinho tem sorte se encontrar alguém para empurrá-lo, mas se essa pessoa parar de ajudar e se sentar no carrinho, a situação fica pior do que no começo. Um cordão triplo com dois fios ruins pode ser pior do que um único fio forte.


Na economia social, é claro que a sociedade não é apenas a soma de suas partes individuais. A ideia de que "dois são melhores que um" vai além da simples duplicação de força. Pode-se afirmar que dois juntos são melhores do que dois separados, pois introduzem um novo elemento que amplia o poder de cada indivíduo isoladamente. Um exemplo disso é a entrada de Man Friday na vida de Robinson Crusoé. Friday trouxe consigo mais do que seu valor individual, representando para Crusoé a sociedade, todas as possibilidades da política social e a satisfação dos instintos sociais. A convivência de ambos significava mais do que viver em ilhas desertas separadas. A sinergia de dois indivíduos não apenas duplica, mas amplia o poder de cada um.


Essa estranha contradição da matemática se reflete na relação entre amigos. Cada pessoa contribui e recebe, e o resultado dessa interação é maior do que cada um possui individualmente. Toda relação individual tem uma conexão com algo universal. Buscar uma vida mais rica em amizade verdadeira é algo fascinante, pois leva a algo além de si mesmo e abre a porta para comunhão. Sentimos uma conexão com a humanidade como um todo, não mais como unidades isoladas, mas como parte das grandes forças sociais integradas que moldam a humanidade. Cada laço que une as pessoas é um argumento adicional para a continuidade da vida e oferece uma nova perspectiva sobre seu significado. O amor é tanto uma promessa quanto um penhor para o futuro.


Além dos benefícios da Criação, talvez um tanto inexplicáveis, existem muitos frutos práticos da amizade para o indivíduo. Esses benefícios podem ser classificados e subdivididos quase indefinidamente, e, de fato, em cada amizade específica, os frutos variarão de acordo com o caráter, proximidade do vínculo e habilidades individuais de cada parceria. Um amigo pode oferecer simpatia, assistência ou preencher uma necessidade social que esteja faltando no caráter ou nas circunstâncias do outro. Os três nobres frutos da amizade enumerados por Bacon - paz, aconselhamento justo e ajuda em todas as ações e ocasiões - resumem bem essa diversidade.


Satisfação do coração


Em primeiro lugar, há a satisfação do coração. Não podemos viver uma vida centrada apenas em nós mesmos sem sentir que perdemos a verdadeira glória da existência. A natureza humana foi feita para a interação social, para um intercâmbio civilizacional, permitindo o desenvolvimento das qualidades mais elevadas de nossa natureza. A alegria proporcionada por uma amizade genuína revela a ausência desse elemento em todas as outras amizades experimentadas, talvez antes não percebida. Negligenciar nossas afetividades é prejudicial, e a sensação de incompletude é um indicativo de que essa carência pode ser satisfeita. Nossos corações anseiam por amizade tão genuinamente quanto nossos corpos necessitam de comida. Viver entre os outros desconfiados e focados apenas em nossos interesses, sem se importar com as necessidades alheias, é desonrar e ferir nossa própria natureza com nossas próprias mãos. Isolar-se coloca o mundo inteiro contra nós, e endurecer nosso coração tem um efeito destrutivo.


Todos nós necessitamos de simpatia e, por conseguinte, ansiamos por amizade. Mesmo o ser humano mais perfeito sente a necessidade de conexões emocionais. Cristo, sendo em alguns aspectos o mais autossuficiente dos homens, expressou esse anseio humano ao longo de Sua vida. Ele buscava constantemente oportunidades para expandir o coração, seja entre Seus discípulos, em um círculo íntimo dentro do círculo, ou na casa de Betânia. Em um momento crucial de Sua trajetória, Ele perguntou: "Você também irá embora?" e, na agonia de Sua crucificação, suspirou: "Você não poderia vigiar comigo por uma hora?" Cristo, sendo perfeitamente humano, sentia os efeitos de seu relacionamento com seus discípulos.


Quanto mais elevados são nossos relacionamentos uns com os outros, mais evidente se torna a necessidade de uma conexão profunda. Especialmente nas questões da alma, percebemos que a verdadeira vida cristã não pode ser vivida no isolamento, mas deve ser uma vida entre os homens. Isso ocorre porque essa vida é marcada pela alegria e pelo serviço. Entendemos que, para alicerçar nossa existência e alcançar a plenitude de nossas potencialidades, precisamos de relações com outros seres humanos. A falta de afetos saudáveis compromete a integridade do ser humano. Vivemos de esperança e comunhão, e esses sentimentos só podem ser plenamente desenvolvidos na vida social.


Os prazeres mais doces e duradouros também nunca são egoístas; eles derivam do companheirismo, gostos comuns e simpatia mútua. A simpatia não é uma qualidade necessária apenas em tempos difíceis; ela é tão essencial quando o sol brilha. Na verdade, muitas vezes é mais fácil encontrar simpatia na adversidade do que na prosperidade. Simpatizar com o fracasso de um amigo é relativamente fácil, enquanto nem sempre conseguimos ser tão sinceros ao celebrar o sucesso dele. Quando alguém enfrenta contratempos, pode contar com uma certa dose de boa camaradagem à qual pode recorrer. É difícil esconder um pouco de malícia ou inveja nos cumprimentos ao sucesso. Às vezes, é mais fácil se solidarizar com alguém em momentos de tristeza do que se alegrar com a felicidade alheia. Essa dificuldade não é sentida tanto com pessoas acima ou abaixo de nós, mas com nossos iguais.


Quando um amigo conquista algo, pode surgir certo pesar que não é necessariamente malicioso, mas é impulsionado pelo receio de que ele esteja além do nosso alcance, saindo de nossa esfera, talvez não precisando ou desejando tanto nossa amizade como antes. É perigoso ceder a esse sentimento, mas até certo ponto, é natural. Uma amizade verdadeira se regozijaria mais com o sucesso do outro do que com o próprio. Um espírito invejoso e ciumento nunca pode ser um amigo verdadeiro. Sua atitude mesquinha de depreciar e insinuar malícia mata a amizade desde o início. Uma observação espirituosa registrada por Plutarco sobre Plistarco ilustra bem isso. Quando lhe disseram que um famoso detrator havia falado bem dele, Plistarco respondeu: "Arriscarei minha vida, alguém lhe disse que estou morto! Pois ele não pode falar bem de nenhum homem vivo!"


Para alcançar a verdadeira satisfação do coração, é necessário ter uma fonte de simpatia da qual se possa extrair todas as vicissitudes da vida. A tristeza busca simpatia, anseia por compartilhar suas dores com uma alma próxima. Encontrar tal alma é dissipar a solidão da vida. Ter um coração confiável no qual podemos despejar nossas tristezas, dúvidas e medos já é um alívio para a dor, a incerteza e a sombra do medo.


A alegria também anseia por ser compartilhada. O homem que encontra a ovelha perdida reúne os vizinhos e pede que se alegrem com ele por ter encontrado a ovelha perdida. A alegria é mais social do que a tristeza. Algumas formas de tristeza desejam desaparecer na solidão, como um animal ferido em sua toca, sofrendo sozinho e morrendo sozinho lambendo suas feridas. Mas a alegria encontra sua expressão na luz do sol, nas flores, nos pássaros e nas crianças, e se integra facilmente a todos os aspectos da vida. A simpatia responde à alegria de um amigo, assim como reverbera com sua dor. Uma amizade genuína não apenas aumenta a alegria, mas também compartilha a tristeza.


Apesar das experiências não naturais do monasticismo e de formas ascéticas, a vida religiosa é fundamentalmente uma vida de amizade. É individual em sua essência e social em seus frutos. Quando dois ou três estão reunidos, a religião se torna uma realidade para o mundo. A alegria da religião não pode ser escondida no coração de um homem. O convite "Venha ver um homem que me contou tudo o que eu fiz" é o resultado natural do primeiro maravilhamento e da primeira fé. A alegria se propaga de alma em alma pelo impacto inicial da grande alma de Deus. -- ...O que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que temos contemplado, e as nossas mãos tocaram [...] O que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos [...]E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos... 1 João 1:1-5.


O ideal de Cristo é o ideal de Seu Reino, onde os homens se unem por uma causa comum, sob leis comuns, servindo ao propósito comum de amor. Esse ideal visa impactar o homem em todas as suas relações sociais, no lar, na cidade, no Estado. Os maiores triunfos de Cristo foram alcançados por meio da comunhão, que por sua vez, enobreceu e santificou os laços humanos. O crescimento do Reino depende do funcionamento santificado dos laços entre os homens. Isso foi evidente desde o início; João Batista apontou Cristo para João e André, e André encontrou seu irmão Simão Pedro. Filipe encontrou Natanael, e assim a sociedade, por meio de sua rede de relações, acolheu a nova mensagem em seus corações. Aquele que foi curado deve ir e contar aos que estão em casa, compartilhar com seus amigos e buscar que eles também participem de sua grande descoberta.


A existência da Igreja como um corpo de crentes se deve a essa necessidade de nossa natureza, que exige a oportunidade para o intercâmbio de sentimentos cristãos. Quanto mais profundo o sentimento, maior é a alegria de compartilhá-lo com outra pessoa. Existe uma felicidade estranha, um encantamento maravilhoso, que vem da verdadeira intimidade do coração e da estreita comunhão da alma, e o resultado vai além de uma simples alegria passageira. Quando é compartilhado nos pensamentos mais profundos e nas aspirações mais elevadas, quando é construído sobre uma fé e vive por uma esperança, traz uma paz perfeita. Nenhuma amizade completa seu propósito até alcançar a satisfação suprema da comunhão espiritual.


Satisfação mental


Além da satisfação do coração, a amizade também proporciona satisfação à mente. Muitos têm certa timidez intelectual em chegar a conclusões e formar opiniões por si mesmos. Raramente nos sentimos confiantes até garantirmos o acordo e aprovação de outras pessoas em quem confiamos. Existe sempre uma equação pessoal em nossos julgamentos, de modo que sentimos a necessidade de ajustá-los em comparação com os julgamentos dos outros. Os médicos buscam consultar colegas quando um caso se torna crítico, reconhecendo a vantagem de receber conselhos. Pedir conselhos é benéfico, quer sigamos ou não os conselhos. Às vezes, o maior benefício advém da oportunidade de testar e validar nossa própria opinião. A simples articulação de um caso pode ser suficiente para comprovar ou refutar algo. Mesmo que nosso amigo não seja capaz de esclarecer o assunto com sua sagacidade ou experiência, um bom ouvinte é valioso. Amigos em conselho enriquecem intelectualmente, desenvolvendo um padrão de julgamento e tomando decisões com mais precisão e confiança. Ter amigos conselheiros é proverbial.


Ao discutir um assunto com outra pessoa, ganhamos novas perspectivas e abrimos novos caminhos, tornando toda a questão mais complexa e enriquecedora. Como afirmou Francis Bacon: "A amizade ilumina o entendimento, emergindo das trevas e da confusão de pensamentos." Isso não se limita apenas a receber conselhos fiéis de um amigo, mas antes disso, envolve o fato de que aquele que compartilha seus pensamentos com outra pessoa tem sua mente esclarecida e organizada na comunicação e no diálogo. Ele lança seus pensamentos com mais facilidade, os organiza de maneira mais ordenada, percebe como eles se transformam em palavras e, por fim, torna-se mais sábio do que seria por uma hora de discurso e por um dia de meditação.


Em alguns momentos especiais ficamos impressionados com o brilho de nossa própria conversa e a profundidade de nossos próprios pensamentos ao compartilhá-los com alguém por quem simpatizamos. Muitas no improviso surgem bons insights. Mas, o brilho não era apenas nosso; foi ação reflexa resultante da comunhão. É por isso que o efeito de diferentes pessoas sobre nós é distinto, algumas nos fazem recuar para dentro de nossa concha, quase incapazes de pronunciar uma palavra, enquanto outras, por meio de algum magnetismo estranho ampliam os limites de todo o nosso ser e extraem o melhor de nós. Afinal, o verdadeiro insight é o amor. Ele esclarece o intelecto e abre os olhos para muitas coisas que eram anteriormente inexplicáveis.


Além da influência subjetiva, pode haver grande ganho com um conselho honesto. Podemos confiar que um amigo fiel não nos dirá apenas palavras suaves de lisonja. Muitas vezes, o observador enxerga a maior parte do jogo, e se esse observador estiver profundamente interessado em nós, pode ter uma opinião mais imparcial do que a nossa. Ele pode ter que dizer algo que ferirá nosso orgulho; pode ter que falar para correção e não para elogio, mas como diz o provérbio, "Fiéis são as feridas de um amigo". O adulador será cuidadoso para não ofender nossas suscetibilidades com a verdade, mas um amigo buscará nosso bem, mesmo que tenha que dizer algo que detestamos ouvir naquele momento.


Isso não significa que um amigo deva ser sempre brutalmente franco. Muitos aproveitam o que chamam de interesse pelo nosso bem-estar para esfregar sal em nossas feridas. O homem que se orgulha de sua franqueza e aversão à bajulação geralmente não é franco, mas apenas brutal. Um verdadeiro amigo nunca machucará desnecessariamente, mas também não deixará escapar ocasiões por covardia e timidez. Falar a verdade no amor elimina o desconforto que tantas vezes ocorre ao transmitir a verdade. Apesar da dor causada pela ferida, somos gratos pela fidelidade que a provocou. Como diz o Salmo, "Fira-me o justo, e isso será um favor; repreenda-me, e será como óleo sobre a minha cabeça, a qual não há de rejeitá-lo." (Sl 141.5).


Em nossas relações uns com os outros, muitas vezes há mais vantagens em encorajar do que em corrigir. A verdadeira crítica não consiste, como alguns críticos parecem pensar, em depreciação, mas em apreciação; é colocar-se empaticamente na posição do outro e buscar valorizar o real mérito de seu trabalho. Mais vidas são arruinadas pela aspereza indevida do que pela gentileza inadequada. Perde-se mais trabalho bom por falta de apreciação do que por excesso; e certamente não é função da amizade desempenhar o papel do crítico. A menos que seja reprimido, tal espírito pode se tornar censurável ou, pior ainda, rancoroso, e muitas vezes tem sido o meio de perder um amigo. É possível ser gentil sem oferecer conselhos enganosos ou lisonjas exageradas; e é possível ser verdadeiro sem amplificar as falhas e ceder a repreensões cruéis e insensíveis.


Além da alegria e paz da amizade e de sua ajuda em assuntos de conselho, um terço de seus nobres frutos é a ajuda direta que ela pode nos oferecer nas dificuldades da vida. Ela fortalece o caráter, proporcionando sobriedade e estabilidade por meio da responsabilidade mútua que implica. Quando os homens enfrentam o mundo juntos e estão dispostos a ficar ombro a ombro, o sentimento de camaradagem fortalece cada um. Essa ajuda pode não ser necessária com frequência, mas saber que está disponível, se necessário, já é um grande conforto. Saber que, se um cair, o outro o levantará. A própria palavra amizade sugere uma ajuda gentil e assistência em situações de angústia. Shakespeare aplica a palavra em "A Tempestade" ("The Tempest"). Essas linhas são ditas por Trínculo no Ato II, Cena II. Trínculo está buscando abrigo da tempestade e encontra um casebre. A passagem é a seguinte:


"Oh Deus, meu senhor, ali perto há uma cabana;

Alguma Amizade concederá refúgio contra a tempestade.

Seu teto de palha está inclinado

Contra a fúria do vento, embora o vento do norte

Agrida como a boca de Apolo."


O sentimento não tem grande importância se não for uma força inspiradora que conduza a ações gentis e generosas quando há necessidade. A luta não é tão difícil quando sabemos que não estamos sozinhos, mas que há alguns que pensam em nós, oram por nós e que nos ajudariam se tivessem a oportunidade.


A camaradagem é um dos fenômenos mais belos e uma das forças mais poderosas da vida. Um homem forte, por mais capaz e bem-sucedido que seja, tem pouco significado sozinho, não há o gênero literário romance em sua jornada solitária. O verdadeiro reino do romance pertence a figuras como Davi, não a Sansão; a Davi, com sua natureza ansiosa, impetuosa e afetuosa, por quem três valentes arriscaram suas vidas para trazer-lhe um copo de água, tudo por amor a ele. Nessa passagem bíblica de 2 Samuel 23:15-17, Davi expressa o desejo de beber água de um poço em Belém. Três dos seus valentes guerreiros atravessam o acampamento inimigo, recuperam a água e a trazem para Davi. Mas, Davi, em reconhecimento ao risco que esses homens correram por ele, recusa-se a bebê-la e a oferece como um sacrifício ao Senhor. Isso destaca a coragem e lealdade dos guerreiros, assim como a profunda gratidão e respeito de Davi por seus seguidores. Não é o herói egocêntrico e autocontido que nos fascina; é sempre a camaradagem de heróis. Os Três Mosqueteiros de Dumas, com seu juramento "Um por todos, e todos por um", herdam esse reino do romance, onde tudo está ligado por laços de lealdade e amizade. "Romance" pode ser usado para descrever uma atitude ou espírito romântico, que envolve uma apreciação pela beleza, idealismo e emoções intensas.


Robertson de Brighton, em uma de suas cartas, relata como um amigo seu, por covardia ou descuido, perdeu a oportunidade de corrigi-lo em um ponto pelo qual foi acusado, deixando-o indefeso contra uma calúnia. Com sua brandura de alma inata, ele se contenta com a exclamação: "Como é raro ter um amigo que o defenda completa e corajosamente!" Mas, essa é apenas uma das muitas coisas leais que um amigo pode fazer, às vezes quando seria impossível para a própria pessoa agir em sua defesa. Algumas coisas necessárias de serem ditas ou feitas em certas circunstâncias não podem ser realizadas sem indelicadeza pelo detrator em questão, e o instinto aguçado de um amigo deveria indicar quando é necessário intervir. Consideração muitas vezes sugere ações incisivas que os amigos podem realizar para mostrar que o vínculo que os une é genuíno. Verdadeiramente rico é o homem que tem amigos atenciosos e diplomáticos, em quem confia quando presente e cuja lealdade protege sua honra na ausência. Sem lealdade, não pode existir uma amizade verdadeira e duradoura. Muitas de nossas amizades perdem a grandeza porque não estamos dispostos a realizar pequenos atos de serviço. Sem isso, nosso amor se reduz a um mero sentimento e deixa de ser a força motriz para o bem de ambas as vidas.


A ajuda que podemos receber da amizade pode ser ainda mais poderosa, devido ao cuidado sutil, do que a ajuda material. Ela pode atuar como uma salvaguarda contra a tentação. A lembrança da experiência de um amigo que admiramos é uma força significativa para nos salvar do mal e para nos guiar para o bem. A ideia de como nosso amigo ficaria triste diante de qualquer colapso moral muitas vezes nos dá coragem para permanecermos firmes. Perguntamo-nos: “O que meu amigo pensaria de mim se eu fizesse isso ou consentisse com essa tentação?” Será que eu ainda poderia encará-lo e encontrar o olhar calmo e puro de seus olhos? Não seria isso uma mancha em nossa amizade? Nenhuma amizade merece o nome que não eleva e não contribui para a nobreza de conduta e a força de caráter. Deve inspirar um novo entusiasmo para o dever e uma nova inspiração para tudo o que é bom.


A influência é um dos maiores dons humanos, e todos nós a possuímos em certa medida. Existem pessoas para as quais somos algo, se não tudo. Há aquelas que nos seguram com laços fortes. Existem pessoas sobre as quais temos ascendência, ou pelo menos acesso, abrindo-nos as portas da Cidade da Alma Humana. Deve ser sempre uma questão solene para um indivíduo considerar o que ele fez com esse poder de influência. O que nosso amigo tem a nos agradecer - seja pelo acerto ou pelo erro? Nós o equipamos com coragem e força para a batalha, ou o arrastamos para longe das alturas que ele uma vez almejou? Estamos diante das possibilidades trágicas das relações humanas. Cada amizade abre as portas da cidade, e aqueles que entram podem ser aliados na luta ou inimigos traiçoeiros.


Todos os frutos da amizade, sejam eles abençoados ou nocivos, brotam dessa raiz de influência. A influência em longo prazo é a impressão de nosso verdadeiro caráter em outras vidas. O resultado de nossas amizades será, em última análise, condicionado pelo tipo de pessoas que somos. Isso adiciona uma responsabilidade sagrada à vida. Como em outras áreas, uma árvore boa produz bons frutos, mas uma árvore corrupta produz frutos ruins.


Baseado no capítulo III do livro: “Amizade”, de Hugh Black, publicado pelo Project Gutenberg

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