17.2.11

Pentecostalismo, pentecostais e movimento pentecostal



O Pentecostalismo é extremamente apelativo aos membros de igreja de hoje. Seu apelo é também o seu engano. Quando a igreja como é manifesta no mundo perde o poder da pregação viva da Palavra, ela incorre numa dívida que tem de ser paga de alguma forma. A dívida é incorrida pela perda de uma fé viva nos membros e pelos cultos de adoração que são formais, frios, sem vida e insatisfatórios. Existe um vácuo criado na vida das pessoas, o qual quase tudo que é apelativo pode preencher como um vento poderoso. O vácuo deixado pela pregação tediosa e sem vida foi preenchido pelos tempestuosos ventos do Movimento Pentecostal. A dívida foi paga pelos carismáticos.


[...]


O Pentecostalismo é uma ameaça perigosa à igreja de Cristo, que tem o chamado para apegar-se à verdade revelada na Palavra de Deus. Podemos medir o afastamento espiritual e teológico de grande parte da igreja mundial, no fato do Pentecostalismo ser tolerado e aprovado dentro das igrejas Reformadas e Presbiterianas. Ele é um movimento destrutivo que contradiz a doutrina da Escritura sobre a obra do Espírito Santo, e beira à blasfêmia contra o Espírito Santo, se não o for realmente.


[...]


Que os pentecostais ensinam a importância dos sinais e maravilhas não é estranho. Eles realmente não crêem na suficiência da Escritura. Eles querem adicionar algo, em contradição às palavras da própria Escritura em Apocalipse 22:18. Eles querem profecias, revelação adicional através daqueles que falam em línguas, palavras especiais da parte de Deus por meio de revelações especiais. Não me surpreenderia se algum dia o Pentecostalismo produzisse uma Bíblia adicional.


Herman C. Hanko




http://www.monergismo.com/textos/pentecostalismo/rua-azusa-pentecostalismo_herman-hanko.pdf