31.10.09

Resquícios do Catolicismo Romano no Protestantismo de Mark Driscoll

A coisa é muito sutil, mas acontece. O pregador calvinista Mark Driscoll (multimídia youtubista), amado e odiado por muitos evangélicos, faz jus a um “cara polêmico”. Tudo bem que não é obrigatório pregar de terno e gravata como Paul Washer, mas usar uma t-shirt com uma suposta imagem satírica de Cristo como DJ é meio extravagante para um protestante!

Isto não passa de uma inovação humana e não pode ser aprovada pelas Escrituras. O uso de imagens de Cristo é algo não só reprovado, mas torna a Cristologia vazia, nula e irreverente. Portanto o uso de imagens de Cristo é um ato apóstata, herético, supersticioso e demoníaco. Ainda mais quando a imagem de Cristo é uma sátira. Se o uso da imagem já é herético que dirá de uma imagem satírica!

Jesus disse aos fariseus, “Por que vós também transgredis o mandamento de Deus por causa da vossa tradição?” (Mateus 15:3); e, “E em vão eles Me adoram, ensinando como doutrinas os mandamentos de homens” (Mateus 15:9).



O diagnóstico de Brian Schwertley ainda permanece como protesto:

“O Catolicismo Romano foi forjado na atmosfera sincretista da idade média e, portanto, é cheio de misticismo e parafernálias que impressionaram os camponeses iletrados do século XIV. O evangelicalismo moderno foi largamente forjado na cultura americana contemporânea, onde sucesso, pragmatismo, divertimento, grandeza e estupidez são rei. Dessa forma, a adoração evangélica dos dias atuais freqüentemente tem mais em comum com o show do Johnny Carson ou com um concerto de rock, do que com a adoração autorizada por Deus na Bíblia. Ambas as igrejas são humanistas, pois ambas rendem homenagem ao homem (i.e., sabedoria do homem, invenções do homem, artifícios do homem, imaginação do homem) na adoração, antes do que somente a Deus. Ambas levam à corrupção da doutrina bíblica”.


DIA DA REFORMA PROTESTANTE

Um martelo + um prego + uma convicção motivada pelo Espírito Santo, e Martinho Lutero mudou o mundo.
Viva a Reforma!

26.10.09

Manifesto IPB sobre acordo entre Brasil e Vaticano


Manifesto da Igreja Presbiteriana do Brasil sobre o acordo firmado entre a República Federativa do Brasil e a Santa Sé, e a “Lei Geral das Religiões” (Projeto de Lei n.º 5.598/2009 e o PLS 160/2009)

A IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL, representada pelo Presidente do seu Supremo Concílio, diante do momento atual, em que forças organizadas da sociedade manifestam sua preocupação pela aprovação do texto do Acordo que vem labutar contra a laicidade do Estado Brasileiro e cercear a liberdade religiosa através de manifesta preferência e concessão à Igreja Católica Apostólica Romana de privilégios por parte do Estado Brasileiro, em face dos termos do Acordo entre a República Federativa do Brasil e a Santa Sé, firmado no dia 13 de novembro de 2008, vem a público, considerando que:

Por:
I. - O Vaticano, embora um Estado Soberano e Pessoa Jurídica de Direito Público Internacional, é a sede política e administrativa da religião Católica Apostólica Romana e, portanto, um Estado Teocrático. Todo acordo entre Ele e o Brasil que contemple matéria envolvendo assuntos referentes à dimensão da fé e não a assuntos temporais agride o princípio da separação entre Estado e Igreja, que é uma conquista obtida pela nação brasileira e se constitui na base da nossa República;

II. - Para Igreja Católica Apostólica Romana, as demais religiões e seus ritos próprios são apenas “elementos de religiosidade” preparatórios ao cristianismo verdadeiro, do qual ela é exclusiva detentora: “Com efeito, algumas orações e ritos das outras religiões podem assumir um papel de preparação ao Evangelho, enquanto ocasiões ou pedagogias que estimulam os corações dos homens a se abrirem à ação de Deus. Não se lhes pode, porém atribuir à origem divina nem a eficácia salvífica ex opere operato, própria dos sacramentos cristãos. (DECLARAÇÃO "DOMINUS IESUS" SOBRE A UNICIDADE E A UNIVERSALIDADE SALVÍFICA DE JESUS CRISTO E DA IGREJA);

III. - A identidade jurídica peculiar do Vaticano, a apresentar-se ora como Estado, ora como Religião, facilita a tentativa de ingerência e pode confundir administradores sobre os limites das concessões, quando tratam de assuntos que transcendem aqueles meramente administrativos e temporais. E, por ser o Vaticano um Estado, não pode impor ao Estado Brasileiro a aceitação de sua religião e da Igreja que representa para a obtenção de privilégios e vantagens diferenciadas;

IV. - É inegável que tal Acordo é flagrantemente inconstitucional, pois fere a Constituição da República, que destaca em seu artigo 19: “É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios: I – estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-las, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança, ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público; (..); III – criar distinções entre brasileiros ou preferências entre si”. Ora, o Estado do Vaticano é o REPRESENTANTE da Igreja Católica Apostólica Romana. O ACORDO, portanto, é INCONSTITUCIONAL e não pode prosperar num Estado Democrático de Direito, pois fere a cláusula pétrea da Constituição da República no caput do Artigo 5º, ou seja, o princípio Constitucional da ISONOMIA;

V. - Que o referido Acordo Internacional nos artigos 7º, 10º e, principalmente, 14º, impõe DEVERES ao Estado Brasileiro para com a Igreja Católica Apostólica Romana nos planejamentos urbanos a serem estabelecidos no respectivo PLANO DIRETOR, que deverá ter espaços destinados a fins religiosos de ação da Igreja Católica Apostólica Romana, contemplando a referida Igreja com destinação de patrimônio imobiliário;

VI. - O termo católico após a expressão “ensino religioso”, contido no Acordo, afronta a previsão do § 1º do artigo 210 da Constituição da República, que preceitua: “O ensino religioso, de matrícula facultativa, constituirá disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental”. O Acordo com a Santa Sé consignou no § 1º do artigo 11 que: “O ensino religioso, católico e de outras confissões religiosas, de matrícula facultativa, constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental...”. Trata-se de evidente discriminação religiosa;

VII. – a aprovação pelo Congresso Nacional do referido Acordo conferiu privilégios históricos à Igreja Católica Apostólica Romana em nosso País reconhecendo-os como direitos, constituindo norma legal, uma vez que acordos internacionais, conforme a Constituição de 1988, têm força de lei para todos os fins. Aquilo que a história legou, a cultura vem transformando e o Direito não pode aceitar por consolidar dissídio na sociedade brasileira, que tem convivido de forma tolerante com o legado, mas não o admitirá como imposição contrária ao direito à liberdade de consciência, de crença e de culto, amparado pela Carta Magna e pelo Direito Internacional;

VIII. - De igual forma, o Projeto de Lei n.º 5.598/2009 e o PLS 160/2009 denominado “Lei Geral das Religiões”, já aprovado pela Câmara Federal e pelo Senado, mero espelho do Acordo, incorre nos mesmos equívocos de inconstitucionalidade e desprezo à laicidade do Estado Brasileiro, estendendo as pretensões da Igreja Católica Apostólica Romana a todos os demais credos religiosos. O nivelamento no tratamento pelo Estado às religiões não pode ser amparado por fundamentos manifestamente inconstitucionais que agridem a soberania do Brasil e retrocede-nos ao indesejável modelo do “padroado” no Império.

Ante o exposto, em consonância com a Palavra de Deus, sua única regra de fé e prática, e com a sua doutrina, a IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL manifesta-se contra a aprovação do Congresso Nacional do referido Acordo Internacional ou de qualquer norma legal que privilegie determinada religião/denominação em detrimento de outras; não considerando a cidadania dos ateus e agnósticos também presentes no Brasil, consagrando ingerência de Estado Estrangeiro sobre o Estado Brasileiro e afrontando a separação entre o Estado e a Igreja, preservada em todas as Cartas Constitucionais da República Brasileira.

A IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL reitera sua submissão e intercessão em favor das autoridades constituídas, mas não abre mão de seu ministério profético nesta geração a denunciar todo e qualquer desvio contrário ao Estado de Direito e à Lei de Deus.

Brasília – DF, outubro de 2009
Rev. Roberto Brasileiro Silva
Presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil

25.10.09

Curso de História da Igreja (MP3)


OS PRIMEIROS 500 ANOS

Introdução
O Crescimento da Igreja
As Perseguições
Os Apologistas
Ortodoxia e Heresia
O Cânon, o Credo e os Bispos - parte 1
O Cânon, o Credo e os Bispos - parte 2
Os Pais da Igreja
Os Cristãos Primitivos - Parte 1
Os Cristãos Primitivos - Parte 2
A Igreja no Quarto Século
Primórdios do Monasticismo
Donatismo
O Concílio de Nicéia
3 Teólogos, 2 Imperadores e 1 Concílio
Ambrósio, Jerônimo e Crisóstomo
Agostinho
O Concílio de Calcedônia
Linha do Tempo - Primeiros 500 Anos

A ALTA IDADE MÉDIA

A Alta Idade Média - Mais 500 Anos
A Expansão da Igreja Cristã
Conhecimento e Teologia
Ortodoxia Oriental

MAIS 500 ANOS - O TERCEIRO PERÍODO

Mais 500 Anos - o terceiro período
Monasticismo Medieval
As Cruzadas
Os Valdenses
Teologia Escolástica e Tomás de Aquino
O Sistema Sacramental(arquivo em pdf. tem que baixar no PC)
Igreja e Estado
Misticismo e a Devoção Moderna
Wycliffe, Hus e Savonarola
O Ocaso da Idade Média

REFORMA E IGREJA MODERNA

Contexto da Reforma
Erasmo e os Humanistas
Martinho Lutero - Parte 1
Martinho Lutero - Parte 2 - teologia
Zwinglio
Radicais da Reforma
Calvino - Parte 1
Calvino - Parte 2 - Teologia
Reforma na Inglaterra
John Knox e a Reforma na Escócia
A Reforma Católica Romana
Resultados da Reforma
Os Puritanos
Protestantismo no Novo Mundo
Iluminismo e Romantismo
Pietismo
O Avivamento Evangélico na Grã-bretanha
O Grande Despertamento nos Estados Unidos
Jonathan Edwards
Segundo Grande Despertamento nos EUA
Missões no Grande Século
Cristianismo e Liberalismo
Protestantismo no Brasil
Grandes Nomes dos Séculos XX e XXI
Encerramento( só no site, sem MP3)

Fonte: Website Bom Caminho

24.10.09

Impostor

Se você é um fracasso em sua vida de devoção, é um impostor em todas as outras coisas.
Agostinho

O naufrágio da falsificação

Nunca poderemos falar do fracasso do cristianismo. É impossível que ele fracasse. O que fracassa é a falsificação esfarrapada da coisa verdadeira, que nos dispomos a suportar.
Geoffrey King

Amor ao dinheiro

O amor ao dinheiro é para a igreja um mal maior do que a soma de todos os outros males do mundo.
Samuel Chadwick



Aquele que serve a Deus por dinheiro servirá ao diabo por salário melhor.
Roger L'Estrange



Dinheiro - o maior deus debaixo do céu.
Herbert Spencer

O perigo da satisfação no pecado

Se a doutrina da perfeição sem pecado é heresia, a doutrina da satisfação com imperfeição pecaminosa é heresia ainda maior.
A.J. Gordon

A Sabedoria da Cruz

Sem cruz não se segue a Cristo.
Walter J. Chantry




O cristianismo é uma religião a respeito de uma cruz.
Leon Morris




A cruz é o preço do meu perdão.
Anônimo




A cruz de Cristo sempre será ofensiva para o homem natural.
J. Blanchard




O elemento surpreendente da cruz não é o sangue, mas o sangue de quem e com que propósito.
Donald English




A cruz é o centro da história do mundo. A encarnação de Cristo e a crucificação de nosso Senhor são o centro ao redor do qual circulam todos os eventos de todos os tempos.
Alexander MacLaren




O poder salvador da cruz não depende de um acréscimo de fé; trata-se de um poder salvador tão grande que a própria fé flui dele.
J. I. Packer

A Igreja em seu lugar

A Palavra de Deus está acima da igreja.
Thomas Cranmer

23.10.09

DOUTRINAS DA GRAÇA


Teologia - Doutrinas da Graça

A Escravidão da Vontade
Michael S. Horton


A Eterna Redenção
Daniel E. Parks


A Incapacidade da Vontade Humana
Arthur W. Pink


A Incapacidade de Vir a Cristo
Robert Murray McCheyne


A Necessidade da Graça
Charles Haddon Spurgeon


A Perseverança do Crente na Fé e na Justiça
Fred Pugh


A Vontade de Deus e a Vontade do Homem
Horatius Bonar


A Vontade de Deus, a Vontade do Homem e o Livre-Arbítrio
Ernest Reisinger


Alguém Foi Salvo na Cruz?
James White


Amor Eletivo
Robert Murray McCheyne


As Doutrinas da Graça e a Paixão pelas Almas dos Homens
John A. Broadus


Como Encontrar os Eleitos
Kenneth D. Johns


Eleição
Walter Thomas Conner


Escolhidos Desde a Eternidade!
John MacArthur


O Que é a Perseverança dos Santos?
Richard Belcher


Objeções à Doutrina da Eleição
M. L. Bibb


Por que os Crentes Perseveram
Charles Haddon Spurgeon

PREGAÇÕES AO VIVO PELA NET

Editora Fiel traz a você a oportunidade de acompanhar na integra e ao vivo as palestras da 9ª Conferência Fiel em Portugal.

Para saber como assistir clique aqui.

Filhos melhores virão?

clique na imagem para ampliar


Essa pergunta foi a vencedora em um congresso sobre vida sustentável:

"Todo mundo 'pensando' em deixar um planeta melhor para nossos filhos...
Quando é que 'pensarão' em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"

...

Uma criança que aprende o respeito e a honra dentro de casa e recebe o exemplo vindo de seus pais, torna-se um adulto comprometido em todos os aspectos, inclusive em respeitar o planeta onde vive...

Via e-mail.

20.10.09

Papa romano facilita a migração de anglicanos



Sempre duvidei um pouco da parafernália anglicana como um tanto católica romana, agora parece que milhões de anglicanos querem retornar a igreja romana.

Vejamos as notícias:

14.10.09

Número de famintos e igreja gorda


Número de famintos no mundo passará de 1 bilhão em 2009, diz FAO

O total de pessoas que passam fome no mundo crescerá 9% em 2009, para 1,020 bilhão, o pior número desde 1970, segundo um relatório divulgado hoje pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO).

Via: G1


Enquanto isso certos pastores levam uma vida regalada explorando o povo. Nada contra o sustento pastoral justo, o problema são os lobos vorazes. Muitas vezes, tais pastores (que apascentam o próprio estômago e a conta bancária) ganham salários altos e não conseguem dar uma cesta básica para uma família necessitada. Uma igreja que não investe na ajuda diaconal é um monstro leviatânico.