14.11.08

Mr M

Igreja na Rússia é roubada tijolo por tijolo


Uma igreja abandonada que voltaria a ser usada foi roubada na Rússia. É o que denunciam autoridades ortodoxas de uma região central do país. O padre Vitaly, da diocese de Ivanovo-Voskresenskaya, disse que o prédio de dois andares que abrigava a Igreja da Ressurreição foi visto pela última vez, intacto, em julho.

No entanto, no inicio de outubro, moradores do vilarejo vizinho de Komarovo demoliram o imóvel e, aparentemente, o venderam para um empresário local, a um rublo (cerca de quatro centavos de dólar), cada tijolo.

"Claro que isso é uma blasfêmia", disse. "Essas pessoas precisam entender que cometeram um pecado grave." O padre afirmou que a polícia está investigando o caso. Durante a era soviética, o imóvel de 200 anos, que já não guardava mais os seus ícones e outros objetos de valor, foi uma escola para crianças portadoras de deficiência, fechada em 1998, e depois transformado numa igreja. Vitaly disse que a diocese estava pensando em reabri-la novamente.

A igreja ortodoxa experimentou um grande ressurgimento na Rússia e milhares de igrejas foram restauradas ou construídas. Nas regiões rurais, mais pobres, vândalos e ladrões costumam vender os ícones e outros objetos doados às igrejas para comprar bebida ou droga.

Fonte: JC ONLINE

Qual é a melhor parte dessa notícia?: "o prédio foi visto pela última vez em julho" ou "isso é uma blasfêmia!"