17.6.17

O Corpo de Cristo na Missa e na Perspectiva Protestante


Esta ilustração te incomoda? Pois deveria te incomodar também no material de EBD que oferecem às crianças.

Os Católicos Romanos são coerentes em usar imagens de Cristo e até elaborar que Jesus seja mastigado e bebido, como carne humana real e sangue real. Mas os protestantes deveriam evitar a normalidade do uso de imagens, pois toda imagem é uma tentativa de elaborar a presença material de Cristo, o que não é bíblico.

Sempre o uso de simulacro da imagem de Cristo será um erro e pecado!

O Romanismo sempre tentará "materializar" Cristo, seja em imagens, seja em hóstia.

E muitos evangélicos, quando deveriam abandonar o uso de imagens não fazem.

O Catolicismo Romano é coerente com a tradição deles, e é legítimo para eles usarem imagens. Para eles as imagens fazem parte de sua teologia.

Quando um padre consagra a substância do pão e do vinho, para ele (e para os fiéis) o vinho é transformado em sangue real de Cristo e o pão em seu corpo, ou seja a divindade de Cristo está supostamente presente de forma integral. Esta é a doutrina da TRANSUBSTANCIAÇÃO.

Esta doutrina ensina que Jesus Cristo está físico e espiritualmente presentes no pão e no vinho.

Entre as linhas evangélicas protestantes, Cristo na Ceia (e não na missa) está presente espiritualmente e/ou simbolicamente.

A Pessoa de Jesus Cristo não se transforma em líquido e trigo por causa de um ritual. O apóstolo Paulo disse que o pão permanece pão em 1Co 11.27-28.

A missa ritual alega transformar vinho em sangue, caso se transformasse em sangue, a Bíblia condena beber sangue, em Lv 3.17, 7.26, 17.10,12.

O ato da missa de "comer" o corpo de Cristo (Cristo sendo Deus e homem, as duas naturezas em uma só) por si só é uma heresia. A natureza humana de Cristo não pode está ao mesmo tempo no Japão e na Itália. A onipresença espiritual de Cristo, sim! Ela pode estar em todo o universo criado, mas seu corpo não.

A mistura das naturezas divina e humana de Cristo em uma só natureza é uma heresia chamada Apolinarismo, a qual já foi condenada pela igreja romana repetida vezes ao longo da história.

Você sabia que quando o padre consagra a hóstia (que não é pão) ela é adorada como sendo Deus? Se não há transformação química de trigo para carne, muito menos a presença física da humanidade de Cristo, o culto é uma adoração de fetiche e idolatria.

A ICAR afirma que a missa é um sacrifício idêntico ao sacrifício da cruz de Cristo. A diferença é que não "sangra" na cruz mas no altar. Estranho...

Biblicamente podemos repetir o sacrifício de Cristo? NUNCA. Em Hebreus 9.12 diz que Cristo foi sacrificado DE UMA VEZ POR TODAS. Só há UM ÚNICO SACRIFÍCIO, está em Hebreus 10.12. CRISTO MORREU DE UMA VEZ POR TODAS, está em Romanos 6.9-10.

Quantas missas foram realizadas hoje? E Cristo foi sacrificado quantas vezes? Cristo disse que era uma PORTA. Quantas vezes fizemos um ritual entrando por uma porta como se Cristo se transformasse realmente na porta? Claro que a porta é uma linguagem simbólica. E o pão e o vinho?

RM