14.5.09

Ecumenismo de Ratzinger (Essa é a igreja que se diz verdadeira?)


Para quem já foi dirigente da Congregação da Doutrina da Fé (a antiga Santa Inquisição), o papa Joseph Ratzinger, ex-radical conservador tem cedido às multidões. A fama de conservador e controlador na prática tem cedido ao ecumenismo. A Cúria Romana anteriormente entrou em conflito com os muçulmanos, agora reza de mãos dadas.

Ratzinger quando então Cardeal puniu mais de 150 teólogos e combateu o liberalismo na IACR. Seus partidários o chamavam de “o Grande Inquisidor”. E hoje, dia 14 de maio de 2009, em visita ao Oriente Médio, o papa Bento XVI rezou de mãos dadas com um rabino e um imame (líder muçulmano) da Galiléia, enquanto outro rabino entoava o “Salam, Shalom”, paz em árabe e em hebraico. -- A oração comum foi feita no auditório do Santuário da Anunciação, em Nazaré, onde o papa manteve um encontro com representantes cristãos, muçulmanos, judeus, drusos e de outras religiões. Quem era Ratzinger! Eita saudade dos tempos de cardeal!

Quem são os imames? São líderes religiosos do Islã (também conhecidos por “califas” pelos sunitas). Antes, só os descendentes legítimos de Maomé eram chamados de imames, hoje, qualquer pessoa que exerça liderança na religião muçulmana pode ser chamada. Um dos imames mais famosos chamava-se Hussain (neto de Maomé, morto violentamente em 680 d.C.), em nome deste os xiitas se autoflagelam com espadas. Este autoflagelamento é um ritual que recorda a morte de Hussain, é o dia de Ashurah, realizado todo ano pelos xiitas (vide imagem acima).


(ultimosegundo.ig.com.br) -- Via: EFE - Agência EFE