23.4.10

Igreja e Poluição Sonora

clique na imagem para ampliar


Moro a aproximadamente 100 m de uma igreja pentecostal, e toda semana tenho em determinados horários que fechar as janelas da minha residência por causa das caixas de som amplificadas desse grupo religioso. Às vezes tenho que ligar um som dentro de casa para abafar o ruído indesejado. Não que isso só aconteça em igreja pentecostal, também acontece em missas, cultos, em bares e casas noturnas, ou mesmo residências e carros. Parece que ninguém tá nem aí com isolamento acústico, o vizinho incomodado que tampe os ouvidos. Mas não é bem assim que a banda toca!

Uma igreja que gosta de bateria, guitarra, palmas e gritarias deveria ter consciência que incomoda. Uma igreja deve servir a comunidade na qual está inserida e não atrair inimizades. Bastaria respeitar os níveis de barulho estabelecidos por lei. 45/50 dB para áreas residenciais durante a noite. Há igrejas que ultrapassam os 80/90 decibéis, quando um trem marca 100 dB e uma rua com trânsito pesado marca 90 dB.

O som dessa igreja de minha vizinhança deve ultrapassar os 50 dB, pois incomoda meu descanso, estudo, sono, etc. A ABNT determina que 40dB é ideal para cultos religiosos. O limite aceitável é de 50dB. Seria suficiente apenas respeitar a lei e o sossego da vizinhança. A liberdade religiosa não pode prejudicar o sossego alheio.

Um folhetinho educado debaixo da porta da igreja barulhenta pode funcionar, não custa tentar. Se o efeito for contrário e o som aumentar tome providências cabíveis e legais.

Segue um modelo de folheto antidecibéis em alta resolução para quem quiser imprimir.