24.1.22

5 motivos que mostram que é impossível ser cristão e ser de esquerda



Matéria completa da Folha Universal

 

Um texto publicado pela Igreja Universal em seu site oficial, em 23 de Janeiro de 2022, chamou a atenção por dizer que quem é cristão não vota em partidos de esquerda.

https://www.universal.org/noticias/post/5-motivos-que-mostram-que-e-impossivel-ser-cristao-e-ser-de-esquerda/

 

Não é novidade que Edir Macedo é um estrategista político e já apoiou a Esquerda por décadas, mas agora faz parte do grupo de apoio ao governo Jair Bolsonaro. Como sempre os detratores do bispo não refutam a matéria, mas a pessoa do Edir Macedo. Particularmente não visitaria uma reunião do bispo, mas o ponto em questão é a matéria. Lembrando que o Jornal é segmentado aos seguidores da Universal. Segue a matéria completa da Folha Universal (Comentários acrescentados por Raniere Menezes):

 

5 motivos que mostram que é impossível ser cristão e ser de esquerda

 

Diferenças o farão entender por que um cristão de verdade não pode nem deve compactuar com ideias esquerdistas

 

Nos tempos de tanta polarização em que vivemos, não raramente as discussões se transformam em brigas. Essas brigas fazem parte de uma estratégia maléfica para confundir ainda mais a população e angariar os votos dos incautos para os ditos esquerdistas, que se travestem de defensores do povo quando, na verdade, querem repetir no Brasil fórmulas desgastadas e ineficazes – incluindo-se aí os regimes ditatoriais – e espalhar ainda mais o caos para que suas atitudes de desgoverno não sejam notadas. Isso é um grande perigo e o cidadão deve ficar atento. Para que você, caro leitor, compreenda bem isso, destacamos cinco modos de agir da esquerda que a diferenciam totalmente do modo de agir do cristianismo. Essas diferenças o farão entender por que um cristão de verdade não pode nem deve compactuar com ideias esquerdistas. (COMENTÁRIO: Realmente a Esquerda tem em seu DNA ligações com o Comunismo e não tem como descolar sua história com ligações bolivarianas na América Latina).

 

Como pensa o cristão   x   Como pensa a esquerda:

 

 1- FAMÍLIA

 

A família é o começo de tudo na sociedade. Casais em harmonia criam lares em harmonia: filhos bem-criados que serão bons cidadãos e construirão e manterão uma sociedade sólida. Deus incentiva a formação de boas famílias em nome do bem-estar físico, psicológico, espiritual e social do próprio ser humano e que serão uma forte rede de apoio dentro e fora de casa.

 

A esquerda prega contra o casamento convencional e incentiva questões como a liberdade do uso de drogas, que causam mal individual e social e desestruturam as famílias. Com a sociedade doente, os esquerdistas podem posar de “defensores da liberdade” para ganhar votos. Eles destroem a rede de apoio familiar para “salvar” o povo usando um assistencialismo manipulador.

 

--COMENTÁRIO: Apesar de não ser exclusividade da agenda comunista existe apoio declarado dos partidos de Esquerda às pautas culturais pós-modernas, como ideologia de gênero, misandria, casamento gay e outras ideologias que confrontam a família tradicional. -- Marilena Chauí, filósofa do PT, numa palestra para alunos a partir do 9º ano, intitulada “A Fragilidade da Democracia” no Colégio Oswald de Andrade, da elite de São Paulo, afirma: “a família, isso que nós entendemos de família, foi uma coisa inventada no final do século XVIII durante o século XIX.” --- Observa-se que a Esquerda em suas políticas públicas tem como objetivo enfraquecer a família tradicional como instituição. As estatísticas da ruptura familiar, uso de drogas, divórcio, famílias monoparentais, nascimentos fora do casamento, maior delinquência e crime na prole de famílias sem pais, e abandono escolar de crianças de famílias monoparentais atestam a destruição de núcleos familiares estáveis (Instituto Rothbard).

 

2- FORMAS DE GOVERNAR

 

O Império Romano nada mais era que uma ditadura disfarçada de democracia. Que democracia foi aquela que tentava proibir o cristianismo a ponto de perseguir, prender, torturar e executar seu maior Nome, o Senhor Jesus Cristo, que combatia a manipulação e a opressão da ditadura romana sobre o povo e pregava a liberdade?

 

A esquerda gosta de mentir que luta contra a ditadura, mas o marxismo, base do esquerdismo, produziu historicamente as maiores ditaduras que oprimiram o povo. Elas perseguiram e perseguem o cristianismo até hoje. China e Coreia do Norte são exemplos de países esquerdistas que não permitem nem mesmo que existam templos cristãos.

 

 --COMENTÁRIO: Os regimes comunistas tornaram o crime em massa uma forma de governo. Usando estimativas não oficiais, apresenta um total de mortes que chega aos 94 milhões. A destruição da família (e da igreja) é essencial da natureza da Esquerda. Recentemente, no Chile, a esquerda nas ruas incendiou templos cristãos. Hoje, na América Latina, no mapa da lista mundial de perseguição em 2021, destacam-se, a Venezuela, Cuba e México, todos governados pela Esquerda. -- Lista Mundial da Perseguição 2022 - Portas Abertas.

 

3- CRENÇA

 

O princípio básico do cristianismo é a existência de Deus e a entrega a Ele, por meio do sacrifício de Seu Filho, o Senhor Jesus Cristo, pelos seres humanos. Essa entrega, se for real e mantida vigilantemente, resulta inevitavelmente na qualidade de vida individual, familiar e social.

 

O marxismo, base de toda e qualquer ideologia esquerdista, tem por princípio filosófico o materialismo dialético que, antes de tudo, nega a existência de Deus.

 

--COMENTÁRIO: A base do comunismo é de fato o ateísmo, porém como o comunismo é extremamente camaleônico sempre tentou adentrar ao cristianismo com ideologias distorcidas e amplamente rejeitadas como, Teologia da Libertação -- A Teologia da Libertação (TL) é um movimento sócio-eclesial que surgiu dentro da Igreja Católica na década de 1960 e que, tenta mesclar marxismo e fé cristã. – E no meio evangélico a tentativa de infiltração se deu através da Teologia da Missão Integral (TMI), anos de 1970, seus adeptos negam o uso marxista, mas na prática é uma estratégia gramsciana. – A Teologia da Libertação foi condenada pela Igreja Católica Romana em 1984. E a TMI não teve adesão por conta do crescimento da Teologia da Prosperidade. E ambas não abordam os milhares de mortos pelo Comunismo.

 

4- LADOS

 

Na Bíblia, estar do lado direito é identificado como um lugar especial, de honra, do Próprio Deus. Quando o Senhor Jesus fala de “ovelhas e bodes”, põe as primeiras à direita e os segundos à esquerda (Mateus 25.31-34). Outra confirmação do que diz o Salvador está em Eclesiastes 10.2: “O coração do sábio está à sua direita, mas o coração do tolo está à sua esquerda”.

 

A esquerda combate a Igreja porque ela abre os olhos da população quanto ao que é certo e errado e mostra de que lado deve estar quem quer o bem. Por isso, os esquerdistas tentam anular tudo o que os evangélicos dizem ou em uma atitude desesperada infiltram-se nas igrejas protestantes com um disfarce de “esquerda evangélica” , termo que já é, em si, uma total contradição.

 

 --COMENTÁRIO:  Os termos "esquerda" e "direita" apareceram durante a Revolução Francesa, de 1789, e subsequentemente, quando os membros da Assembleia Nacional se dividiam em partidários do rei à direita do presidente e simpatizantes da revolução à sua esquerda. Esta divisão acabou caindo em reducionismo e não explica com exatidão a complexidade das ideologias políticas. De modo geral, é possível definir posições mais liberais e mais conservadoras e outros conceitos. -- Além dessa divisão, alguns grupos que costumam ser considerados de esquerda são: progressistas, ambientalistas, social-democratas, sociais-liberais, libertários-socialistas, comunistas e anarquistas. Por sua vez, na direita nós podemos encontrar os capitalistas, neoliberais, conservadores, econômico-libertários, anarcocapitalistas, neoconservadores e nacionalistas. Não é tão fácil definir e demonizar um lado. – No Brasil é fácil definir estes partidos como Esquerda: PT, PDT, PSB, PSOL, PCdoB, PSTU, PCO, PCB, mas e estes: PP, DEM, PR, PSC, PEN, PSD, PSDB, PSL, Patriotas? São todos de Direita? Muitos partidos são apenas pragmáticos e confusos ideologicamente. O PT só chegou ao poder com ajuda de todos os partidos que se dizem Centro, e Bolsonaro também. DEM E PSDB são de Direita? Fernando Henrique (Presidente: 1995-2002) do PSDB é autodeclarado gramsciano. REDE, PV, SOLIDARIEDADES, PTB, PTC, PPS, PHS, PRB, PMDB, NOVO se encaixam na Direita? Os partidos se perpetuam no cenário político brasileiro utilizando-se de estratégias e interesses pelo poder e pela manutenção da fatura do Fundo Partidário. Dentro da máquina administrativa, o que menos importa é a concepção ideológica. – O argumento de lado não faz muito sentido.

 

5- UNIDADE

 

A Igreja é o Corpo de Cristo, no sentido de que a união traz a verdadeira força, como diz um conhecido ditado popular. No corpo, quando tudo trabalha em harmonia, ele é saudável e forte. A Bíblia mostra que a Humanidade pode ser unida quando se submete ao Criador – que é o mesmo para todos – e aos Seus preceitos, que sempre nos levam ao que é melhor para todos.

 

A esquerda destaca a diferença para incentivar a briga entre as pessoas, apesar de pregar falsamente que é a favor das diferenças. Ela precisa do conflito para se manter, numa estratégia de “dividir para conquistar”, pois é mais fácil para ela manipular pequenos fragmentos do que tentar o mesmo com um grupo único, grande e forte. Quem instiga o ódio é o diabo.

 

--COMENTÁRIO:  Ao falar em Unidade, o texto está se referindo especialmente aos seguidores da Universal. A Unidade da Igreja é um conceito amplo: A unidade da igreja é apresentada no Credo Apostólico: “Creio na santa igreja (singular) católica”, e ensinada, por exemplo, em Efésios 4:4-6: “Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus…”. A igreja de Cristo, que é uma, é um organismo vivo (“um só corpo”) com uma cabeça, Jesus Cristo (“um só Senhor”), e um princípio vivificador, o Espírito Santo (“um só Espírito”), que adora e serve a um Deus Triúno: Pai, Filho e Espírito Santo (“um só Deus”). -- Rev. Angus Stewart. – O Evangelho tem tanto um efeito unificador como um efeito divisor. I. O Evangelho Une. A) Ele une aqueles que genuinamente creem nele. B) Veja como isto é ensinado em Atos 1:14; 2:1,44,46; 4:24,32; 5:12; Romanos 15:5-6; 2 Coríntios 13:11; Filipenses 1:27; 2:2; e 1 Pedro 3:8. II. O Evangelho Divide. A) Ele divide aqueles que crêem nele daqueles que não crêem nele. B) Veja como isto é ensinado em Mateus 10:34-37; Lucas 12:49-53; João 7:12,40-43; 9:16; 10:19-21; Atos 14:4; e 28:24. -- John A. Kohler. -- Conceitualmente, há mais elementos da moralidade cristã na Direita (pró-vida, pró-família, pró-Deus etc), estes princípios devem unir toda cristandade.

 

“Se você se diz cristão e ainda vota na esquerda, há apenas duas possibilidades: ou você não segue realmente os ensinamentos do cristianismo ou os segue e ainda não entendeu o que a esquerda é verdadeiramente”. – A matéria é assinada por: Bispo Renato Cardoso.