13.5.23

Da Ilha à Comunhão: Superando a Solidão e Construindo Relacionamentos Autênticos

[SÉRIE ACONSELHAMENTO BÍBLICO]

Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo. Efésios 4:32.


A solidão é um dos problemas mais prementes da sociedade contemporânea. É incrível pensar que, em um planeta habitado por quase 8 bilhões de pessoas, muitos indivíduos se sintam isolados e solitários. Embora algumas pessoas possam preferir momentos de solidão, a maioria sofre com essa condição, enfrentando sérios problemas psicológicos como consequência. Deus quando criou uma esposa para o primeiro homem, o fez para que não vivesse só.


A sensação de solidão não surge por acaso. É o resultado de escolhas e circunstâncias que levam ao isolamento emocional. Muitas vezes, por medo de se envolver ou por uma autopercepção distorcida, as pessoas optam por se tornarem verdadeiras ilhas em meio a uma sociedade conectada. 


No entanto, é importante reconhecer que não é necessário ser assim. A crença de que não somos responsáveis pelas nossas relações interpessoais nos impede de construir conexões significativas. Esse pensamento limitante nos afasta do autodesenvolvimento e nos impede de desfrutar de relacionamentos saudáveis com os outros. Dizer para si que todo relacionamento é nocivo irá gerar mais veneno que vai matar a si mesmo com o tempo. Tudo que o inimigo quer é isolar alguém que poderia ser produtivo ao Reino de Deus.


A solidão pode atingir um ponto crítico, no qual até mesmo a relação consigo mesmo é prejudicada. Quando nos isolamos do mundo, negamos a oportunidade de nos conhecermos verdadeiramente e de cuidarmos de nossa própria saúde mental. Acreditamos erroneamente que não somos responsáveis pelo que acontece dentro de nós, alimentando um ciclo de autonegação e desequilíbrio emocional. -- Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seu coração. (Cl 3:16).


No entanto, é fundamental reconhecer que somos os principais responsáveis por nossas vidas e nosso bem-estar. Ao assumir essa responsabilidade, podemos começar a romper com a solidão e a reconectar com os outros e conosco mesmos. Conectar ou reconectar com os chamados por Cristo é comunhão.


Aqueles que creem no sacrifício de Jesus na cruz são chamados de filhos de Deus. Essa identidade não apenas nos conecta com o Pai celestial, mas também nos une como uma família espiritual. Assim como na família terrena, a comunhão desempenha um papel essencial na família de Deus. Na família de Deus, somos chamados a demonstrar amor uns pelos outros. Esse amor não é superficial, mas profundo e genuíno. Significa cuidar dos interesses do outro e estar disposto a sacrificar nossas próprias necessidades em benefício dos nossos irmãos. Quando levantamos para defender e apoiar nossos irmãos, temos a certeza de que isso traz alegria ao coração de Deus, e Ele derrama Suas bênçãos sobre nossa vida. -- Se afirmarmos que temos comunhão com ele, mas andamos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado. (1 Jo 1:6-7).


A comunhão na família de Deus é mais do que compartilhar momentos de adoração ou estudo bíblico juntos. É sobre compartilhar nossas vidas uns com os outros. Devemos ter o hábito saudável de abrir nossos corações com sabedoria, compartilhar nossos desafios, vitórias, alegrias e tristezas com nossos irmãos na fé. Ao fazer isso, fortalecemos os laços de comunhão e encontramos apoio e encorajamento mútuos na caminhada cristã. Jamais teremos o mesmo nível de comunhão, confiança e intimidade com todos os irmãos na fé, mas sempre temos alguém para caminhar mais lado a lado na jornada de fé.


Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a vocês.

Romanos 12:10


Nossos irmãos na fé também são uma fonte valiosa de aprendizado. Cada pessoa tem experiências, perspectivas e dons únicos a oferecer. Quando nos abrimos para aprender com nossos irmãos, reconhecemos que todos têm algo importante para contribuir para o nosso crescimento espiritual. Podemos aprender com suas histórias, ensinamentos, testemunhos e até mesmo com seus erros e fracassos.


A comunhão na família de Deus nos lembra que não estamos sozinhos na caminhada da fé. Temos uma comunidade de crentes ao nosso redor, prontos para nos apoiar, encorajar e desafiar. Quando enfrentamos dificuldades, podemos encontrar consolo e conselho sábio em nossos irmãos. Quando experimentamos alegrias e bênçãos, podemos compartilhar esses momentos com gratidão e celebração coletiva.


Portanto, é fundamental cultivar uma cultura de comunhão e amor na família de Deus. Isso envolve a disposição de se preocupar ativamente nas vidas dos outros (não se meter na vida dos outros), buscando oportunidades para servir e cuidar uns dos outros. Também significa estar aberto para receber o cuidado e a ajuda dos irmãos, reconhecendo que todos nós precisamos uns dos outros em nossa jornada de fé.


Na família de Deus, a comunhão é um reflexo do amor e da unidade que experimentamos por meio do sacrifício de Jesus. É um testemunho poderoso do amor de Deus em ação e um canal para experimentarmos Sua graça e provisão em nossas vidas. Portanto, busquemos cultivar relacionamentos autênticos, investir na comunhão e viver como verdadeiros irmãos e irmãs na fé. Muitas vezes temos experiências ruins quanto ao convívio, mas o isolamento não é a melhor solução. Alguns membros da família da fé resolveram buscar a solidão e isso pode levá-los a murchar suas raízes.


Reverter a solidão requer ações concretas e uma mudança de perspectiva. Devemos começar por buscar oportunidades de conexão com os outros, seja através de atividades compartilhadas, grupos de interesse, trabalho voluntário ou mesmo através das mídias sociais, que podem ser uma ferramenta poderosa para criar comunidades e relacionamentos significativos. Lembrando que, em toda rede social há desgastes e aborrecimentos.


Além disso, é essencial desenvolver um relacionamento saudável com nós mesmos. Isso envolve cultivar a autocompaixão, a autoaceitação e a busca do autodesenvolvimento. Podemos dedicar tempo para cuidar de nossa saúde física e emocional, praticar a autoreflexão e a gratidão, e buscar atividades que nos proporcionem alegria e realização. Ao fazer essas mudanças, estamos abrindo as portas para uma vida mais plena e conectada. A solidão não precisa ser nossa companheira constante. Podemos redefinir nossas interações com o mundo e com nós mesmos, construindo relacionamentos mais significativos e nutrindo nossa saúde mental. Sim, o crente deve cuidar de sua saúde física e mental, diante de Deus somos um ser integral, não dividido. -- Receberá cem vezes mais casas, irmãos, irmãs, mães, filhos, terras e também perseguições. E no futuro receberá a vida eterna. (Mc 10.30).


Em última análise, cada um de nós é responsável por sua própria jornada de vida. Não podemos culpar os outros ou o mundo pela solidão que sentimos. A mudança começa dentro de nós, quando assumimos a responsabilidade por nossas escolhas e buscamos conexões autênticas. É possível romper com a solidão e encontrar um senso de pertencimento em um mundo repleto de pessoas. A escolha está em nossas mãos. Não podemos mais nos resignar à solidão como um destino inevitável. Devemos ter coragem de sair da nossa zona de conforto, abrir nossos corações e estender a mão para os outros.


É importante lembrar que todos nós compartilhamos uma necessidade inata de conexão humana. Somos seres sociais por natureza e precisamos uns dos outros para crescer, aprender e encontrar significado em nossas vidas. A solidão prolongada pode levar a consequências negativas para nossa saúde mental e emocional, como ansiedade, depressão e baixa autoestima.


É essencial reavaliar nossa mentalidade e buscar maneiras de nos envolvermos com o mundo ao nosso redor. Isso não significa que precisamos estar constantemente rodeados de pessoas, mas sim que devemos buscar relacionamentos autênticos e significativos, onde haja reciprocidade, apoio e compreensão mútua. -- E consideremos uns aos outros para nos incentivarmos ao amor e às boas obras. Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês veem que se aproxima o Dia. (Hb 10:24-25)


Para combater a solidão, também devemos olhar para dentro de nós mesmos. É importante trabalhar na construção de uma relação positiva e saudável com nossa própria companhia. Isso envolve praticar a autocompaixão, a autenticidade e a valorização de nossos próprios interesses e necessidades. Quando nos sentimos confortáveis em nossa própria pele, somos mais capazes de estabelecer conexões significativas com os outros. -- Sejam mutuamente hospitaleiros, sem reclamação. (1 Pe 4:9).


É válido ressaltar que romper com a solidão pode exigir esforço e coragem. Pode ser necessário enfrentar nossos medos, superar barreiras emocionais e estar aberto a novas experiências. Mas os benefícios de construir relacionamentos saudáveis e se sentir parte de uma comunidade valem o esforço.


Como é bom e agradável

quando os irmãos convivem em união! É como óleo precioso

derramado sobre a cabeça,

que desce pela barba, a barba de Arão,

até a gola das suas vestes. É como o orvalho do Hermom

quando desce sobre os montes de Sião.

Ali o Senhor concede a bênção

da vida para sempre.

Salmos 133:1-3


Em um mundo cada vez mais conectado digitalmente, é irônico que muitos se sintam isolados e sozinhos. No entanto, cabe a cada um de nós mudar essa realidade. Podemos iniciar pequenas ações, como iniciar conversas com estranhos no evangelismo, participar de grupos com interesses comuns como grupos de estudos ou até mesmo buscar apoio pastoral quando necessário.


A solidão não deve ser aceita como uma condição normal. Devemos desafiar essa mentalidade e trabalhar ativamente para construir conexões autênticas e significativas em nossas vidas. É hora de romper com a solidão e abraçar a riqueza dos relacionamentos humanos.


Se por estarmos em Cristo nós temos alguma motivação, alguma exortação de amor, alguma comunhão no Espírito, alguma profunda afeição e compaixão, completem a minha alegria, tendo o mesmo modo de pensar, o mesmo amor, um só espírito e uma só atitude. Filipenses 2:1-2.


Por isso, exortem-se e edifiquem-se uns aos outros, como de fato vocês estão fazendo. 1Tessalonicenses5:11


RANIERE MENEZES

FRASES PROTESTANTES

Mudar uma vida que é uma droga: Rompendo com a normalidade do descontentamento


[SÉRIE ACONSELHAMENTO BÍBLICO]


Como é feliz aquele

que não segue o conselho dos ímpios,

não imita a conduta dos pecadores,

nem se assenta na roda dos zombadores! Ao contrário, sua satisfação

está na lei do Senhor,

e nessa lei medita dia e noite.

Salmos 1:1-2


No mundo atual, muitas pessoas se acostumaram a viver uma vida repleta de ansiedade, insegurança, ódio, ciúmes e outros estados desagradáveis. Aos poucos, grande parte da humanidade começou a enxergar essas emoções negativas como algo normal. No entanto, é importante ressaltar que essas não são características normais. Elas são, na verdade, anormalidades que se tornaram comuns devido à adesão generalizada ao ciclo de descontentamento.


Ao afirmar que ser desagradável se tornou algo normal, estamos nos referindo à maneira como as pessoas se tratam mutuamente e a si próprias. Muitos acreditam que é normal ser rude com os outros e consigo mesmos. Talvez essa crença tenha surgido a partir do ditado popular "Faça aos outros o que você gostaria que fizessem a você". No entanto, é fundamental compreender que esse ditado não deve ser interpretado literalmente. A intenção original era incentivar a bondade e a empatia, não a autodepreciação.


Na realidade, aquilo que as pessoas fazem consigo mesmas é frequentemente a pior coisa que poderiam realizar. Felizmente, elas não estendem totalmente esse comportamento para os outros. Embora ocasionalmente possam direcionar sua negatividade para terceiros, é consigo mesmas que passam a maior parte do tempo. Ao longo do dia, alimentam uma atitude autodestrutiva, negando a si mesmas o amor-próprio e a compaixão que merecem.


É essencial reconhecer a importância de quebrar esse ciclo de descontentamento e destruição emocional. Devemos rejeitar a ideia de que ser desagradável é normal. Em vez disso, devemos nos esforçar para promover a gentileza, tanto para com os outros como para conosco mesmos. Isso implica cultivar uma mentalidade de autocuidado e autocompaixão.


Começar a mudança requer um olhar honesto sobre nossos próprios pensamentos, palavras e ações. Devemos nos conscientizar dos momentos em que nos tratamos com crueldade, autojulgamento ou negatividade. Não seja carrasco de si mesmo! Ao identificar esses padrões destrutivos, podemos começar a substituí-los por pensamentos e comportamentos mais positivos e construtivos. Não estamos tratando aqui de pensamento positivo ou autoajuda, mas de leitura interna e mudanças necessárias para viver respirando e não soprando pelas narinas como um touro na arena.


Além disso, é importante criar um ambiente que promova a gentileza e a compreensão mútua. Ao sermos amáveis com os outros, criamos um ciclo virtuoso em que todos se beneficiam. Quando escolhemos nos tratar com amor e compaixão, estamos construindo uma base sólida para a felicidade e o bem-estar.


É hora de redefinir a normalidade. Ser desagradável consigo mesmo e com os outros não deve ser aceito como algo natural. Devemos buscar a autenticidade, a aceitação e a bondade em nossas interações diárias. Somente assim poderemos romper com o ciclo de descontentamento e viver uma vida mais plena e gratificante, tanto para nós mesmos como para os outros. A mudança começa dentro de cada um de nós. 


Essa mudança interna é essencial para transformar nossa sociedade em um lugar mais saudável. Não podemos esperar que os outros mudem se não estivermos dispostos a fazer isso por nós mesmos. Portanto, é hora de assumir a responsabilidade por nossas emoções, nossas ações e nosso impacto no mundo ao nosso redor.


Ao adotarmos uma postura de autoaceitação e compaixão, abrimos espaço para o crescimento pessoal e a conexão com os outros. Devemos nos lembrar de que todos estamos lutando nossas próprias batalhas internas e que, muitas vezes, nossas atitudes negativas são reflexo de nossas próprias inseguranças e feridas não cicatrizadas. Saia da caverna, pare de lamber suas feridas, tome sol, respire, ore, agradeça a Deus pela vida.


Ao invés de alimentar o ciclo de descontentamento, podemos escolher nutrir a positividade e a bondade em nossas vidas. Isso pode ser feito através da prática da gratidão, do cultivo de relacionamentos saudáveis, da busca por atividades que nos tragam alegria e do autocuidado constante, pela comunhão, pela oração.


Não podemos subestimar o poder do autocuidado. É importante reservar tempo para cuidar de nossa saúde física, mental e emocional. Isso pode envolver a prática de exercícios, oração, terapia, aconselhamento, hobbies que nos tragam prazer e momentos de descanso e relaxamento.


Ao nos libertarmos da mentalidade destrutiva que nos acostumamos a aceitar como normal, abrimos espaço para uma vida mais autêntica e significativa. Podemos cultivar relacionamentos mais saudáveis, construir uma autoestima sólida e encontrar um propósito maior em nossas vidas. Não há maior propósito de vida do que viver para a glória de Deus e para seu Reino, esta é a direção, tudo mais é periférico.


Não devemos mais permitir que a insatisfação e a negatividade ditem nossas vidas. É hora de desafiar a normalidade do descontentamento e buscar uma existência mais plena e satisfatória. Cada um de nós tem o poder de fazer essa mudança e criar um mundo onde a bondade, a compaixão e a alegria sejam verdadeiramente normais.


Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: Alegrem-se! Seja a amabilidade de vocês conhecida por todos. Perto está o Senhor. Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.

Filipenses 4:4-6


Dirige-me pelo caminho

dos teus mandamentos,

pois nele encontro satisfação.

Salmos 119:35


Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo.

Romanos 15:13


RANIERE MENEZES

FRASES PROTESTANTES

6.5.23

Otimismo realista: a visão pós-milenarista da Igreja

E ouvi como que a voz de uma grande multidão, e como que a voz de muitas águas, e como que a voz de grandes trovões, que dizia: Aleluia! pois já o Senhor Deus Todo-Poderoso reina.

Apocalipse 19:6


O pós-milenismo representa uma perspectiva esperançosa, porém realista, que sustenta a ideia de que a Igreja tem o dever de se engajar na pregação do Evangelho, estabelecer novas igrejas, conduzir pessoas ao discipulado e contribuir para a mudança social.


O pós-milenismo é uma visão que muitas vezes é mal compreendida e desconsiderada por alguns cristãos. No entanto, acredito que é uma visão otimista, mas não ingênua, que nos desafia a sermos ativos na transformação da sociedade.


Para os pós-milenistas, a igreja tem um papel fundamental na evangelização do mundo e na plantação de igrejas. Não se trata apenas de alcançar indivíduos, mas de transformar a sociedade como um todo. Essa visão é alimentada pela crença de que o reino de Deus está se expandindo na terra, e que a igreja é um instrumento crucial nesse processo.


Ao mesmo tempo, reconhecemos que o trabalho de transformar a sociedade não é fácil. Há muitos desafios a serem enfrentados e muitas batalhas a serem vencidas. Ainda assim, os pós-milenistas não desistem facilmente. Acreditamos que, com a ajuda de Deus, podemos fazer uma diferença real e duradoura.


Como pós-milenistas, estamos cientes de que nem tudo será perfeito neste mundo. Mas isso não significa que devemos desistir da esperança. Pelo contrário, é a nossa esperança que nos impulsiona a trabalhar incansavelmente por um futuro melhor.


Em última análise, o pós-milenismo é uma visão que nos desafia a sermos agentes de mudança no mundo. Não podemos simplesmente sentar e esperar que as coisas melhorem. Temos que ser proativos e fazer a nossa parte para transformar o mundo ao nosso redor. Se todos nós fizermos a nossa parte, quem sabe que tipo de impacto poderemos ter?


Raniere Menezes

Frases Protestantes



A fé no Filho de Deus e a importância da oração e submissão à vontade de Deus


É certo que os crentes depositam sua fé no nome do Filho de Deus e recebem a vida eterna através do evangelho. Devemos, portanto, receber com gratidão as Escrituras e ser abundantes na obra do Senhor, sabendo que nosso trabalho não é em vão no Senhor. Cristo nos convida a vir a Ele em todas as circunstâncias, apresentando nossas súplicas e pedidos, apesar do pecado que nos cerca. Contudo, devemos sempre orar em submissão à vontade de Deus, sabendo que algumas orações serão respondidas prontamente, enquanto outras serão concedidas de uma forma diferente da que pedimos. Devemos orar tanto por nós mesmos como pelos outros, pedindo a Deus que conceda arrependimento aos impenitentes e fé em Cristo, bem como todas as outras misericórdias salvadoras. Enquanto oramos pelos caídos e aflitos, devemos ser verdadeiramente gratos, pois nenhum pecado, do qual alguém se arrependa sinceramente, leva à morte.


Resumo:

O texto fala sobre a importância de acreditar em Jesus como o Filho de Deus e seguir seus ensinamentos para ter a vida eterna com Deus. É destacada a importância da leitura da Bíblia e da obediência a Deus, bem como o chamado para oração e o pedido de perdão quando fazemos coisas erradas. Também é mencionada a importância de orar pelos outros e confiar no auxílio divino, bem como a alegria do perdão de Deus.


Pontos:

Crença em Jesus como o Filho de Deus.

Vida eterna com Deus ao seguir Jesus.

Leitura da Bíblia e obediência a Deus.

Chamado para oração e pedido de perdão.

Oração pelos outros e confiança no auxílio de Deus.

A alegria do perdão divino.


Raniere Menezes
Frases Protestantes





30.4.23

Arrebatamento Secreto e Anticristo: Doutrinas controversas abordadas em "Deixados Para Trás: O Início do Fim"


O filme "Deixados Para Trás: O Início do Fim" é baseado na série de livros "Left Behind" e tem uma trama intrigante que aborda temas como conspiração, fé e sobrevivência em um mundo caótico. Seis meses após o Arrebatamento ter levado milhões de pessoas, o mundo se encontra em estado de caos, e surge um novo líder carismático, Nicolae Carpathia, que está rapidamente ganhando destaque. Contudo, não está claro se ele é confiável ou se tem um plano maior que envolve a Tribulação. Logo, o mundo irá descobrir seu nome e qual será seu papel nesse novo mundo que se apresenta. A trama gira em torno de algumas doutrinas escatológicas que serão brevemente tratadas aqui, a primeira chama-se "arrebatamento secreto" e a outra sobre o "Anticristo". 

A doutrina do arrebatamento secreto, que muitos cristãos acreditam, ensina que a Segunda Vinda de Cristo ocorrerá em duas fases distintas: o arrebatamento secreto da Igreja, seguido pelo Retorno de Cristo. O arrebatamento secreto envolve a ressurreição dos santos adormecidos e a transformação dos crentes vivos, que são levados para encontrar Cristo no ar e depois subir para o céu para as bodas do Cordeiro. Os judeus e os gentios não convertidos permanecem na Terra para sofrer a tribulação. O ensino do arrebatamento secreto está inserido no entendimento pré-tribulacionista.

O pré-tribulacionismo é a crença de que a Igreja será arrebatada antes da grande tribulação final, e sua origem é geralmente atribuída a John N. Darby, fundador dos Irmãos de Plymouth, por volta da década de 1830. Na primeira metade do século XX, o pré-tribulacionismo teve uma expansão máxima e predominância, especialmente por meio da circulação da Bíblia de Scofield. A partir de 1950, os eruditos evangélicos começaram a retornar ao pós-tribulacionismo histórico, que sustenta que a Igreja passará pela grande tribulação antes da vinda de Cristo. Esse ressurgimento deve-se em grande parte à influência de George Eldon Ladd e Dwight Pentecost. Este ensino tem influenciado filmes como este em questão recém lançado.

Há muitas razões para rejeitar a doutrina do arrebatamento secreto, e aqui vamos abordar algumas. Em primeiro lugar, não há base bíblica para essa doutrina. Em segundo lugar, ela é uma inovação "recente" na história da Igreja e não foi ensinada pelos pais da Igreja primitiva. Em terceiro lugar, ela é baseada em interpretações equivocadas e forçadas de textos bíblicos. Finalmente, ela é potencialmente prejudicial, pois pode levar as pessoas a negligenciar a importância do crescimento do Reino, a Grande Comissão, a influência cristã na sociedade. Portanto, é importante avaliar cuidadosamente essa doutrina e buscar um entendimento bíblico e equilibrado da Segunda Vinda de Cristo.

O Anticristo é outro tema controverso que tem sido discutido por muitos estudiosos religiosos ao longo dos anos. Embora muitas pessoas acreditem que ele seja uma figura contemporânea, a especulação sobre isso é biblicamente infundada. Isso se deve em grande parte à confusão sobre sua identidade, que é causada por concepções errôneas e pela amalgamação de conceitos e eventos bíblicos não relacionados. Em vez de tentar identificar uma figura específica como o Anticristo, é mais importante se concentrar na interpretação bíblica sólida e na compreensão dos ensinamentos cristãos. Embora autores como Hal Lindsey tenha afirmado que o Anticristo é uma figura humana que será possuída por Satanás, essa afirmação argumenta que há muitas teorias conflitantes sobre quem ou o que é o Anticristo. Embora a identidade específica do Anticristo não seja claramente definida na Bíblia e permaneça objeto de debate, sabe-se que um anticristo é qualquer um que negue que Jesus é o Cristo e qualquer um que negue o Pai e o Filho. Além disso, qualquer espírito que não confesse a Jesus não procede de Deus e é considerado como sendo do espírito do anticristo. Portanto, em vez de tentar identificar uma figura específica, é importante se concentrar na interpretação bíblica sólida e na compreensão dos ensinamentos cristãos.

Para estudar mais sobre esses temas pesquise "arrebatamento secreto" e "anticristo" no site Monergismo e na Revista Cristã. org Última Chamada. Você encontrará dezenas de estudos sobre estes tópicos.

Raniere Menezes
Frases Protestantes









26.4.23

A influência da cultura pop e da ficção científica na escatologia do senso comum



A influência da cultura pop e da ficção científica na escatologia do senso comum


A ficção científica e filmes de fantasias moldam o senso comum de gerações. A cultura pop tem este poder de moldar o pensamento das pessoas por um longo tempo. O imaginário, a ficção, muitas vezes soterra a história, os fatos. Filmes de ficção, programas de TV, literatura, apresentações multimídias, formam camadas que agem para o bem ou para o mal, e essas interpretações culturais influenciam a percepção do senso comum popular sobre diversos assuntos. Isto acontece na tecnologia e na teologia.


Um efeito similar aos filmes da franquia “Exterminador do Futuro”, por exemplo, sobre a ideia ficcional de máquinas de inteligência artificial humanoides que matam populações. Não subestimemos um imaginário que ajudou a moldar o senso comum por 40 anos. E, agora, recentemente com a ascensão da IA é gerado toda uma histeria e pânico por parte de muita gente. Curiosamente, a igreja se conecta com essas percepções e a cultura pop não só bate na porta da igreja, mas acampa e ocupa suas salas educacionais. O repertório retórico tribulacionista, apocalíptico, exerce efeitos de longo prazo na escatologia do senso comum há décadas.


A cultura pop da escatologia também infiltra-se na prática do dia a dia da igreja. É só trocar os "robôs assassinos" por arrebatamento secreto e grande tribulação futurista. O best-seller "Deixados para trás" de Tim LaHaye e de Jerry Jenkins provou ser influente sobre no mínimo uma geração, o mesmo aconteceu com o livro "Este mundo tenebroso" de Frank Peretti no campo da batalha espiritual. A retórica de certa forma molda termos, criam uma linguagem e imaginário. Filmes de anticristo futurista, cenários tribulacionistas, são repertórios retóricos que apenas produzem pânico e frustração. Gera um fetichismo escatológico voltado para a figura de um anticristo e negligencia o próprio Cristo e a Grande Comissão.


O risco nuclear desde o pós-guerra dos anos 40 existe e desde então se criou todo um edifício escatológico para justificar uma grande tribulação nuclear, este tema de tempos em tempos retorna com força, outro tema que ressurge para trazer mais gasolina para esta fogueira tribulacionista é a chamada crise climática, também as epidemias e mais recentemente as tecnologias disruptivas. O relógio do juízo final para muitos os ponteiros estão quase se tocando para alguns cientistas e tribulacionistas escatológicos, mas para Deus, o Relojoeiro e Senhor do tempo e eternidade, Senhor de todos os homens, Ele, somente Ele, sabe a hora exata de toda vida no universo. Tudo está debaixo do seu decreto, inclusive seu plano de alcançar todo o seu povo eleito segundo sua soberana vontade, em grande parte revelado nas Escrituras.


Decreto de Deus é uma determinação ou ordem de alguém que tem autoridade divina e suprema, algo inerente ao Criador onipotente. Deus é soberano e tem o direito absoluto de fazer o que lhe apraz. O propósito de Deus inclui vários eventos, mas esses não são sucessivamente formados à medida que surge uma emergência. Todos eles são partes de um só propósito ou decreto todo-abrangente. Visto que os acontecimentos são mutuamente relacionados, eles podem ser chamados de decretos para explicá-los às mentes finitas. Em resumo, os decretos de Deus estão relacionados ao Seu propósito eterno e abrangem todos os eventos antes do tempo, durante o tempo e subsequente ao tempo. Ele é Senhor, queiram ou não os homens!


Entender que Deus opera com um plano é importante porque isso nos ajuda a compreender a Sua soberania e autoridade absoluta. Se Deus não tivesse um plano, Ele não seria soberano e não teria controle sobre todas as coisas. Além disso, se Deus não tivesse um plano, não poderíamos confiar em Sua promessa de que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus e são chamados segundo o Seu propósito (Romanos 8:28). Portanto, entender que Deus opera com um plano é fundamental para nossa compreensão da natureza de Deus e da Sua relação conosco. Especialmente para compreender que Deus tem um plano para seu Reino e inclui em seu centro, Cristo e sua Igreja.


Isso significa que tudo o que acontece no mundo está dentro do plano e propósito eterno de Deus. Portanto, quando entendemos os decretos de Deus, podemos ver como Ele é soberano e tem controle absoluto sobre todas as coisas. Isso nos ajuda a confiar em Sua promessa. Seu poder e suas promessas irão determinar o resultado da história da Igreja e de todas as coisas. Ele reina e a missão é dele.


De acordo com a visão pós-milenista, Cristo está atualmente reinando dos céus e continuará a fazê-lo até que todos os inimigos do evangelho sejam postos debaixo de seus pés. Isso é baseado em passagens bíblicas como 1 Coríntios 15:25-26, que diz: "Porque convém que ele reine até que haja posto todos os inimigos debaixo dos pés. O último inimigo a ser destruído é a morte". Os pós-milenistas creem que os cristãos são usados por Deus para colocar seus inimigos em submissão e, assim, ajudar a estabelecer o Reino de Deus na terra. Eles veem isso como um processo gradual e progressivo, em vez de um evento repentino ou cataclísmico. Acreditam que o Reino de Deus crescerá gradualmente na história até sua plenitude, quando Cristo retornar fisicamente à terra após um milênio não-literal ser completado.


O pós-milenismo se baseia em vários argumentos bíblicos, incluindo a Grande Comissão (Mateus 28:18-20), que ordena a igreja a fazer discípulos de todas as nações; o Salmo 110, que fala sobre Cristo reinando até que seus inimigos sejam postos por escabelo de seus pés; e as parábolas do Reino em Mateus 13, que descrevem o crescimento gradual do Reino de Deus. Além disso, os pós-milenistas apontam para passagens como Isaías 2:2-4 e Miquéias 4:1-5, que falam sobre todas as nações fluindo para o monte do Senhor e aprendendo a guerra não mais.


A visão pós-milenista acredita que o estabelecimento do Reino de Deus na terra é um processo gradual e progressivo, em vez de um evento repentino ou cataclísmico. Isso significa que os pós-milenistas não esperam que haja um evento único e dramático que traga o fim dos tempos, como a batalha do Armagedom ou o arrebatamento secreto. Em vez disso, eles creem que a igreja tem um papel ativo na transformação da sociedade e na construção do Reino de Deus na terra. Eles veem isso como um processo contínuo, no qual a igreja trabalha para trazer mudanças positivas nas estruturas sociais e culturais, promovendo a justiça, a paz e a prosperidade. Os pós-milenistas creem que esse processo levará tempo e exigirá muito trabalho árduo por parte da igreja, antes de uma era dourada de paz e prosperidade com grandes avanços em todas as áreas da civilização. Exatamente o contrário das visões amilenistas e pré-milenistas.


A bagagem escatológica do  pré-milenismo é uma ilusão porque não é consistente com o ensino claro da Palavra de Deus. Os pré-milenistas conseguem defender sua doutrina apenas desconsiderando muitas passagens que ensinam que a ressurreição, o julgamento final e a entrega do reino ao Pai ocorrem no fim dos tempos. Além disso, o surgimento do pré-milenismo nas igrejas evangélicas coincidiu historicamente com o surgimento do pietismo anti-bíblico, do Arminianismo, do Dispensacionalismo e do escapismo.


A visão escatológica pós-milenista ensina que o mundo será gradualmente transformado pela pregação do evangelho e pela influência da igreja, até que a maioria das pessoas na terra seja cristã. Isso levará a um período de paz e justiça na terra, conhecido como o milênio, antes da segunda vinda de Cristo, portanto arrebatamento secreto dos santos antes da tribulação é um erro. Os cristãos devem estar envolvidos em todas as esferas da vida para aplicar a Palavra de Deus à sociedade e esperar a colheita do Reino para o Reino. Vale a pena acreditar no crescimento do Reino como uma antiga pequenina semente de mostarda que se transforma numa frondosa plantação.

Raniere Menezes
Frases Protestantes

23.4.23

Você terá apenas um

Cristo e Satanás dividem o mundo inteiro; Cristo não terá igual, e Satanás não será superior e, portanto, você não pode se apegar a ambos.


William Gurnall


Extratos dos escritos de William Gurnall

A santidade no lar é crucial. Falar sobre santidade é inútil se não pudermos apresentar evidências tangíveis de nossa vida santa aos nossos familiares. É lamentável quando aqueles que nos conhecem melhor não falam muito sobre nossa piedade em sua conversa diária conosco. É raro que alguém saia nu para as ruas; se alguém tem algo para cobrir sua nudez, ele o usará ao sair. Mas o que estamos exibindo dentro de casa? Devemos orar não apenas contra o poder do pecado, mas também pelo poder da santidade. O nosso zelo é falso se parece quente contra o pecado, mas frio em relação à santidade.

William Gurnall

Frase de William Gurnall

 "Orar." Mas como? "Sem cessar."

"Alegrar." Mas quando? "Sempre."

"Agradecer." Pelo quê? "Em tudo."

William Gurnall

27.3.23

Frase de Calvino

 “Desisti de tudo por Cristo,

e o que encontrei?

Tudo em Cristo.”

—João Calvino