27.2.09

Papa Bento XVI recebe críticas

Saiu na BBC Brasil e Folha que o Papa está recebendo críticas por causa de seu estilo absolutista. "Quatro anos após ser eleito, o Papa Bento 16 está enfrentando críticas cada vez mais frequentes de teólogos, analistas e religiosos dentro e fora da Igreja Católica, que o acusam de ter um estilo recluso e liderar a Igreja de forma autoritária".

"O papa tem um estilo solitário e absolutista de governar. Não aceita conselhos, opiniões e críticas e isto cria problemas, inclusive nos setores moderados da igreja", afirmou, em entrevista à BBC Brasil, o vaticanista Marco Politi, que acabou de publicar o livro "A Igreja do Não", pela editora Mondadori.

Mas, peraí, alguém tem que lembrar da loucura papal! Ora, ele se diz o representante direto de Deus na terra, então é claro que ele não vai aceitar opinião de ninguém!

O Papa formalmente tem os títulos de Bispo de Roma, Vigário de Cristo, Sucessor do Príncipe dos Apóstolos, Supremo Pontífice, Primaz de Itália, Arcebispo e Metropolita da Província Romana, Soberano do Estado do Vaticano e Servo dos Servos de Deus. Ele, então, vai receber opiniões de quem?

O Catecismo romanista diz:

"O Papa, Bispo de Roma e Sucessor de S. Pedro, é o perpétuo e visível princípio e fundamento da unidade da Igreja. É o vigário de Cristo, cabeça do colégio dos Bispos e pastor de toda a Igreja, sobre a qual, por instituição divina, tem poder, pleno, supremo, imediato e universal"

Por isso os antigos protestantes diziam:

Não há outro Cabeça da Igreja senão o Senhor Jesus Cristo; em sentido algum pode ser o Papa de Roma o cabeça dela, mas ele é aquele anticristo, aquele homem do pecado e filho da perdição que se exalta na Igreja contra Cristo e contra tudo o que se chama Deus. Col. 1:18; Ef. 1:22; Mat. 23:8-10; I Ped. 5:2-4; II Tess. 2:3-4. (Confissão de Fé de Westminster, 25.6)

E mais:

O papa não tem nenhum poder ou jurisdição sobre os magistrados dentro dos domínios deles ou sobre qualquer um do seu povo; e muito menos tem o poder de privá-los dos seus domínios ou vidas, por julgá-los hereges ou sob qualquer outro pretexto. (CFW 23.4)

O que podemos dizer?:

Deus rejeita mais os que mais adoram a si mesmos.
William Secker

Se insistirmos em nossa glória, Deus retirará a sua.
J. Blanchard

Uma fé orgulhosa é uma contradição tão grande quanto um demônio humilde.
Stephen Charnock

Se o homem precisa gloriar-se de qualquer coisa como sua, deve fazê-lo em relação à sua miséria e ao seu pecado, pois nada mais do que isto é propriedade dele.
William Law



Fonte da notícia: Folha Online