6.12.09

Julgar ou não julgar?

Engraçado como uma grande parte das pessoas que se dizem cristãs e até mesmo anticristãs tem na ponta da língua que “Só Deus pode julgar, os cristãos não podem julgar absolutamente ninguém.” De imediato parece uma sábia e clássica resposta universal, mas Deus já proferiu seu julgamento através das Escrituras, e tudo que é contra os preceitos de Cristo revelados nas Escrituras DEVE SER JULGADO E CONSIDERADO FALSO PELOS CRISTÃOS.

Opa! Peraí! E Mateus 7.1?
Mateus 7:1 Não julgueis, para que não sejais julgados.

Este é o clássico texto citado até pelos incrédulos, na verdade é o primeiro versículo do “catecismo dos ímpios”. Se existisse só este pedaço da Bíblia eles estariam certo, mas há um negócio chamado “contexto”, e o capítulo 6.14-15 refere-se a prática do perdão. Condenar os outros por suas faltas e falhas é não ser misericordioso e não oferecer o perdão.

É o mesmo ensino de Lucas 6.37:
Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai e sereis perdoados.

Aqui Cristo nos adverte contra a hipocrisia em condenar nos outros aquilo que nós mesmos cometemos e somos culpados! O texto continua:

v. 41 Por que vês tu o argueiro no olho de teu irmão, porém não reparas na trave que está no teu próprio?
v. 42 Como poderás dizer a teu irmão: Deixa, irmão, que eu tire o argueiro do teu olho, não vendo tu mesmo a trave que está no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho e, então, verás claramente para tirar o argueiro que está no olho de teu irmão.

Porém, não se animem os catecúmenos da impiedade. Jesus, em outra parte ensina que às vezes precisamos julgar o que os outros fazem.

A exemplo de Mateus 18.15-17:
Se teu irmão pecar contra ti, vai argui-lo entre ti e ele só. Se ele te ouvir, ganhaste a teu irmão. Se, porém, não te ouvir, toma ainda contigo uma ou duas pessoas, para que, pelo depoimento de duas ou três testemunhas, toda palavra se estabeleça. E, se ele não os atender, dize-o à igreja; e, se recusar ouvir também a igreja, considera-o como gentio e publicano.

Aqui está o coração de toda disciplina eclesiástica e o objetivo é levar ao arrependimento e em último caso, a excomunhão. 1Co 5; 1Tm 1.20.

1 Coríntios 5:12 Pois com que direito haveria eu de julgar os de fora? Não julgais vós os de dentro? [A Igreja tem autoridade bíblica para julgar, exercer a disciplina dentro de sua própria comunidade].
1 Coríntios 6:2,3 Ou não sabeis que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deverá ser julgado por vós, sois, acaso, indignos de julgar as coisas mínimas? Não sabeis que havemos de julgar os próprios anjos? Quanto mais as coisas desta vida! [Os cristãos participarão juntamente com Cristo no julgamento dos ímpios e dos anjos].

Até agora nós estamos tratando de julgamento de irmãos em Cristo, e quanto aos incrédulos?

1 Coríntios 11:32 Mas, quando julgados, somos disciplinados pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo. [Aqui está a diferença, o julgamento vindo da Palavra de Deus para seus filhos é disciplina que leva ao arrependimento, já a que é aplicado sobre os ímpios é para a condenação].

Quem não crê em Cristo já está condenado! A Palavra já julgou e já sentenciou.