23.11.08

Fragmentos Memoráveis de um Texto

Em nossa comunhão cristã, raramente o ferro afia o ferro. Muito da pregação ortodoxa carece daquele tom de convicção necessário para incuti-la nas consciências dos pecadores. Uma mansidão culposa abafa o nosso zelo. As orações dos crentes são previsíveis e monótonas. O fogo apostólico perdeu a vitalidade e parece estar se apagando. O evangelho, mesmo onde ele é realmente pregado, está vestido com as ameaçadoras roupas da polidez excessiva e da respeitabilidade.
Maurice Roberts




Freqüentemente, nossos sermões não passam de uma homilia gentil ou uma conversa tranqüila a respeito de bons conceitos religiosos.
Maurice Roberts




As promessas de Deus estão aparentemente em divergência com suas providências. Um desnorteamento e uma confusão vieram sobre nós. Existe um sentimento universal de que algo está errado. Enquanto isso, nós estamos envelhecendo.
Maurice Roberts




Quando seremos capazes de nos retirarmos do cenário de batalha com, pelo menos, alguma aparência de honra?
Maurice Roberts




A sonolência espiritual é muito sedutora. A atmosfera logo fica impregnada com ela. A vida de atividade e de realizações, antigamente tão notável, pouco a pouco definha, à medida que um crente após outro sucumbe ao espírito de sonolência.
Maurice Roberts




Assim como as criancinhas, uma após outra, cessam a sua voz em um berçário, na hora de descanso, assim também o testemunho ativo do povo de Deus se torna gradualmente silencioso em um tempo de sonolência.
Maurice Roberts




Por muitos séculos, até que Lutero se levantou na Alemanha, a igreja da Europa dormia profundamente, enquanto a Bíblia, o evangelho e a graça de Deus permaneciam ocultos aos olhos do povo.
Maurice Roberts




O sono é um fenômeno admirável; é um tipo de morte com animação. No sono, estamos mortos para o mundo real. O ladrão pode estar às nossas portas, ou o fogo pode estar começando a queimar as cortinas do nosso quarto. Mas, quando estamos adormecidos, não observamos, não sabemos, nem nos preocupamos com o que está acontecendo.
Maurice Roberts




Isto também acontece com o sono que sobrevêm às almas dos homens, em épocas quando o evangelho não tem vigor. Exércitos de heresias ameaçam a igreja e o povo de Deus; mas os sentinelas da igreja caem em sonolência tão rapidamente, que nem compreendem, nem se importam com tais exércitos.
Maurice Roberts




Quando, em algum lugar, uma voz fiel se levanta para advertir, existe um clamor geral e uma exigência de que o silêncio seja mantido.
Maurice Roberts





Nada é tão desagradável para um homem sonolento quanto o alarme que o convoca a sair de sua cama.
Maurice Roberts





Quando a sonolência de alma se espalha por todos os lados, todos os homens contentam-se com sonhos infantis e trivialidades vazias. Eles fazem muito barulho e algazarra a respeito de questões de procedimentos e de ordem correta. Mas, eles podem menosprezar as grandes questões da justiça, da misericórdia e da verdade com tanta facilidade quanto os fariseus que coavam “um mosquito” e engoliam “um camelo” (Mt 23.24). O clamor de todos — ou de quase todos — é: “Mais sono”; e ai daquele que tenta despertá-los!
Maurice Roberts




O verdadeiro cristianismo está banido das salas de aula e dos meios de comunicação. O extermínio de crianças abortadas prossegue como um holocausto diário. As autoridades se reúnem para legalizar a quebra do dia de descanso e para legalizar a sodomia. A lepra está irrompendo em todos os membros do corpo político, e não há médico capaz de curá-la. Raramente surge, nas classes elevadas, uma voz que chame os homens ao arrependimento. Esse tipo de voz, quando aparece, não é ouvida, e as pessoas não lhe tributam qualquer atenção.
Maurice Roberts





Não é surpreendente que, em nossa época, os verdadeiros crentes sentem-se entorpecidos pela fadiga da batalha. Também não será um grande milagre, se eles, sendo apanhados pelo espírito geral de dormência, forem tentados a se entregarem irresistivelmente ao cochilo, nesta época. Mas isto é exatamente o que temos de nos recusar a fazer, custe o que custar.
Maurice Roberts





De uma maneira ou de outra, os crentes têm de conseguir manterem-se acordados e de pé, nestes dias. Se, para fazer isso, tivéssemos de jogar fora a televisão ou cortar nosso braço direito, seria preferível agirmos assim. Cair no sono, nesta hora, é uma traição para com Cristo e as nossas almas; significa perder nosso “completo galardão” (2 Jo 8) ou, pior ainda, perder nossa recompensa e nossa alma.
Maurice Roberts




O caminho para evitarmos o sono, quando o gás venenoso enche a sala, é correr para o ar fresco e respirar profundamente. Para com Deus e para com a salvação de nossa alma, temos o dever de correr em busca de oxigênio para a alma, na crise presente.
Maurice Roberts




Acima de tudo, os pregadores têm de clamar por graça para permanecerem acordados nesta hora. Devem mergulhar suas cabeças nas águas frias da Palavra de Deus, até que seus sonhos de comodidade mundana sejam lançados fora.
Maurice Roberts




O mundo nunca precisou tanto de um ministério de despertamento como agora. Nunca houve uma hora tão crucial para galgarmos as alturas e tocarmos altissonante a trombeta do evangelho.
Maurice Roberts




O servo vigilante um dia se assentará em honra à mesa de seu Senhor (Lc 12.37).
Maurice Roberts






Texto de Maurice Roberts, O Perigo de Tornar-se Fatigado na Batalha, publicado pela Fiel em sua revista Fé Para Hoje. Leia texto na íntegra aqui. – Para mim este texto fala profundamente e muito me incomoda.