28.11.19

Abandonar o Facebook não é uma opção, mudar também não


Abandonar o Facebook não é uma opção, mudar também não

O Facebook quanto mais cresce mais tem problemas, ideologias, política, futebol e religião não só se discutem como têm muitos haters, interferências, spam, trolls, vícios de likes etc. O Facebook é uma comunidade com milhares de comunidades dentro, e cada uma delas é possível encontrar todos os problemas e soluções do mundo (é só atravessar uma rua). É como uma megacidade, sempre haverá becos de usuários de drogas, pancadaria estilo Peaky Blinders, interferências de empresas e governos, mas também áreas de recreação mais tranquilas, ilhas e resorts.

Todos os problemas da grande cidade Facebook vão continuar porque se transformou em uma cidade monstruosa e não tem como corrigir todos os problemas, e este grande problema é um monumental negócio bilionário, que se o prefeito Zuckerberg mexer muito alguns acionistas da Wall Street não irão aprovar, pois não irão querer transformar um modelo de negócio bilionário que funciona. Se o prefeito Zuckerberg decidir solucionar todos os problemas da humanidade dentro de sua megalópole, acionistas irão processar a empresa e pedirão sua cabeça de CEO.

Os problemas de fake news, algoritmos segmentadores, likes dopamínicos, manipulação de dados etc, irão continuar até que surja um novo sistema, até então incerto. O Facebook é um ecossistema grande demais para consertar, é uma mega Gotham City, não leia “meiga”, mas mega. Os engenheiros são bombeiros e a imprensa (que se diz neutra e não neutra) são os incendiários. Há muita fumaça e chuvas ácidas, e é impossível mudar a arquitetura e infraestrutura, é mais fácil construir uma nova Dubai do zero no deserto. O que era para ser um condomínio tranquilo de lazer para família e amigos (ou um campus universitário) transformou-se numa mega cidade.

Raniere Menezes
Frases Protestantes

Referência: https://medium.com/newco/its-the-advertising-model-stupid-b843cd7edbe9