28.11.08

Igreja opulenta, gananciosa, feudal e apóstata

No século da Reforma Protestante, o Catolicismo Romano era (e ainda é!) uma religião de pompa, luxo clerical e ociosamente farisaica. E atualmente? Pode-se dizer que a “velha senhora feudal” não está mais sozinha em todo o seu aparato? Não há como negar que o evangelicalismo moderno é uma boa companhia, dócil como um cão doméstico. Dificilmente alguma linha denominacional evangélica escapa dessa ostentação e submissão mundana.
Raniere Maciel Menezes






A igreja atual está muito mais conectada ao “teo-bussines”. Estamos distantes da Reforma há quase 500 anos, mas existe um fio invisível da História que nos conduz diretamente ao malcheiroso cenário do século 16. O contexto apontava para uma igreja opulenta, gananciosa, feudal e apóstata que fazia o papel dos cobradores de impostos, publicanos e fariseus. Hoje o que se vê? Uma igreja evangélica que constrange, pressiona e explora seus membros através de dízimos-impostos, ofertas e produtos de consumo.
Raniere Maciel Menezes







A igreja contemporânea está seguindo a Palavra e os caminhos do Senhor, detestando todos os outros caminhos? O temor do Senhor, o amor à verdade e à glória de Deus e o desejo de andar de acordo com todos os mandamentos do Senhor prosperam na igreja de Deus? Diante de Deus e dos homens, temos de confessar, honestamente, que a resposta é não. Sim, ainda existe uma verdade exterior, um crescimento visível e privilégios espirituais públicos em um nível que a igreja das eras passadas dificilmente possuía. Israel podia reivindicar possuir estas coisas — verdade exterior, crescimento visível e privilégios espirituais públicos — enquanto, ao mesmo tempo, se desviava do Senhor...
Joel Beeke






Se o tom fúnebre da lei é pregado, quantos pecadores choram? Se o tom nupcial do evangelho é proclamado, quantos pecadores infelizes são trazidos ao regozijo? Em geral, podemos dizer que a lei parece não causar tremor, e o evangelho parece não despertar anelo... Cada um de nós poderia confessar: “Tornei-me insensível à lei e ao evangelho — temo o próprio inferno”?
Joel Beeke







Vivemos no mesmo nível das bestas. Nossa vida parece não ser mais do que trabalhar, comer e morrer. Somos inclinados a desviar-nos, por amor à nossa reputação e à nossa vida. Colocamos o “eu” acima da doutrina, e essa é a razão por que podemos continuar vivendo sem nos convertermos.
Joel Beeke







O que aconteceu com aquelas épocas em que as pessoas eram comovidas, abaladas e convencidas pelo Senhor semanalmente? Os filhos de Deus deveriam confessar hoje: “Oh! que isso acontecesse uma vez por mês ou uma vez por ano!” Onde estão os fervorosos exercícios da vida espiritual? “Oh!”, eles confessam, “estão mortos! E o que sobra é maná deteriorado!”
Joel Beeke






A centralidade no homem é uma maldição na igreja, uma blasfêmia contra o nome de Deus, o fruto de morte espiritual e a garantia de nenhuma bênção pessoal, a menos que o Senhor a destrua!
Joel Beeke






Que o homem seja crucificado, Satanás, envergonhado, e multiplicados os intercessores perante o trono da graça. Que Deus receba o seu lugar legítimo entre nós, por conquista divina. “Ele, tudo em todos; nós, nada em nada”.
Joel Beeke






Frases de Joel Beeke: Extraídas do livro Backsliding: Its Disease and Cure (Desviar-se: Sua Condição e Cura), publicado por Reformation Heritage Books. – Artigo intitulado: Sinais de Igrejas que se desviam, autor Joel Beeke, publicado em português pela Revista Fé Para Hoje da Ed. Fiel. – Para ler na íntegra clique aqui.