29.5.09

Evangelho “samba do crioulo doido”

Provérbios 10:14 Os sábios entesouram o conhecimento, mas a boca do néscio é uma ruína iminente.

Jeremias 4:22 Deveras, o meu povo está louco, já não me conhece; são filhos néscios e não inteligentes.

“Uma ignorância da teologia significa que a interpretação de alguém de cada assunto carecerá do fator definitivo que coloca nela a perspectiva correta” (Vincent Cheung)



"Samba do crioulo doido" é uma expressão usada para se referir a coisas sem sentido, tolas, que não tenham nada a ver; coisas sem nexo; sem pé nem cabeça! O bom da Internet é que os inimigos da verdade bíblica mostram suas "garras" por conta do anonimato, e acabam entrando em caminhos escorregadios, e tropeçam na própria tolice.

Li hoje um e-mail de um infeliz, que é melhor preservar seu nome e seu e-mail para não expor ao ridículo mais do que suas palavras o expõem. Um cidadão-néscio indignado por fazer uma leitura de um texto de teologia reformada na Internet reagiu com as seguintes palavras (na íntegra, sem cortes e com erros de digitação, ortografia e de lógica gramatical), tentem decifrar:

Meu querido você tem alguma religião? Que documento sem graça você é sem graça perdeu o sal coitado não perca seu tempo com doutrina pois ela não salva olhe para jesus pois so ele salva cura liberta e da certeza de salvação bobinho porque você não vai falar de jesus as prostitutas aos homossexuais aos mendigos ao povo que sofre realmente mas é mais facil sentar no conforto do seu lar e ficar mandando estes artigos futeis querido saia do superficial pise no chão que é o lugar mais alto que você precisa estar.

Amo a Internet por estas pérolas!

Seria cômico se não fosse trágico. Isto é o retrato do evangelicalismo tupiniquim e contemporâneo de milhões de pessoas, demonstra todo analfabetismo bíblico e ignorância cristã de muitos!: “Não perca seu tempo com doutrina, pois ela não salva...” – Imaginem o apóstolo Paulo exortando a Timóteo:

Tu, Timóteo, não permaneça naquilo que você aprendeu, saia de perto meu filho! Os mestres não valem nada, são inúteis! As Escrituras não vão te dar sabedoria, você não precisa do ensino dela para obter salvação pela fé em Cristo Jesus! Timóteo, você vai perder seu tempo se você ensinar que toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, o ensino é inútil meu querido! Prega a Palavra, Timóteo, mas sem doutrina! Quer seja oportuno quer não! Corrija, repreenda, exorte, mas sem doutrina! Pregue a Palavra aos gays, aos mendigos, ao povo, mas sem doutrina! Olhe só para Jesus!

Enquanto a Palavra de Deus diz em 2Tm 3.14-17; 4.1,2 :

Tu [Timóteo], porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o aprendeste
15 e que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus.
16 Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça,
17 a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.
1 Conjuro-te, perante Deus e Cristo Jesus, que há de julgar vivos e mortos, pela sua manifestação e pelo seu reino:
2 prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina.

Em Efésios 4.11-17 o apóstolo Paulo diz:

11 E ele mesmo [Cristo] concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres,
12 com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo,
13 Até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo,
14 para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro.
15 Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,
16 de quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor.
17 Isto, portanto, digo e no Senhor testifico que não mais andeis como também andam os gentios, na vaidade dos seus próprios pensamentos.

Mas alguns estúpidos perguntam: para que precisamos de mestres e de doutrinas? A resposta do Espírito é: para que não andemos como crianças, empurrados por qualquer vento de ensinamentos falsos!

Atos 2.42 E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações.

Sabe o que disse Jesus em João 17.16-17?:

16 O meu ensino não é meu, e sim daquele que me enviou.
17 Se alguém quiser fazer a vontade dele, conhecerá a respeito da doutrina, se ela é de Deus ou se eu falo por mim mesmo.

Sabe o que disse João sobre Jesus em 2 João 9,10?:

9 Todo aquele que ultrapassa a doutrina de Cristo e nela não permanece não tem Deus; o que permanece na doutrina, esse tem tanto o Pai como o Filho.
10 Se alguém vem ter convosco e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem lhe deis as boas-vindas.

MAS COMO OLHAR SÓ PARA JESUS E SER CONTRA DOUTRINAS SEUS ESTÚPIDOS? Muitos moradores e habitantes de igrejas são anti-intelectuais!

Como disse Solano Portela certa vez:

Precisamos fugir do subjetivismo que tem mirrado as mentes cristãs, e voltarmos à revelação proposicional e objetiva da Palavra de Deus. Não podemos nos deslumbrar ou nos enganar com a pretensa super-espiritualidade contemporânea, que pretendendo estar mais próxima de Deus em um enlevo místico-misterioso, no qual dialoga-se com Deus, recebe-se revelações; fala-se muito em amor, em vida, em ministério, em pregação, em poder, em maravilhas, em atividades, em louvor; enquanto que progressiva e paralelamente há demonstração de afastamento e desprezo para com a única fonte de revelação objetiva que Deus nos legou: As Sagradas Escrituras.


ALGUÉM PODE CONHECER CRISTO SEM CONHECER SEUS ENSINOS? E ALGUÉM PODE CONHECER SEUS ENSINOS SEM CONHECER CRISTO?

Podemos orar de qualquer modo? Então oremos a Alá! Ora, o que regula a nossa oração na verdade? Podemos adorar a Deus de qualquer jeito ou somente em Espírito e em Verdade? Onde encontraremos a verdade?

Gosto do raciocínio de um irmão quando escreveu:

Sua teologia é correta? Portanto, teologia é inevitável. Enquanto que uma teologia errônea leva a um desastre espiritual e prático, uma teologia acurada conduz a uma adoração genuína e a um viver piedoso. Um slogan que reflete a atitude anti-intelectual de muitos cristãos, diz: “Dê-me Jesus, não exegese”. Contudo, é a Escritura que nos dá informação sobre Jesus, e é através da exegese bíblica que averiguamos o significado da Escritura. Sem exegese, portanto, ninguém pode conhecer Jesus. Uma pessoa precisa apenas testar esta afirmação questionando aqueles que dizem tais coisas, com este slogan, sobre o que eles sabem sobre Jesus? Na maioria das vezes, sua versão de Jesus não se parece, nem remotamente, com o relato bíblico. Isto significa que eles não O conhecem de forma alguma, sem falar de outros tópicos teológicos importantes, tais como infabilidade bíblica, eleição divina e governo de igreja. O que precisa dizer é: “Dê-me Jesus através da exegese”. (CHEUNG, em A Necessidade de Teologia).