30.4.23

Arrebatamento Secreto e Anticristo: Doutrinas controversas abordadas em "Deixados Para Trás: O Início do Fim"


O filme "Deixados Para Trás: O Início do Fim" é baseado na série de livros "Left Behind" e tem uma trama intrigante que aborda temas como conspiração, fé e sobrevivência em um mundo caótico. Seis meses após o Arrebatamento ter levado milhões de pessoas, o mundo se encontra em estado de caos, e surge um novo líder carismático, Nicolae Carpathia, que está rapidamente ganhando destaque. Contudo, não está claro se ele é confiável ou se tem um plano maior que envolve a Tribulação. Logo, o mundo irá descobrir seu nome e qual será seu papel nesse novo mundo que se apresenta. A trama gira em torno de algumas doutrinas escatológicas que serão brevemente tratadas aqui, a primeira chama-se "arrebatamento secreto" e a outra sobre o "Anticristo". 

A doutrina do arrebatamento secreto, que muitos cristãos acreditam, ensina que a Segunda Vinda de Cristo ocorrerá em duas fases distintas: o arrebatamento secreto da Igreja, seguido pelo Retorno de Cristo. O arrebatamento secreto envolve a ressurreição dos santos adormecidos e a transformação dos crentes vivos, que são levados para encontrar Cristo no ar e depois subir para o céu para as bodas do Cordeiro. Os judeus e os gentios não convertidos permanecem na Terra para sofrer a tribulação. O ensino do arrebatamento secreto está inserido no entendimento pré-tribulacionista.

O pré-tribulacionismo é a crença de que a Igreja será arrebatada antes da grande tribulação final, e sua origem é geralmente atribuída a John N. Darby, fundador dos Irmãos de Plymouth, por volta da década de 1830. Na primeira metade do século XX, o pré-tribulacionismo teve uma expansão máxima e predominância, especialmente por meio da circulação da Bíblia de Scofield. A partir de 1950, os eruditos evangélicos começaram a retornar ao pós-tribulacionismo histórico, que sustenta que a Igreja passará pela grande tribulação antes da vinda de Cristo. Esse ressurgimento deve-se em grande parte à influência de George Eldon Ladd e Dwight Pentecost. Este ensino tem influenciado filmes como este em questão recém lançado.

Há muitas razões para rejeitar a doutrina do arrebatamento secreto, e aqui vamos abordar algumas. Em primeiro lugar, não há base bíblica para essa doutrina. Em segundo lugar, ela é uma inovação "recente" na história da Igreja e não foi ensinada pelos pais da Igreja primitiva. Em terceiro lugar, ela é baseada em interpretações equivocadas e forçadas de textos bíblicos. Finalmente, ela é potencialmente prejudicial, pois pode levar as pessoas a negligenciar a importância do crescimento do Reino, a Grande Comissão, a influência cristã na sociedade. Portanto, é importante avaliar cuidadosamente essa doutrina e buscar um entendimento bíblico e equilibrado da Segunda Vinda de Cristo.

O Anticristo é outro tema controverso que tem sido discutido por muitos estudiosos religiosos ao longo dos anos. Embora muitas pessoas acreditem que ele seja uma figura contemporânea, a especulação sobre isso é biblicamente infundada. Isso se deve em grande parte à confusão sobre sua identidade, que é causada por concepções errôneas e pela amalgamação de conceitos e eventos bíblicos não relacionados. Em vez de tentar identificar uma figura específica como o Anticristo, é mais importante se concentrar na interpretação bíblica sólida e na compreensão dos ensinamentos cristãos. Embora autores como Hal Lindsey tenha afirmado que o Anticristo é uma figura humana que será possuída por Satanás, essa afirmação argumenta que há muitas teorias conflitantes sobre quem ou o que é o Anticristo. Embora a identidade específica do Anticristo não seja claramente definida na Bíblia e permaneça objeto de debate, sabe-se que um anticristo é qualquer um que negue que Jesus é o Cristo e qualquer um que negue o Pai e o Filho. Além disso, qualquer espírito que não confesse a Jesus não procede de Deus e é considerado como sendo do espírito do anticristo. Portanto, em vez de tentar identificar uma figura específica, é importante se concentrar na interpretação bíblica sólida e na compreensão dos ensinamentos cristãos.

Para estudar mais sobre esses temas pesquise "arrebatamento secreto" e "anticristo" no site Monergismo e na Revista Cristã. org Última Chamada. Você encontrará dezenas de estudos sobre estes tópicos.

Raniere Menezes
Frases Protestantes









26.4.23

A influência da cultura pop e da ficção científica na escatologia do senso comum



A influência da cultura pop e da ficção científica na escatologia do senso comum


A ficção científica e filmes de fantasias moldam o senso comum de gerações. A cultura pop tem este poder de moldar o pensamento das pessoas por um longo tempo. O imaginário, a ficção, muitas vezes soterra a história, os fatos. Filmes de ficção, programas de TV, literatura, apresentações multimídias, formam camadas que agem para o bem ou para o mal, e essas interpretações culturais influenciam a percepção do senso comum popular sobre diversos assuntos. Isto acontece na tecnologia e na teologia.


Um efeito similar aos filmes da franquia “Exterminador do Futuro”, por exemplo, sobre a ideia ficcional de máquinas de inteligência artificial humanoides que matam populações. Não subestimemos um imaginário que ajudou a moldar o senso comum por 40 anos. E, agora, recentemente com a ascensão da IA é gerado toda uma histeria e pânico por parte de muita gente. Curiosamente, a igreja se conecta com essas percepções e a cultura pop não só bate na porta da igreja, mas acampa e ocupa suas salas educacionais. O repertório retórico tribulacionista, apocalíptico, exerce efeitos de longo prazo na escatologia do senso comum há décadas.


A cultura pop da escatologia também infiltra-se na prática do dia a dia da igreja. É só trocar os "robôs assassinos" por arrebatamento secreto e grande tribulação futurista. O best-seller "Deixados para trás" de Tim LaHaye e de Jerry Jenkins provou ser influente sobre no mínimo uma geração, o mesmo aconteceu com o livro "Este mundo tenebroso" de Frank Peretti no campo da batalha espiritual. A retórica de certa forma molda termos, criam uma linguagem e imaginário. Filmes de anticristo futurista, cenários tribulacionistas, são repertórios retóricos que apenas produzem pânico e frustração. Gera um fetichismo escatológico voltado para a figura de um anticristo e negligencia o próprio Cristo e a Grande Comissão.


O risco nuclear desde o pós-guerra dos anos 40 existe e desde então se criou todo um edifício escatológico para justificar uma grande tribulação nuclear, este tema de tempos em tempos retorna com força, outro tema que ressurge para trazer mais gasolina para esta fogueira tribulacionista é a chamada crise climática, também as epidemias e mais recentemente as tecnologias disruptivas. O relógio do juízo final para muitos os ponteiros estão quase se tocando para alguns cientistas e tribulacionistas escatológicos, mas para Deus, o Relojoeiro e Senhor do tempo e eternidade, Senhor de todos os homens, Ele, somente Ele, sabe a hora exata de toda vida no universo. Tudo está debaixo do seu decreto, inclusive seu plano de alcançar todo o seu povo eleito segundo sua soberana vontade, em grande parte revelado nas Escrituras.


Decreto de Deus é uma determinação ou ordem de alguém que tem autoridade divina e suprema, algo inerente ao Criador onipotente. Deus é soberano e tem o direito absoluto de fazer o que lhe apraz. O propósito de Deus inclui vários eventos, mas esses não são sucessivamente formados à medida que surge uma emergência. Todos eles são partes de um só propósito ou decreto todo-abrangente. Visto que os acontecimentos são mutuamente relacionados, eles podem ser chamados de decretos para explicá-los às mentes finitas. Em resumo, os decretos de Deus estão relacionados ao Seu propósito eterno e abrangem todos os eventos antes do tempo, durante o tempo e subsequente ao tempo. Ele é Senhor, queiram ou não os homens!


Entender que Deus opera com um plano é importante porque isso nos ajuda a compreender a Sua soberania e autoridade absoluta. Se Deus não tivesse um plano, Ele não seria soberano e não teria controle sobre todas as coisas. Além disso, se Deus não tivesse um plano, não poderíamos confiar em Sua promessa de que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus e são chamados segundo o Seu propósito (Romanos 8:28). Portanto, entender que Deus opera com um plano é fundamental para nossa compreensão da natureza de Deus e da Sua relação conosco. Especialmente para compreender que Deus tem um plano para seu Reino e inclui em seu centro, Cristo e sua Igreja.


Isso significa que tudo o que acontece no mundo está dentro do plano e propósito eterno de Deus. Portanto, quando entendemos os decretos de Deus, podemos ver como Ele é soberano e tem controle absoluto sobre todas as coisas. Isso nos ajuda a confiar em Sua promessa. Seu poder e suas promessas irão determinar o resultado da história da Igreja e de todas as coisas. Ele reina e a missão é dele.


De acordo com a visão pós-milenista, Cristo está atualmente reinando dos céus e continuará a fazê-lo até que todos os inimigos do evangelho sejam postos debaixo de seus pés. Isso é baseado em passagens bíblicas como 1 Coríntios 15:25-26, que diz: "Porque convém que ele reine até que haja posto todos os inimigos debaixo dos pés. O último inimigo a ser destruído é a morte". Os pós-milenistas creem que os cristãos são usados por Deus para colocar seus inimigos em submissão e, assim, ajudar a estabelecer o Reino de Deus na terra. Eles veem isso como um processo gradual e progressivo, em vez de um evento repentino ou cataclísmico. Acreditam que o Reino de Deus crescerá gradualmente na história até sua plenitude, quando Cristo retornar fisicamente à terra após um milênio não-literal ser completado.


O pós-milenismo se baseia em vários argumentos bíblicos, incluindo a Grande Comissão (Mateus 28:18-20), que ordena a igreja a fazer discípulos de todas as nações; o Salmo 110, que fala sobre Cristo reinando até que seus inimigos sejam postos por escabelo de seus pés; e as parábolas do Reino em Mateus 13, que descrevem o crescimento gradual do Reino de Deus. Além disso, os pós-milenistas apontam para passagens como Isaías 2:2-4 e Miquéias 4:1-5, que falam sobre todas as nações fluindo para o monte do Senhor e aprendendo a guerra não mais.


A visão pós-milenista acredita que o estabelecimento do Reino de Deus na terra é um processo gradual e progressivo, em vez de um evento repentino ou cataclísmico. Isso significa que os pós-milenistas não esperam que haja um evento único e dramático que traga o fim dos tempos, como a batalha do Armagedom ou o arrebatamento secreto. Em vez disso, eles creem que a igreja tem um papel ativo na transformação da sociedade e na construção do Reino de Deus na terra. Eles veem isso como um processo contínuo, no qual a igreja trabalha para trazer mudanças positivas nas estruturas sociais e culturais, promovendo a justiça, a paz e a prosperidade. Os pós-milenistas creem que esse processo levará tempo e exigirá muito trabalho árduo por parte da igreja, antes de uma era dourada de paz e prosperidade com grandes avanços em todas as áreas da civilização. Exatamente o contrário das visões amilenistas e pré-milenistas.


A bagagem escatológica do  pré-milenismo é uma ilusão porque não é consistente com o ensino claro da Palavra de Deus. Os pré-milenistas conseguem defender sua doutrina apenas desconsiderando muitas passagens que ensinam que a ressurreição, o julgamento final e a entrega do reino ao Pai ocorrem no fim dos tempos. Além disso, o surgimento do pré-milenismo nas igrejas evangélicas coincidiu historicamente com o surgimento do pietismo anti-bíblico, do Arminianismo, do Dispensacionalismo e do escapismo.


A visão escatológica pós-milenista ensina que o mundo será gradualmente transformado pela pregação do evangelho e pela influência da igreja, até que a maioria das pessoas na terra seja cristã. Isso levará a um período de paz e justiça na terra, conhecido como o milênio, antes da segunda vinda de Cristo, portanto arrebatamento secreto dos santos antes da tribulação é um erro. Os cristãos devem estar envolvidos em todas as esferas da vida para aplicar a Palavra de Deus à sociedade e esperar a colheita do Reino para o Reino. Vale a pena acreditar no crescimento do Reino como uma antiga pequenina semente de mostarda que se transforma numa frondosa plantação.

Raniere Menezes
Frases Protestantes

23.4.23

Você terá apenas um

Cristo e Satanás dividem o mundo inteiro; Cristo não terá igual, e Satanás não será superior e, portanto, você não pode se apegar a ambos.


William Gurnall


Extratos dos escritos de William Gurnall

A santidade no lar é crucial. Falar sobre santidade é inútil se não pudermos apresentar evidências tangíveis de nossa vida santa aos nossos familiares. É lamentável quando aqueles que nos conhecem melhor não falam muito sobre nossa piedade em sua conversa diária conosco. É raro que alguém saia nu para as ruas; se alguém tem algo para cobrir sua nudez, ele o usará ao sair. Mas o que estamos exibindo dentro de casa? Devemos orar não apenas contra o poder do pecado, mas também pelo poder da santidade. O nosso zelo é falso se parece quente contra o pecado, mas frio em relação à santidade.

William Gurnall

Frase de William Gurnall

 "Orar." Mas como? "Sem cessar."

"Alegrar." Mas quando? "Sempre."

"Agradecer." Pelo quê? "Em tudo."

William Gurnall

27.3.23

Frase de Calvino

 “Desisti de tudo por Cristo,

e o que encontrei?

Tudo em Cristo.”

—João Calvino

16.2.23

Asbury: Avivamento ou Vigília prolongada? #asburyuniversity #asburyrevival2023

 


Asbury: Avivamento ou Vigília prolongada?

#asburyuniversity #asburyrevival2023


Dia 8 de fevereiro de 2023, alguns alunos da Universidade de Asbury, em Kentucky, frequentaram o serviço religioso da capela da universidade, algo rotineiro, às 10h30 da manhã, iniciaram uma reunião de oração e de repente não conseguiam encerrar as orações, louvores e adoração, e estão há dias em oração contínua. Obviamente, há um revezamento de horários e o prédio do auditório tem capacidade limitada de lotação. Geralmente as pessoas ficam duas horas e depois abrem vagas para outras pessoas entrarem, e as filas se formam do lado de fora.


A notícia correu velozmente pelo país e pelo mundo, muitas pessoas de várias regiões estão querendo testemunhar de perto este movimento de culto contínuo. As pessoas estão ali em adoração e de modo bem espontâneo, há muitos relatos de orações de arrependimento, lágrimas, reconciliação, perdão e adoração, e não poucos estão confessando sua fé pela primeira vez publicamente. Ainda é cedo para falar em avivamento ou reavivamento? Ou é apenas uma vigília cristã prolongada?


Breve histórico


Tenho acompanhado o movimento seguindo suas publicações online e de modo prudente compartilharei minhas primeiras impressões, para talvez responder se está acontecendo um avivamento (com base nos eventos da capela) analisando o contexto histórico dos avivamentos. Esta Universidade tem um histórico de um movimento religioso na mesma capela nos anos de 1970 e também nos mês de fevereiro, dia 03 de fevereiro de 1970, aconteceu um movimento que ficou registrado na história da Universidade como um reavivamento, algo que começou com uma reunião de oração e influenciou mais de 130 universidades cristãs, e por mais de 180 horas os cultos continuaram. 


Nos anos 70 não havia Internet nem redes sociais, a cobertura e divulgação do evento tinha uma proporção bem menor que hoje em dia. Portanto devemos aguardar o alastramento do evento potencializado pela Internet. E desde já extrair lições importantes sobre como estes fenômenos serão tratados com a velocidade das informações em tempo real por todo planeta. Será que este movimento será maior e mais impactante do que o anterior? É o que veremos e estamos acompanhando. Será a semente de um grande avivamento ou um movimento local atípico? É o que muitos estão se perguntando no momento. Diversas denominações cristãs, teólogos e cristãos em geral estão buscando mais informações do que está acontecendo e estão visitando o local. Esta visitação por si só irá certamente avolumar o movimento e teremos muitos testemunhos posteriores. A faculdade é metodista e sua história nos dá pista das suas raízes religiosas.


Primórdios das Universidades americanas


A faculdade foi fundada como Asbury College and Seminary, em 1890, pela Igreja Metodista Episcopal, que buscava formar líderes religiosos e promover a educação cristã na região de Kentucky. Seu nome é uma homenagem ao famoso pregador metodista Francis Asbury, que desempenhou um papel importante na expansão do metodismo nos Estados Unidos. Ou seja, seu fundador, sua história, está conectado com pessoas que viveram o chamado Segundo Grande Despertar, no final do século XIX e começo do século XX. O nome "Asbury" foi dado em homenagem a Francis Asbury, um importante pregador metodista do século XVIII que desempenhou um papel fundamental na fundação da Igreja Metodista Episcopal nos Estados Unidos.


Nos primeiros anos de fundação, a instituição oferecia cursos de teologia e artes liberais para jovens homens. Gradualmente, a faculdade expandiu-se para incluir mulheres e, posteriormente, passou a oferecer cursos em outras áreas do conhecimento, como educação, enfermagem e ciências sociais. O Asbury College enfrentou vários desafios ao longo de sua história, incluindo a Grande Depressão e a Segunda Guerra Mundial, mas manteve-se fiel à sua missão de fornecer uma educação cristã de qualidade. A faculdade também desempenhou um papel importante no movimento de avivamento cristão conhecido como o Segundo Grande Despertar, já citado.


Atualmente, a Asbury University, como é conhecida, é uma das principais instituições de ensino superior cristãs dos Estados Unidos, oferecendo uma ampla variedade de programas acadêmicos em diversas áreas do conhecimento. A universidade mantém-se fiel à sua herança metodista, fornecendo uma educação cristã sólida e uma comunidade de apoio para seus alunos. Aqui no Brasil temos uma instituição parecida, que pode nos servir de comparação institucional. A Universidade Presbiteriana Mackenzie é uma instituição de ensino superior privada localizada em São Paulo, Brasil. Fundada em 1870 por missionários presbiterianos dos Estados Unidos, sua história remonta aos primórdios da colonização americana no Brasil. Em 1865, a Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos decidiu enviar uma missão para o Brasil com o objetivo de estabelecer uma presença evangélica no país. 


O Rev. George Whitehill Chamberlain, acompanhado de sua esposa e de um grupo de missionários, desembarcou no Rio de Janeiro em 12 de agosto daquele ano. Em 15 de agosto de 1870, o Rev. Chamberlain fundou o Colégio Americano, que mais tarde se tornaria a Universidade Presbiteriana Mackenzie. O que tá acontecendo em Asbury, é como se fosse na capela do Mackenzie. Quem dera o movimento de Asbury se alastre como faísca e acenda algo no Brasil, que seja genuíno e de Deus. Asbury, pregador metodista, é um personagem histórico da Universidade que leva seu nome, como Chamberlain, presbiteriano, fora para o Mackenzie. Certamente esses irmãos do passado oraram por avivamentos e bênçãos vindas de suas primeiras sementes de suas obras, que seus trabalhos, no Senhor, não foram em vão.


Infelizmente, muitas dessas universidades se afastaram de sua missão inicial, e se tornaram semelhantes às seculares. As ideologias anticristãs ganharam espaço e muitos estudantes vivem apenas nominalmente como cristãos. Existem muitas universidades protestantes nos Estados Unidos, algumas das quais foram fundadas há mais de 200 anos. Aqui estão alguns exemplos notáveis: Harvard University: Fundada em 1636 em Cambridge, Massachusetts, Harvard é a universidade mais antiga dos Estados Unidos. Embora não tenha sido fundada como uma instituição cristã, os primeiros líderes da universidade eram puritanos que queriam formar líderes religiosos, Yale University, fundada em 1701 em New Haven, Connecticut, Yale foi criada por membros da Igreja Congregacionalista em Connecticut. Seus primeiros líderes, como Timothy Cutler e Jonathan Edwards, eram pregadores proeminentes e defensores da fé cristã. Princeton University: Fundada em 1746 em Princeton, Nova Jersey, a universidade foi estabelecida originalmente para treinar ministros presbiterianos. Seus fundadores incluíam líderes presbiterianos proeminentes como Jonathan Dickinson e Aaron Burr. Essas são apenas algumas das muitas universidades protestantes nos Estados Unidos. Muitas outras instituições cristãs foram fundadas por grupos como os luteranos, os episcopais e os metodistas, entre outros. A Asbury University é uma entre tantas com sua raíz bíblica. Muitas dessas faculdades foram influenciadas por avivamentos no passado, não podemos duvidar que Deus pode fazer de novo e de novo.


História dos avivamentos


Os avivamentos espirituais nos Estados Unidos têm uma longa história que remonta ao século XVIII. O primeiro grande avivamento ocorreu no início dos anos 1700 com o movimento do Grande Despertar liderado por pregadores como Jonathan Edwards e George Whitefield. Durante esse tempo, houve uma renovação do interesse pelo cristianismo e uma ênfase na conversão pessoal e na busca da santidade. Whitefield pregava para multidões e foi um incansável evangelista, sua principal mensagem era sobre a necessidade de nascer de novo. No século XIX, houve uma série de avivamentos, incluindo o Segundo Grande Despertar, liderado por pregadores como Charles Finney e Dwight L. Moody. Este período foi caracterizado por um grande entusiasmo religioso e um aumento no número de conversões. E também um momento de muita polêmica e discussões sobre avivamentos. No início do século XX, houve o Movimento de Santidade, que enfatizava a busca pela santidade pessoal e a santificação. Esse movimento deu origem a várias denominações cristãs, como a Igreja do Nazareno e a Igreja de Deus em Cristo.


Na década de 1940, houve o avivamento liderado por Billy Graham, que se tornou um dos pregadores mais influentes do século XX. Durante seu ministério, ele viajou por todo o mundo, pregando para grandes multidões e levando muitas pessoas a se converterem ao cristianismo. Desde então, tem havido vários outros avivamentos e movimentos espirituais nos Estados Unidos, incluindo o Movimento Carismático na década de 1960 e o Movimento da Igreja Emergente no início dos anos 2000. Todos esses avivamentos tiveram um impacto significativo na história religiosa e social dos Estados Unidos, moldando a cultura e a identidade do país. E por mais que a sociedade americana passe por transformações culturais, esta é a raiz, existe algo mais profundo em sua construção, um fundamento, uma âncora, a qual em tempos de grandes instabilidades pode-se voltar ao porto seguro.


Entendendo um pouco sobre avivamentos nos EUA


O Primeiro Grande Avivamento nos EUA foi um movimento de renovação religiosa que ocorreu durante as décadas de 1730 e 1740. O avivamento foi liderado por pregadores como Jonathan Edwards, George Whitefield e Gilbert Tennent, e teve um impacto significativo na vida religiosa, social e política da época. Edwards chegou a escrever sobre avivamentos genuínos e falsos, e ajudou a registrar para a igreja o que se deve esperar de um avivamento. Podendo ser um fenômeno complexo ao entendimento de muitas pessoas pelo fato de ser algo que mexe com emoções e comportamentos. É um momento difícil de separar o trigo do joio, pois as coisas acontecem de uma forma espontânea e tudo muito novo. Isto abre brecha para infiltração de inimigos e falsificações, muitas acusações e desconfianças surgem, e falsos profetas tentam tirar vantagens na movimentação intensa. Já temos relatos que alguns pastores hereges já foram visitar este movimento de Asbury. Esta é mais uma característica de um avivamento, sempre o inimigo quer confundir, mas a santa verdade prevalece e os frutos são prolongados. Algo que também chama a atenção neste movimento de Asbury é que não tem um líder avivalista, um pregador, um nome que predomine, mas é um movimento basicamente congregacional.


Durante os antigos avivamentos, pregadores viajavam por todo o país pregando em grandes reuniões ao ar livre, nas igrejas e salões de reunião. Suas mensagens enfatizavam a necessidade de uma conversão pessoal e a importância de uma vida piedosa e santificada. Os avivamentos também tiveram um impacto significativo na sociedade americana, levando a mudanças sociais e políticas, como a abolição da escravidão, a promoção da educação e a defesa dos direitos das mulheres. Ainda não sabemos quais efeitos podem gerar o movimento de Asbury.


Avivamentos genuínos e falsos


Todo avivamento gera desconfiança inicial e até ao longo do tempo. Os evangelistas, avivalistas do passado são criticados até hoje, em grande parte, por causa do apelo emocional que produziam e também pelo ensino, muitas vezes heréticos. É o caso da crítica que recai sobre Finney. Charles Finney foi um pregador e evangelista americano do século XIX, conhecido por seu papel no Segundo Grande Avivamento, um movimento de renovação religiosa que ocorreu nos Estados Unidos durante as décadas de 1820 e 1830. Finney foi um líder proeminente no movimento do avivamento, pregando em grandes reuniões ao ar livre, bem como em igrejas e salas de reuniões. Ele é conhecido por seu estilo de pregação direta e emocional, que apelava às emoções e ao livre-arbítrio das pessoas. Algumas das principais ideias que Finney pregava incluíam a crença de que a salvação era uma escolha consciente e voluntária, que as pessoas deveriam buscar a santidade em suas vidas diárias e que a religião deveria ser aplicada em todas as áreas da vida.


O avivamento liderado por Finney também foi caracterizado pela ênfase na oração, no estudo bíblico e no trabalho missionário. Além disso, o movimento do avivamento levou a mudanças sociais significativas, como a abolição da escravidão e a defesa dos direitos das mulheres. Apesar de seu impacto duradouro no cristianismo americano, as ideias e métodos de Finney também foram objeto de críticas e controvérsias ao longo do tempo, especialmente em relação à ênfase na emoção e na conversão instantânea. Finney é um caso importante para entender os avivamentos, pois ao mesmo tempo em que gerou influência social positiva, também foi criticado por usar apelo psicológico e arminianismo. E fato é que, este estilo embrionário de Finney é aperfeiçoado nos dias de hoje, através de ambientes pré-elaborados e muitos pregadores que são confundidos com coaches. Não é exatamente o caso em Asbury. Não há um Finney no púlpito. Isto é algo peculiar.


O intuito neste artigo não é criticar Finney ou outros, mas trazer comparativos que já tiveram o aval doutrinário na história da Igreja ou a rejeição e desconfiança. Nomes menos conhecidos, pelo menos em grande parte (outros nem tanto!), como John Alexander, Evan Roberts, Charles F. Parham, William J. Seymour, John G. Lake, Smith Wigglesworth, William Branham, Jack Coe e outros, atraiam multidões em todos os lugares que ministravam e também receberam muitas críticas e desconfianças, mas certamente seus nomes sempre serão lembrados pelas mensagens de salvação em Cristo, fé em seu poder para perdoar, para curar, proclamaram vidas santificadas. Neste aspecto de pietismo, Asbury tem em seu DNA o pietismo metodista, e certamente esta característica é presente neste movimento de oração e adoração que está acontecendo hoje.


Herança universitária protestante


Para finalizar esta parte histórica, é importante destacar o protestantismo desempenhou um papel significativo na história religiosa e cultural dos Estados Unidos desde a sua fundação. A história do protestantismo nos EUA remonta aos primeiros colonos protestantes britânicos estabeleceram comunidades religiosas na região de Nova Inglaterra. Durante o século XVIII, os protestantes se expandiram para outras regiões do país, como a região sul, onde o protestantismo batista e metodista se tornaram populares. Durante o Segundo Grande Despertar no início do século XIX, houve um aumento significativo no número de denominações protestantes, e o protestantismo se tornou uma força poderosa na vida religiosa e política dos Estados Unidos. Esta “alma” americana não pode ser apagada facilmente por ideologias anticristãs e secularismo. Durante o século XX, o protestantismo nos EUA se diversificou ainda mais, com o surgimento de denominações pentecostais, adventistas e outros movimentos evangélicos. As igrejas protestantes continuam a desempenhar um papel importante na vida religiosa, cultural e política dos Estados Unidos. 


A população jovem e universitária dos Estados Unidos é bastante expressiva. De acordo com dados do censo de 2020, a população dos EUA com idade entre 18 e 24 anos é de cerca de 31,4 milhões de pessoas, o que representa aproximadamente 9,4% da população total do país. Já em relação à população universitária, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística dos EUA, em 2020, havia cerca de 20,5 milhões de estudantes matriculados em instituições de ensino superior nos Estados Unidos. Esse número inclui estudantes de graduação e pós-graduação em faculdades e universidades de todo o país.


A população universitária dos EUA é diversa em termos de idade, gênero, raça e etnia, além de vir de diferentes origens socioeconômicas. Os Estados Unidos têm um sistema educacional altamente desenvolvido, com muitas das universidades e faculdades do país sendo reconhecidas mundialmente por sua excelência acadêmica e pesquisa. Esta população estudantil está mergulhada por um lado em suas tradições familiares religiosas, por outro lado inseridos em universidades de origem religiosa, ao mesmo tempo em que grande parte desses jovens rejeite suas origens e tradições religiosas. Embora, por mais que se tentem sufocar este peso histórico, como acontece na Europa, em momentos de instabilidades, crises, pós-pandemias e outros fatores que geram inseguranças, muitos desses jovens buscam se firmar em âncoras, em elementos mais estáveis e seguros de fé. Muitos desses jovens estão enfrentando problemas sociais significativos. 


Sociedade americana em crises sistêmicas


Alguns dos principais incluem problemas econômicos, saúde mental (depressão, a ansiedade e outros transtornos mentais afetam um número crescente de pessoas), educação, racismo, encarceramento, drogas, altas taxas de doenças crônicas, como diabetes e obesidade, que podem ser atribuídas a fatores como falta de acesso a alimentos saudáveis, falta de exercício e ambientes insalubres, a polarização política e ideológica, violência e criminalidade. Esses são apenas alguns dos muitos problemas sociais que os Estados Unidos enfrentam atualmente. As soluções para esses problemas são complexas e envolvem uma abordagem abrangente que aborda questões políticas, econômicas, ambientais e sociais. Esses são apenas alguns exemplos dos problemas culturais enfrentados pelos Estados Unidos atualmente. Cada um desses problemas é complexo e requer uma abordagem cuidadosa ao ser tratada. Certamente estes elementos geram necessidades espirituais.


Os conflitos ideológicos, a disseminação de teorias da conspiração, a contaminação das redes sociais, quando misturados à religião, gera cansaço e fadiga. Disseminação de informações falsas e teorias da conspiração sobre uma ampla variedade de tópicos, incluindo a pandemia de COVID-19, as eleições presidenciais de 2020 nos Estados Unidos e alegações de corrupção em vários governos, levaram muitos à exaustão. A disseminação de informações falsas e teorias da conspiração podem ter consequências graves para a sociedade, incluindo um aprofundamento da polarização política, a erosão da confiança nas instituições e o comprometimento da segurança pública. Neste cenário, muitos procuram locais que geram mais estabilidade e paz. A fé é um porto seguro. Muitos jovens americanos tem um ponto de retorno voltar à segurança da fé de seus país e da própria universidade. Podemos afirmar que é um avivamento? Ainda é cedo, mas muitas pessoas estão neste momento em Asbury orando, adorando em nome de Jesus, em reuniões ininterruptas e chegando mais gente, as filas aumentando, o movimento pode se espalhar para outros campos universitários e igrejas. 


Cristo, a Rocha em meio ao caos


Todo contexto social e político dos EUA levou muitos jovens ao cansaço e confusão, e muitos desses estão chorando na capela. As universidades em grande parte geram em seu convívio estudantil muitos vícios, perversidade, violência, pecados, e a capela em Asbury oferece o contrário disso, e ao que parece tudo está acontecendo sem arroubos emocionais, sem manipulações de luzes, fumaças, sem pregações finneyanas. E o que tem se espalhado em vídeos são atitudes que lembram uma vigília e lágrimas. A adoração a Jesus, que antes podia ser motivo de vergonha e medo numa universidade, se tornou uma ação de coragem, de amor, de confissão pública, de clamor ao Pai. Uma coisa é certa, o Espírito Santo se move de modo soberano e sopra onde quer. Deus nunca deixou de falar, mas muitos deixaram de ouvi-lo. Ele é digno de louvor e adoração. E isto está acontecendo em Asbury. Muitos jovens ali estão feridos, cansados, e Cristo é água pura e viva, refrigera a alma.


Este movimento pode ser fogo de palha e não ter frutos prolongados? Sim, mas é um erro acusar este movimento de falso. As redes sociais estão contaminadas de acusações precipitadas, e o pior, vindo de lideranças cristãs. Por isso fiz questão de apresentar o contexto americano, e ninguém pode criticar estes jovens de se reunir, orar, louvar o Senhor. Muitos ali estão em busca de um porto seguro num país que passou todo tipo de experiência negativa com uma pandemia, dores, lutos, muitos meses. Muitas pessoas que procuravam Jesus e o seguiam estavam cansadas.


Pode de Asbury surgir um avivamento americano ou mundial? Sim e não. Não existem fórmulas para gerar um avivamento, se vai durar 500 horas, dia e noite, não significa nada absolutamente perante a soberania do Espírito Santo. Independentemente da quantidade de incrédulos ou crentes, os avivamentos vem do céu para a terra e ninguém ordena nada a Deus. Ele pode usar esta universidade ou outro lugar qualquer, com duas, três pessoas, ou 12 ou milhares. Os relatos em Asbury estão começando a se espalhar, já há testemunhos de curas, de conversões e muitos apenas desejam Cristo. Somente Deus sabe os frutos que virão de Asbury.


Raniere Menezes

Frases Protestantes








13.2.23

Resistência paciente: A perspectiva correta da expansão do Evangelho



Resistência paciente: A perspectiva correta da expansão do Evangelho

Para quem pensa que a esperança de triunfo da Igreja na história é uma utopia irracional e ilusória, como um pensamento meramente positivo não conhece nada de pós-milenismo e luta com um espantalho (falácia do espantalho).

Primeiro distorcem um ensino e refutam o argumento distorcido. Mas o autentico pós milenismo pode ser explicado por várias perspectivas bíblicas e históricas que não apelam para falácias nem apelam à emoção. O apóstolo Paulo é o maior modelo missionário da história apostólica e a EXPANSÃO que ele realizou com muito trabalho em dez anos é EXTRAORDINÁRIA, ainda mais considerando a comunicação e transporte do primeiro século. Além de evangelizar todo mundo antigo, ainda influenciou poderosamente Agostinho, Lutero, Calvino e Aquino. Seu sucesso missionário sobre judeus, romanos, gregos e bárbaros, é incomparável. Paulo viveu intensamente tudo da fé cristã, tudo, inclusive o martírio.

Este modelo missionário demonstra o que Clemente de Roma (90DC) definiu como: “Resistência Paciente". Escreveu Clemente:

"Por causa de inveja e brigas, Paulo, pelo exemplo, mostrou a recompensa da resistência paciente. Após ele ter sido preso por sete vezes, ter sido exilado, apedrejado e ter pregado no ocidente e no oriente, ele recebeu o reconhecimento que era o prêmio da sua fé, tendo ensinado a retidão para o mundo inteiro e tendo chegado aos confins do ocidente. E quando ele já tinha dado seu testemunho perante os governantes, partiu deste mundo e foi para um lugar sagrado, tendo encontrado um notável padrão de resistência paciente.”  (I Clemente, Clemente de Roma).

O apóstolo Paulo é amplamente reconhecido como um dos mais influentes missionários da história do cristianismo. Ele viajou amplamente por vários lugares da Ásia Menor e da Grécia, pregando o evangelho e estabelecendo comunidades cristãs. Algumas das cidades onde ele realizou suas missões incluem Antioquia, Corinto, Éfeso, Filipos e Tessalônica.

Além disso, Paulo escreveu várias cartas a essas comunidades cristãs, que foram incluídas no Novo Testamento da Bíblia. Essas cartas são consideradas algumas das mais importantes fontes de ensinamentos cristãos e ajudaram a moldar a teologia cristã.

Em geral, o sucesso missionário de Paulo foi significativo e sua influência continua a ser sentida até hoje. Suas viagens e escritos ajudaram a espalhar o cristianismo para além do seu local de origem, na Judéia, e a estabelecer a fé como uma religião global.

Raniere Menezes


13.1.23

A Marca da Besta, Microchip implantado ou Biochip e Apocalipse 13


A Marca da Besta, Microchip implantado ou Biochip e Apocalipse 13


De tempos em tempos sempre surge um imbecil sensacionalista falando em implantação de chip da besta (para comprar, vender e realizar todas as atividades da vida monitorados pelo Estado, como se isso fosse exatamente o que está revelado em Apocalipse, porém isto nada mais é que interpretação futurista tribulacionista). O fato é que ninguém precisa de chip implantado para ser monitorado pelo Estado e empresas, todos nós já estamos monitorados por nossas pegadas digitais pelo Facebook, Google, WhatsApp, Tik Tok etc etc e também por bancos, seguradoras, governos, apps de GPS, de buscas, de compras, enfim, de toda navegação digital. Com consentimento ou sem consentimento você está rastreado 24h, todos os dias do ano até seu último pedido no ifood.


Por acaso, quando você paga sua pizza com cartão por aproximação você se lembra da besta? Com certeza, quanto mais governos tirânicos tiverem mais dados sobre as pessoas, isto é nocivo, e é um assunto sério que deve ser tratado como um problema ético social. Também é certo que rastros digitais podem ser usados para o bem (quem não acha bom quando uma plataforma indica para o usuário um produto ou serviço que realmente você tem interesse?). Há perigos por causa de tanto monitoramento, métricas e acessos? Sim, mas isso não significa que o risco maior seja usar um chip implantado por uma suposta besta apocalíptica. Na verdade nem precisa de chip implantado, as câmeras inteligentes e celulares já fazem o serviço. Sair de casa sem levar chaves, documentos e dinheiro no bolso é ruim?


Existe um perigo invisível real e imediato que é perder tempo com informações que não agregam valor, principalmente ao cristão, o qual recebe uma avalanche de dados inúteis que não servem ao Reino. Os seus likes e visualizações nas redes sociais sabem mais sobre você do que a pessoa que mais te conhece na sua vida! E olha que deixei de fora as suspeitas que nossas conversas são ouvidas sem permissão e estas informações podem ter valor comercial e empresas (teoricamente) podem vender informações para outras empresas. A inteligência artificial sabe o que você fez no verão passado. Ou seja, para que "biochip da besta implantado"? Seus dados já fazem parte de uma planilha gigante de algoritmos de banco de dados. Todos nós já temos créditos sociais controlados por empresas e governos. Portanto, pare de pânico e sensacionalismo por causa do bicho chifrudo, pois você é monitorado voluntariamente até quando vai ao banheiro, não é?


Se você quiser diminuir o monitoramento das redes terá que personalizar melhor sua visualização de dados e usar o mínimo que precisa. Fale menos com o Google e Alexa. Faça suas buscas com sabedoria. Não provoque a besta das Big Techs. Você sabia que é possível ir a academia e tomar um café sem postar fotos? Zuckerberg conhece você melhor que sua mãe, mas você não lembra dele no Natal. Às vezes estamos precisando mais de um jejum de dopamina do que ficar ouvindo tribulacionistas futuristas, para poder respirar um ar diferente, buscar novas motivações, algo que seja importante para sua vida e para o Reino de Deus. Mesmo que legisladores idiotas exijam que uma população implante um michochip para coletar dados econômicos, sociais, de saúde etc, isto não significa nenhum cumprimento de profecias apocalípticas, seja usado para o mal ou para o bem, não tem relação com nenhuma profecia. Elon Musk, Bill Gates, Zuckerberg, o “véi” da Havan, o “véi” da Amazon, todos tem uma escatologia em comum a ser realizada, são todos mortais como nós e usam o celular no banheiro, e bom ar.


O que se sabe pela história e pela Bíblia sobre a besta? Confira aqui: http://www.revistacrista.org/literatura_Nero_e_a_Besta.html#.Y8F7LXbMLcc


Raniere Menezes

Colaborador da Revista Cristã Última Chamada

Blog Frases Protestantes


14.10.22

PROFETA ISAÍAS PARA HOJE. Igreja brasileira, escute!



PROFETA ISAÍAS PARA HOJE

Igreja brasileira, escute!

No passado o Senhor enviou missionários do Hemisfério Norte para cá, e muitos missionários se multiplicaram para adentrar ao interior mais distante do país e Continente. 

A Palavra foi semeada de Leste a Oeste, de Norte a Sul. 

Deus fez crescer as igrejas no Brasil e ao crescerem se voltaram contra sua Palavra.

Até um cachorro ou gato conhece e ama seu dono, mas a Igreja brasileira não conhece nem ama o SENHOR. Ignora a misericórdia, graça e providência de Deus. Despreza seus cuidados.

A Igreja brasileira está em apostasia, amante dos privilégios, do poder, da bajulação, da idolatria. 

A Igreja brasileira virou as costas para a verdade, despreza o poder genuíno do Espírito Santo.

As pessoas não buscam cura de seus males espirituais e físicos. Os mais tradicionais agem como incrédulos perante o poder do Espírito Santo, os mais carismáticos agem como místicos sincréticos e ambos se afastam da simplicidade e do poder do Espírito Santo. 

E os que conhecem a verdade? Muitos a ignoram e silenciam. Não querem se envolver com problemas. Já criaram problemas demais para si, e não podem mais resolver problemas do Reino de Deus.

Quantos males já recaíram e recaem sobre a nação?

A igreja brasileira está insensível como uma pele de leproso em lençol de espinhos.

A igreja brasileira está agindo como zumbis, o país está sendo destruído por corrupção em todos os níveis e a igreja lava as mãos como Pilatos.

Os palácios de governos estão sendo administrados por muitos ladrões, os templos por muitos mercenários.

Pela graça do Senhor, ainda há servos que vivem e oram para que Deus não destrua uma nação tão rica.

Escuta, igreja! Você não era para viver acovardada numa terra abençoada!

A igreja não pode viver apenas de louvor, a igreja precisa reconhecer seus pecados e parar de fingir que está tudo bem.

A sensualidade se infiltra em todas as camadas, enquanto milhares de bebes são mortos no ventre materno e o solo brasileiro absorve o sangue de outras milhares de mortes violentas. A riqueza material do país está sendo drenada e falta uma porção de alimento para uma criança.

A igreja brasileira não pode apenas viver como espectadores de um show.

A filantropia da glória humana precisa acabar, o bem tem que ser feito para a glória de Deus. Muitos políticos exploram o povo mais pobre e ainda é bajulado como alguém que faz o bem. É a terrível inversão de chamar bem de mal e mal de bem.

Por vezes a igreja espelha a corrupção política, muito dinheiro gasto com prédios, com viagens, com diversões, com festas e parte da nação na miséria. O povo mais sofrido não tem a quem pedir socorro, e esta injustiça Deus cobrará de quem? 

Pela omissão da igreja os filhos do diabo prometem pão e circo, e com isso arrastam multidões para o matadouro. Pela cumplicidade da igreja os ímpios prosperam e exploram o povo mais pobre, mas de tanto normalizar a omissão e cumplicidade, a corrupção desenfreada pode fazer uma nação cair na miséria, como acontece em muitas partes do mundo. É uma realidade!

A igreja brasileira precisa olhar para suas próprias feridas e pedir cura ao Senhor.

Teremos um verdadeiro Brasil próspero e feliz quando a igreja cuidar da ferida real, o afastamento da verdade, da única verdade, da verdade do Senhor.

E se a igreja continuar anestesiada como a pele de um leproso, o fogo dos inimigos ganhará ventos de juízo e incendiará a rebeldia da nação.

A igreja necessita abandonar a carnalidade e mundanismo, precisa parar de agir como uma prostituta. A nação paga o preço da ação da igreja.

A omissão da igreja a torna cúmplice de toda corrupção e violência da nação, cúmplice dos assassinos, cúmplice da merenda desviada.

A igreja simples, missionária, de tempos atrás era linda como uma joia de prata, hoje parece um plástico amassado. O vinho das montanhas se transformou em líquido azedo de lixo.

Líderes religiosos ambiciosos, corruptos, gananciosos querem apenas favores dos poderosos e não se importam com os problemas reais da nação.

Se a igreja continuar leprosa, insensível, sem pedir cura ao Senhor, Deus irá cobrar, irá trazer juízo temporal sobre a igreja brasileira, seus líderes serão disciplinados pela poderosa mão do Senhor.

Deus cuida de sua igreja e não pode deixar que ela continue em festa de modo insensível.

A história é cíclica e a providencia é perfeita, Deus irá limpar a pele leprosa da igreja.

A carne morta será lançada no fogo. Só assim a igreja poderá viver avivamentos, reavivamentos, com um povo que teme ao Senhor.

A igreja poderá ser justa e bondosa com seus recursos, e não continuar como hoje, carnal, egoísta e mundana. A igreja hoje, em grande parte, quando pratica filantropia o faz por reconhecimento denominacional ou pessoal.

Não adianta dizer que o Brasil é para Cristo, e não viver em justiça e fidelidade.

Hoje não é uma questão de ter ou não ter festa em presídios ou igreja, por causa de alguma mudança política, a questão é que a igreja vive em sua essência pecaminosa igualmente como nos presídios. Em grande parte, a igreja é prisioneira de sua ambição denominacional ou pessoal. O status meramente religioso é lixo.

O sincretismo das igrejas não livrará do juízo temporal do Senhor.

Se a igreja brasileira continuar insensivelmente leprosa sem buscar curar suas feridas com o Senhor, seus templos confortáveis murcharão como uma figueira seca sem frutos.

Cristo promete vida em abundância como água viva que irriga grandes árvores, mas que o seu povo viva em justiça e fidelidade, e não em carnalidade, mundanismo e acomodação.

Os líderes religiosos mais brilhantes do que o ouro ficarão foscos e manchados como metal enferrujados.

Igreja brasileira deve se afastar de toda maldade, social, política, econômica ou doméstica.

Deus irá purificar sua igreja com fogo e nada pode deter sua mão.

O Brasil poderá ser um celeiro de missionários para o mundo e ser usado como mensageiros de avivamentos para todo mundo, desde que cure suas feridas leprosas religiosas. A igreja hoje vive como num condomínio de luxo com um muro ao lado que divide do mundo real com todos os seus problemas, ela não pode simplesmente despejar seu esgoto do outro lado do muro.

Muitos líderes religiosos hoje estão lambendo as feridas uns dos outros, mas não buscam a cura de fato junto ao Senhor.

A igreja do Hemisfério Norte já vive em apostasia há muito tempo e seus modismos mundanos continuam influenciando a igreja brasileira.

Os ídolos não são mais de gesso, madeira, prata ou ouro, mas de carne e ossos podres.

A igreja brasileira adora pessoas leprosas, dentro e fora da igreja, seja na religião, seja entre políticos.

Quando a igreja ora, "Senhor, sara a nossa terra!", ainda não entendeu, mas deve entender, que a oração correta seria: "Senhor, sara a lepra do nosso povo!". Sara a podridão política e religiosa que destroem nações.

Quando o Senhor purificar com fogo a pele podre, não haverá refúgio. Toda ilusão de orgulho cairá como em pedaços de trapos queimados. Tanto faz quem acredita como quem não acredita em juízo, o juízo quando vem, vem sobre todos.

Enquanto a igreja de hoje canta, de modo geral, que o Senhor é exaltado, na verdade está exaltando a glória humana.

Todo orgulho religioso deverá cair por terra! Glória somente a Deus!

Os incrédulos nunca entenderão isso! Mas o povo de Deus tem o dever de entender!

Tanto os que não creem, quanto os que creem, experimentarão o pó do chão.

Os que confiam em instituições e patrimônios serão quebrados.

Se a igreja não se arrepender de seu mundanismo será reduzida a zero para que haja renovação de solo, renovação de geração.

Não, não será o fim da história, será o fim de uma geração inútil.

Ou a igreja ainda não entendeu que Deus é destruidor de ídolos?

Os ídolos não salvarão a igreja debaixo do juízo temporal. Os ídolos de carne e osso são os primeiros a tentar correr.

Deus é Deus de juízo avassalador e juízo renovador.

Somos uma terra rica, mas com uma geração destruidora de pão e água.

Se a igreja não se arrepender do seu mundanismo o juízo temporal virá como uma renovação de poda, os verdadeiros pastores pagarão o preço juntamente com os falsos pastores; o servo dedicado e o mercenário estarão no mesmo solo, bons e maus.

Lembrem-se quantas vezes Deus devastou Israel! Deus nos livre da terra arrasada, mas este será o resultado da injustiça e infidelidade.

Deus não é injusto nem impaciente, sua paciência é enorme e antes de trazer juízo e correção, envia exortações.

A igreja deve exortar governantes e magistrados, não deve negociar valores nem temer homens.

Governantes não devem ser adulados, devem temer a Deus não apenas de palavras, devem parar de cercar-se de falsos profetas e mercenários.

A igreja não deve apoiar mercenários, lobos e falsos profetas apenas porque cercam e se aproximam de governantes! Isto é uma falsa ilusão de segurança, “paz, paz! Quando não há paz”.

Igreja verdadeira exorte de seus púlpitos e sinta vergonha de alianças pecaminosas. Deus requer fidelidade e justiça.

Governantes do lado esquerdo e direito não brinquem com Deus, não usem seu nome em vão.

A igreja é sal e luz, se o sal perde o sabor e a luz não ilumina não servirão para seu propósito.

Ideologias, opiniões, ambições de poder, interesses financeiros não são nada debaixo do castigo e disciplina do Senhor.

Os governantes, dos menores aos maiores precisam ser exortados que não passam de crianças brincando com poder. Enganam o povo, mas receberão acusações dAquele que vê e ouve o que acontece nas salas fechadas e corredores do poder.

Muitas riquezas dos governantes, dos menores aos maiores vêm da exploração de gente humilde e pobre. E muitas igrejas estão fazendo o mesmo! Seja de modo direito ou indireto.

A exploração e corrupção adoecem e matam! Retiram, desviam dinheiro do povo para regar banquetes e regalias sensuais.

Muito já foi escrito para falar como morrem as democracias, mas pouco se fala como morrem igrejas ou quando Deus retira sua luz das igrejas.

Deus pode de muitas formas trazer juízo temporal sobre seu povo e nações.

Pastores arrependam-se e repitam esta mensagem como arautos para a igreja brasileira!

Não usem esta mensagem para esconder suas ambições políticas! Não use esta mensagem para falar de político A ou B. E se fizer mau uso que Deus retribua sua maldade. 

A Palavra de Deus está acima das ideologias e jogos políticos! As mãos da nação estão sujas de sangue.

A corrupção religiosa, a corrupção política oprime o povo, a omissão gera todo tipo de estado pecaminoso e consequências de morte e destruição.

Deus é o Agricultor, conhece todas as estações e realiza a poda perfeita para que sua igreja possa florescer e servir de guia seguro para as nações.


PROFETA ISAÍAS PARA HOJE

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