22.5.11

Solo ressecado e habitação de dragões ou fontes de água e lugar de frutos?


Exercer a fé na plenitude de Cristo, ou seja, em Cristo, para o nosso suprimento é uma maneira valiosa de permanecer em Cristo, pois tanto o nosso enxerto como a nossa permanência acontecem pela fé (Rm 11.19-20). A sua alma deve, então, pela fé ser exercitada em pensamentos e compreensões como estes: “Sou pobre e fraco, instável como a água. Não posso melhorar. Esta corrupção é muito forte para mim e está prestes a arruinar minha alma. Não sei o que fazer. Minha alma está se tornando um solo ressecado e uma habitação de dragões. Tenho feito promessas, mas deixei de cumpri-las; votos e juramentos me têm sido como nada. Já tive muitas convicções de que eu obtivera a vitória e seria livrado, mas estava enganado. Vejo claramente que, sem socorro e ajuda eminente, estou perdido e serei induzido a um completo abandono de Deus. No entanto, ainda que este seja o meu estado e condição, restabeleçam-se as mãos descaídas e fortaleçam-se os joelhos trôpegos. Vejam, o Senhor Jesus Cristo, que possui toda a plenitude de graça em seu coração, toda a plenitude de poder em suas mãos, é capaz de aniquilar todos esses seus inimigos. Nele há provisão suficiente para meu livramento e necessidade. Ele pode tomar a minha alma prostrada e desfalecida e tornar-me mais do que vencedor... Pode transformar meu solo árido e ressecado em lagos e meu coração sedento e estéril, em fontes de água. Sim, Cristo pode fazer desta habitação de dragões, este coração, tão cheio de concupiscências abomináveis e tentações ferozes, um lugar de ervas e frutos para ele mesmo (Is 35.7)”.


Deus sustentou Paulo em suas tentações com a consideração da suficiência da graça divina: “A minha graça te basta” (2 Co 12.9)... Digo, então, pela fé considere bastante o suprimento e a plenitude de suprimento que há em Jesus Cristo e como ele pode dar-lhe, em qualquer momento, força e livramento...




Diretrizes para a Mortificação - John Owen
Directions for Mortification, extraído de “The Mortification of Sin in Believers”, da obra “Works of John Owen, Vol. 6”, reimpressa por The Banner of Truth.
Traduzido por: Wellington Ferreira
http://www.editorafiel.com.br/artigos_detalhes.php?id=349

Qual é a próxima previsão?


A Agência Reuters em São Francisco noticiou sobre a falsa profecia do Harold Camping: “Nenhum sinal do Dia do Juízo como previsto”. A rede de estações de rádio de Camping continua tocando músicas religiosas, devocionais e aconselhamento independente do esperado apocalipse.


A sede de Oakland, Califórnia, e a rede de 66 estações nos EUA foram fechadas com uma placa na porta que diz: "Este escritório está fechado. Desculpea ausência!"Funcionários da Family Radio, com a ajuda dos adeptos, tinham postado mais de 2.000 outdoors em todo o país com um aviso do Dia do Julgamento para 21 de maio.


As cortinas da casa do Harold Camping estavam fechadas e ninguém atendeu a porta de sua casa, em Alameda, Califórnia.


Muitas dezenas de milhares de pessoas ouviram a mensagem da Family Radio. A rede é ouvida em mais de 30 línguas através de filiais internacionais, de acordo com a Family Radio.


Robert Fitzpatrick, um adepto da seita, disse que gastou mais de 140.000 dólares de suas economias nos cartazes do metrô e as propagandas em ônibus de advertências sobre o Dia do Julgamento para 21 de maio.



20.5.11

Qual a chance de um falso profeta chamado Harold Camping acertar a data do Dia do Juízo?




Qual a chance de um falso profeta chamado Harold Camping acertar a data do Dia do Juízo?


As chances de uma pessoa acertar na Mega-Sena apostando apenas um cartela simples é de 1 em 50 063 860, isto corresponde a 1/50 063 860 = 0,00000002 que corresponde a 0,000002%. E a chance de um falso profeta chamado Harold Camping acertar a data do Dia do Juízo de Deus é ZER0!


Mas a previsão é subjetiva, não é que o mundo vai acabar dia 21 de maio de 2011, mas que Jesus retorna ao mundo dia 21 de maio de 2011 e o mundo acabará 7 anos depois. É o que defendem os seguidores de Harold Camping, fundador da Family Radio e um dos que anunciam a volta de Jesus dia 21 de maio. Desde 2010 seus seguidores o têm ajudado a propagar essa crença através da internet e de cartazes e outdoors espalhados pelos Estados Unidos.


Seguidores largaram seus empregos e passam o dia colando cartazes e distribuindo folhetos para tentar convencer amigos e familiares que o Julgamento Final está próximo.


“Dia 21 de maio, por volta da 6 horas na Orla do Pacífico, haverá um grande terremoto em cada fuso horário, como nunca houve na história da Terra”, diz a seita. Os verdadeiros crentes em Cristo serão ‘arrebatado’. “Os demais experimentarão mais horror que o das histórias de terror”, diz a seita. “O pior de tudo isso é que não haverá mais salvação nesse momento. A Bíblia diz que 153 dias depois, todo o universo e o planeta Terra serão destruídos para sempre”, diz a seita.




A crença deles está baseada nos escritos de Camping, 89 anos, que já havia previsto o final do mundo para 6 de setembro de 1994. Quando isso não aconteceu, ele voltou a estudar as profecias. “Naquela época ainda não havia chegado às profecias de Jeremias e vi o quanto ele tinha a nos dizer sobre o final do mundo. Refazendo os cálculos ele chegou à data de 21/05/2011. Nesse dia, supostamente completa-se exatos 7 mil anos após o dilúvio.




Os seguidores da seita e seus mentores não temem que a previsão esteja errada. “Temos certeza que vai acontecer. Não há plano B”, explica Camping.


“Aposto” que dia 22 de maio irão refazer o cálculo e alimentar a mentira e loucura.


Respondendo a pergunta: Qual a chance de um falso profeta chamado Harold Camping acertar a data do Dia do Juízo?


Resposta: a mesma de eu nascer em outra vida e namorar a Angelina Jolie!

17.5.11

Still Life: uma alegoria das Vaidades da Vida Humana (Óleo sobre painel de carvalho, 1640)

clique na imagem para ampliar
Still Life: uma alegoria das Vaidades da Vida Humana de Harmen Steenwyck é um exemplo clássico do estilo holandês 'Vanitas'.


Essencialmente é uma obra religiosa. Na pintura Vanitas o espectador cuidadoso percebe a riqueza de detalhes simbólicos que leva a uma reflexão sobre as riquezas e prazeres desta vida. E com tais coisas podem se tornar um obstáculo no caminho da salvação. Tal estilo vem da citação do Livro de Eclesiastes: Vaidade das vaidades, tudo é vaidade.


O simbolismo dos Objetos


Os objetos, nesse quadro foram escolhidos cuidadosamente para comunicar a Vanitas "mensagem" que se resume no Evangelho de Mateus 6:18-21: "Não ajunteis para vós tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões arrobam e furtam. Mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam e furtam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará o seu coração ". Cada objeto na imagem tem um significado simbólico diferente, que contribui para a mensagem global:


A Caveira






O crânio, que é o ponto focal do trabalho, é o símbolo universal da morte. O cronômetro ( relógio que se assemelha a um relógio de bolso ) e a lâmpada de óleo de ouro, que acaba de ser extinta, marcam o comprimento e a passagem fugaz de vida.




A Concha






A concha, que é um modelo altamente polido normalmente encontrados no leste da Ásia do Sul, é um símbolo de riqueza, já que apenas um colecionador rico iria possuir tal raro objeto de uma terra distante. As conchas também são usadas na arte como símbolo de nascimento e da fertilidade.




Livros e instrumentos musicais






Os livros representam o alcance do conhecimento humano, enquanto os instrumentos musicais sugerem os prazeres dos sentidos. Ambos são vistos como luxos e prazeres desta vida.




A seda e a Espada






O pano de seda roxo é um exemplo de luxo material. A seda é o melhor de todos os materiais têxteis, enquanto o corante roxo foi a cor mais cara da antiguidade.


Como um símbolo, a espada samurai japonês trabalha em dois níveis. Ela representa o poder militar e a habilidade superior. Uma arma bela e mortal.




O frasco de grés






O pote de grés, do lado direito da imagem provavelmente continha água ou óleo, ambos são elementos simbólicos que representam a vida.




A composição dos objetos






A composição da obra também amplia o significado simbólico da vida. Harmen Steenwyck utilizou as diagonais da pintura para a construção de seu arranjo. Os objetos que representam a 'vaidade da vida humana’ enchem a metade inferior do trabalho, que é dividida por uma diagonal. A ausência de forma, na metade superior representa a nossa existência espiritual. Este é um espaço vazio no qual podemos projetar nossas crenças e idéias sobre o que isso significa. Neste espaço, um feixe de luz que desce na diagonal oposta, estabelece o tom dramático da obra e, simbolicamente, sugere a ligação entre esta vida e a eternidade. Este raio também tem duas funções práticas dentro da composição: ilumina o crânio e atua como um contrapeso para o arranjo triangular de objetos na parte inferior.


Fonte: http://www.artyfactory.com/art_appreciation/still_life/steenwyck/harmen_steenwyck.htm

3.5.11

Grandes pregadores

Nunca  teremos  grandes  pregadores  até  que tenhamos  grandes teólogos. Você não pode formar um homem de guerra a partir de um pé de banana. 
C. H. Spurgeon