22.1.11

IGREJA GERAÇÃO Y,Z,A,B?



A cada geração a igreja ganha novas atmosferas. A semelhança da tese sociológica da Geração X de Douglas Coupland, autor do livro “Geração X”, ultrapassamos a letra X e entramos na Geração Y. É a geração da Internet, do Google e Facebook. Basicamente a Geração Y nasceu até meados dos anos de 1990 ou para outros, meados dos anos 80.


É uma geração que cresceu usufruindo tecnologias variadas e prosperidade econômica. Uma geração mais consumista que a anterior e mais cheia de atividades e interatividades. Uma geração carregada de estímulos e múltiplas tarefas. Geração de gamers e nerds.


Se as gerações passadas encontravam o mundo na igreja, imagine agora! A Geração Y é bombardeada intensamente por mensagens do mundo e da igreja. É super imediatista e para mudar de doutrina basta um clique no mouse ou um toque na tela. Suas ideias, experiências e mudanças são disseminadas na velocidade do twitter e facebook.


A sensação é que a Geração Y está muito perto do final do alfabeto. Estaremos caminhando para o final da história, Geração Z, e pronto, é o fim? Ou haverá um novo recomeço para a geração em declínio histórico linear? Haverá uma Geração A ou B que não seja amilenista nem anticristã? Ou a Geração Z será arrebatada?


O fato visível é que tanto o mau como o bom caminho tem sido divulgado no patamar de zilhões de bytes. Por um lado afasta para mais longe os que não buscam a verdade, e por outro lado, equipa extraordinariamente milhares de cristãos que amam e buscam a verdade e o Único Caminho. O que poderão fazer esses milhares de servos do Reino?


Jesus diz sobre a expansão do Seu Reino em Mateus 13:31-33: “O reino dos céus é semelhante ao grão de mostarda que o homem, pegando nele, semeou no seu campo; o qual é, realmente, a menor de todas as sementes; mas, crescendo, é a maior das plantas, e faz-se uma árvore, de sorte que vêm as aves do céu, e se aninham nos seus ramos. Outra parábola lhes disse: O reino dos céus é semelhante ao fermento, que uma mulher toma e introduz em três medidas de farinha, até que tudo esteja levedado”. O profeta Isaías declarou, “do aumento deste principado e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino…” (Isaías 9:7).