20.7.14

RAMIFICAÇÕES DA INFIDELIDADE OU O EFEITO DOMINÓ


Vocês se desviaram do caminho e pelo seu ensino causaram a queda de muita gente. Malaquias 2:8

O pecado começa como teia de aranha, mas torna-se uma camisa de força. -- J. C. Ryle

Quando alguém com sua boca diz que é fiel a Deus mas com suas ações é desobediente e rebelde, tudo que gira ao redor dessa pessoa sofre, corrompe-se e se degrada. Muitos dos nossos maiores prejuízos espirituais são consequências de pequenos desvios, de pequenos tropeços; a primeira pedra do dominó. Quando quebramos nossos votos a Deus, nosso relacionamento com as outras pessoas também são prejudicadas. E não adianta chorar se o coração tiver duro. Somente o arrependimento verdadeiro restaura a plena comunhão com Deus e com as pessoas ao nosso redor.

O que Deus requer de nós? Tão somente como Ele declarou ao profeta Miquéias:

Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benignidade, e andes humildemente com o teu Deus? Miquéias 6:8

Praticar a justiça é a base ética dos Mandamentos de Deus juntamente com a piedade, e obedecer (andar humildemente) é o único caminho seguro para que os outros relacionamentos pessoais andem bem. Aquele que não é fiel a Deus, ainda que ele seja uma pessoa exemplar e pareça um bom marido, um bom amigo, sem a fidelidade verdadeira com Deus, tudo desmorona, pois não passa de uma grande mentira e pecaminosidade. Quando dizemos que Cristo é Senhor mas não andamos em plena comunhão com ele somos mentirosos e fariseus. A convicção de pecado é em sua origem a convicção de um relacionamento errado com Deus. Não adianta chorar, não adianta chamar "Senhor, Senhor!", é o que ensina a Palavra:

E por que me chamais, Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu digo? -- Lucas 6:46

Como em Malaquias 2.10, muitas vezes somos como aquele povo citado, infiéis uns com os outros. E que fique claro, quando nos encontramos infiéis para com o nosso próximo é porque antes fomos infiéis para com Deus. E no contexto de Malaquias, de modo especial, os líderes religiosos, os sacerdotes, eram grandemente responsáveis pelos danos, pois eles desviavam o povo, e não podiam manter fidelidade ao povo quando já haviam quebrado seus votos a Deus. Percebe o efeito dominó?

A apostasia começa quando não se mantém na origem o temor a Deus e o amor pelos mandamentos. A consequência é que não é possível respeitar os mandamentos que se relacionam com o próximo. E esta infidelidade se ramifica atingindo todas as nossas áreas de relacionamentos, trabalho, igreja, família e sociedade. De modo especial, o campo mais prejudicado é o casamento -- as primeiras pedras do dominó. Seja através de um relacionamento condenável como casar com incrédulos, seja com a prática do divórcio, algo abominável para Deus. Cuide de sua comunhão com Deus, da adoração sincera, da fidelidade. "O temor reverente a Deus é a chave para a fidelidade em qualquer situação", como já disseram.