19.7.10

A mensagem cristã deve ser trinitariana ou não há mensagem cristã


Se os discípulos devem ser batizados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, como podemos fazer discípulos sem afirmar e ensinar a Trindade? Devemos reconhecê-la como um dos elementos controladores numa teologia que seja inconfundivelmente cristã. Outrossim, se os discípulos devem ser batizados nesse nome, afigura-se absolutamente impossível reconhecer aqueles que negam a Trindade como sendo discípulos cristãos. Dizer que é crucial para a mensagem cristã o ser trinitariana é, antes de tudo, igualmente dizer que ela é crucial para que a mensagem cristã seja verdadeiramente cristã.

[...] por si só [isto], exclui do ser verdadeiramente cristão o mormonismo, as Testemunhas de Jeová e todos os grupos similares que reivindicam ser cristãos e que, todavia, negam a Trindade. Porém, essa é apenas uma das exigências, não a única, de modo que até mesmo o fato de um grupo aparentar ser trinitariano não faz dele necessariamente cristão. Por exemplo, o catolicismo romano afirma solenemente a Trindade, mas em cada outro assunto essencial contradiz o cristianismo, quer estejamos falando sobre hamartiologia (pecado), soteriologia (eleição, justificação, santificação), eclesiologia (governo de Igreja, autoridade bíblica, os sacramentos), ou escatologia (purgatório, céu, inferno). Trata-se o catolicismo de uma extrema oposição ao cristianismo — os dois nunca devem ser identificados ou unidos.

Vincent Cheung