20.5.14

Bíblia Freestyle, uma PARÁFRASE ou uma PARÓDIA?


Devo concordar com as Escrituras canônicas sem desacordo.
Agostinho

O cão late quando seu dono é atacado.
Eu seria um covarde se visse a verdade divina ser atacada
e continuasse em silêncio, sem dizer nada.

João Calvino

JOÃO 1 - BÍBLIA FREESTYLE
O mundo foi criado por Deus, o Ungido já existia e estava lá, e não, ele não era uma ameba. O Ungido é Deus e estava com ele, apesar de não haver foursquare para sinalizar ele estava lá. Ele criou o mundo juntamente com o Pai. Foi ele que levantou tijolo por tijolo, e a obra que ele fez foi melhor do que o que se vê por aí no minha casa minha dívida. Na criação havia trevas, igualzinho os apagões do FHC e da Dilma e pela sua voz tudo foi criado, inclusive a luz que ilumina a vida de todo mundo. Não há escuridão que consiga apagar esta. Pena que Ele não tirou uma foto no Instagram. Ia calar a boca de muito neguinho incrédulo.

Você sabe a diferença entre paráfrase e  paródia?:

A  paráfrase reafirma ideia de um texto  e não o deturpa. Ela serve para explicar, e não para confundir, deve esclarecer o texto citado, e tem como objetivo maior MANTER O SENTIDO DO TEXTO. A paráfrase é um tipo de texto que exige certo domínio léxico ou vocabular. Parafrasear significa  reescrever;  mantendo o sentido original, para isso usam-se sinônimos e não o significado oposto ou estranho ao texto.  A paráfrase é  um texto que conserva  as ideias originais.

A paródia é a  imitação cômica de uma composição literária. Trata-se da recriação de um texto, geralmente um clássico;  conhecido, reescrito em caráter contestador, irônico, zombeteiro, crítico, satírico e humorístico. É uma imitação caricata. Assim,  a Bíblia Freestyle é uma paródia blasfema e é  uma farsa, pois ridiculariza a Palavra de Deus. Não se pode alterar o significado das melhores versões sem incorrer  na categoria de paródia.

Além de constituir  uma paródia, ela é um comentário malicioso. Ora, sendo Cristo a própria verdade, teria Ele algo com um texto que ridiculariza sua Palavra e a verdade? A Bíblia Freestyle é uma interpretação despreocupada e superficial. O texto acima (no quadro) insulta a divindade de Cristo e nem precisa conter palavrões. Onde está o respeito devido ao Senhor?

Não se trata apenas de uma brincadeira inocente e inofensiva;  não é um joguinho de palavras! Estamos lidando com as  Escrituras SAGRADAS, que não foram  produzidas pela vontade humana, e sim inspiradas pelo Espírito SANTO. Não se pode aceitar que alguém brinque de modo irresponsável com as Escrituras Sagradas!

O autor diz que não a lê na igreja, que ela serve apenas para um tipo de iniciação evangelística, o alvo são pessoas marginalizadas que possuem um vocabulário baixo e cheio de gírias. Que não foi feita para crentes (ainda segundo o autor). É quase uma necessidade cultural! Mas que tipo de evangelismo começa com mentiras? Ora, o Espírito Santo opera na Palavra de Deus e por meio da Palavra (a verdade). Como manter um primeiro contato com outra pessoa usando textos altamente corrompidos? O argumento usado afirma  que pessoas que não entendiam a Bíblia acabam entendendo. Ladrões, homicidas, homossexuais, prostitutas e gente de "má-fama" e marginalizadas sempre existiram na história da igreja. No entanto, ao longo de toda a história da igreja, nunca houve algo tão blasfemo. É um ultraje dirigido a algo extremamente respeitável.

Quem causa dano à Palavra de Deus não merece honra, mas repreensão e que seja chamado de mentiroso! O autor da Bíblia Freestyle caminha na mentira. A decadência da linguagem sobre algo tão sublime e rico como é a Escritura é um ato maligno, de alguém que serve a demônios e não a Deus! Eis o aspecto  agravante:  o autor se intitula protestante de linha reformada;  esses textos não partiram de uma sátira de alguém que se denomina liberal ou ateu, mas de alguém que se diz reformado.  Lamentável! Enquanto a Reforma Protestante afirmou a ferro e fogo o Sola Scriptura.

O legado confessional  da Reforma Protestante diz que Deus, para preservar  e propagar a verdade da melhor forma possível, e contra a corrupção da carne e malícia de Satanás e do mundo, nos deu a Escritura Sagrada. Toda Escritura foi dada por inspiração divina para consistir em nossa  regra de fé e prática. Corrupções da Palavra não devem ser empregadas para nada! Deus, o autor da Palavra, é a própria verdade, e a Palavra de Deus deve ser proclamada e recebida como ela é: Palavra de Deus.

Ao longo de muitas  gerações da história da igreja, a Bíblia sempre foi considerada, mesmo  por seus inimigos, um livro (no mínimo) de excelente conteúdo e de estilo majestoso, superando grandes escritores e poetas da humanidade. Muitas vezes ela causou  ira pelo poder de influenciar várias culturas. O objetivo maior das Escrituras é dar toda a glória a Deus. Como  a Bíblia Freestyle glorifica a Deus? Chamando o Senhor de toda honra e glória de "foderoso" e de outros termos chulos?

A Palavra de Deus traz em seu bojo a verdade infalível e divina autoridade aplicada internamente nos eleitos pelo Espírito Santo, que com a Palavra testifica em nosso coração. Nada se acrescentará a ela, nem por novas revelações do Espírito nem por tradições humanas. A prudência cristã, ao longo da história da igreja, não permite tamanha distorção da Palavra como a paródia chamada Bíblia Freestyle.

É importante deixar bem claro que a Freestyle não é um trabalho para trazer maior clareza literária; ela é um rebaixamento literário em forma de paródia. E como paródia inviabiliza a evangelização, serve apenas para zombaria e ridicularização do que temos de mais sagrado.

É uma herança da fé cristã que todos leiam e estudem as Escrituras no temor de Deus, e que a Bíblia seja traduzida nas línguas de todas as nações  aonde chegarem, a fim de que a Palavra de Deus seja proclamada ao máximo a fim de levar as pessoas à adoração a Deus de modo aceitável. No entanto, uma paródia é incapaz de realizar esse serviço santo.

O Juiz supremo de toda controvérsia religiosa e por quem serão examinadas todas as opiniões dos escritores e pontos de vista particulares é o Espírito Santo falando na Escritura. Quem distorce a Palavra de Deus desde o início é o inimigo. Deus é santíssimo, muito paciente, mas justíssimo e terrível em seus juízos, pois odeia o  pecado, e de modo algum terá por inocente o culpado.

Quem distorce a Palavra é mentiroso. Portanto o autor da Freestyle, além de ser contado entre os mentirosos também não tem temor ao Senhor. Deus é santíssimo em todos os seus conselhos, em todas as suas obras e em todos os seus preceitos, Ele exige dos homens e dos anjos culto, serviço e obediência, e isso será cobrado de todos. A Palavra de Deus é motivo de louvor, de reverência a Deus, não de escárnio. O temor reverente  não é encontrado na Freestyle. A verdadeira piedade não anda longe do temor de Deus.

A finalidade da Bíblia Freestyle não é justa e nem santa. A linguagem do mundanismo não enobrece a Deus; ao contrário, os mundanos se deliciam com a linguagem baixa para citar a Palavra de Deus, e estão entregues às suas paixões (nas ruas ou na igreja). Usar o nome de Deus em vão é um pecado óbvio. Quem não se aproxima da Palavra divina com reverência e temor é pior que o diabo e seus anjos, --  esses pelo menos tremem diante de Deus. A Palavra divina manifesta o caráter de Deus, não é algo qualquer. Não se trata de um protesto fundamentalista contra a Freestyle!

O problema se encontra no fato de  a Bíblia Freestyle pretender ser uma paráfrase (o que não é!). O uso de paráfrases,  como opiniões humanas é aceitável, mas o problema é que se trata de uma  PARÓDIA de baixíssimo  nível e que foge do sentido do texto sagrado, algo JAMAIS pretendido por nenhuma outra versão da Palavra divina. Colocar palavras na boca dos apóstolos e do próprio Jesus, palavras que eles jamais imaginariam pronunciar, é um trabalho diabólico! Talvez até haja boa intenção do autor, mas totalmente equivocada. Quando Deus dá entendimento a alguém para entender a Bíblia, a pessoa compreende que Deus fala em cada linha. A Bíblia é a voz daquele que está sentado no trono. Cada livro, cada capítulo, cada versículo é a voz do Deus santíssimo. Não é natural a alguém regenerado distorcer a Palavra.

Calvino disse que a mesma reverência que temos para com Deus também se deve à Escritura, porque ela procede dele. A Bíblia é Palavra do Espírito Santo, em toda a Bíblia se encontra a majestade divina. A Bíblia fala no tom de voz do próprio Deus. Ignorar as palavras de Cristo significa ignorá-lo. Não devemos alterar a Bíblia! Alterar no sentido de falsificar; adulterar. A Freestyle só contribui para desvirtuar, desmoralizar e zombar da Bíblia.


Raniere Menezes


O que pensam os antigos cristãos?

Poucos tremem diante da Palavra de Deus. Poucos, quando a leem, ouvem a voz cheia de majestade de Jeová. -- Robert Murray M'Cheyne

Submeter-se à Palavra de Deus é um ato de fé; qualquer questionamento ou tentativa de alterá-la é demonstração de incredulidade. -- J. I. Packer

Da mesma forma como Deus é a única pessoa santa, a Escritura é o único livro santo. -- William Gurnall

Ainda que eu tivesse a língua dos anjos, mesmo assim não poderia expressar a excelência da Bíblia. -- Thomas Watson

Somos incentivados a chegar a Deus livremente mas não petulantemente. -- J. Blanchard

Onde não há reverência, certamente está faltando a espécie mais elevada de amor. -- Peter Green

O espírito que perde a reverência por Deus volta-se naturalmente para o pecado. -- John Hercus

O aprendizado do cristão deve começar com o temor do Senhor. -- Thomas Cranmer

***

Quer saber mais sobre a Bíblia Freestyle?

-- Sobre a "bíblia Freestyle" -- Ageu Magalhães -- http://resistenciaprotestante.blogspot.com.br/2014/05/sobre-biblia-freestyle.html

-- Uma Abominação chamada Bíblia Freestyle -- Frank Brito -- http://resistireconstruir.wordpress.com/2013/03/14/uma-abominacao-chamada-biblia-free-style/


17.5.14

IGREJA EM FILADÉLFIA: Lealdade inabalável a Cristo


Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome. Apocalipse 3:8

Estas santas palavras foram dirigidas a Igreja de Filadélfia.  Era uma cidade na província romana na Ásia, no oeste que hoje é a Turquia. E a Palavra diz: "Conheço as tua obras". Quais obras? Tendo pouca força guardou a Palavra e não negou o nome de Cristo. Filadélfia não era o que o mundo chamaria de Igreja importante e influente. Provavelmente as melhores famílias da cidade não eram membros. Nesse sentido ela era fraca, sem poder ou com um pequeno poder.

É como Paulo descreveu Coríntios em 1Co 1.26-27: Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados. Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes.

As primeiras igrejas eram intensamente perseguidas e muitas vezes levadas aos magistrados civis e acusadas de não praticarem uma religião lícita, o cristianismo primitivo já foi uma religião sem licença, e Filadélfia era uma. Muitos eram obrigados e renunciar Cristo, mas a Igreja de Filadélfia se recusou a negar o nome do Senhor. Eles foram firmes e constantes como devemos ser hoje.

Qual a mensagem dessa Igreja para nós hoje?: Certamente que, aconteça o que acontecer não corrompa a Palavra e não negue a Cristo, nem com palavras nem atos nem omissão.



5.5.14

Buscas bizarras feitas no Google e a Doutrina do Pecado

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Buscas bizarras feitas no Google e a Doutrina do Pecado

O cristianismo começa com a doutrina do pecado. Søren Kierkegaard 

Não pense que a teologia é coisa de estudiosos monásticos, a teologia na prática está bem pertinho de você, ou melhor, dentro de você, em cada ato e ação. O site Search Factory listou perguntas que milhares de pessoas fazem todos os dias no Google, e as mais bizarras são duas: 

Como esconder um cadáver? 1.000 buscas por mês;

Como não ser pego por assassinato? 1,8 mil buscas mensais.

A teologia cristã ortodoxa ensina que todas as pessoas são escravas do pecado, temos continuamente tendências para termos pensamentos maus, falamos coisas más também e praticamos maldade. Não significa que ninguém faça algo bom, até mesmo um assassino psicopata pode deixar de fazer o mal em certos momentos, por exemplo, ele pode não matar seu vizinho.

O profeta Isaías disse pelo Espírito Santo a seguinte verdade infalível, que nós somos como o imundo, e toda a nossa justiça não passa de um pano sujo. Isaías 64.6.

Afirmamos que existe a semente de todos os pecados - dos pecados mais vis e piores - no melhor dos homens, como disse Thomas Brooks. Ou como ressaltou Jonathan Edwards: Quando olho para meu coração e enxergo minha iniquidade, ele parece um abismo infinitamente mais profundo do que o próprio inferno.

A teologia reformada chama essa doutrina de Depravação Total, mas entenda que não é total em absoluta constância prática do mal, não quer dizer que o ser humano é perverso tanto quanto possível, pois Deus limita a maldade dos homens. Precisamos entender o que disse o apóstolo Paulo em Romanos 3.10,11: Não há justo, nem um sequer; não há quem entenda, não há quem busque a Deus.

Isto significa que somos todos pecadores e necessitamos da graça de Deus, sem a intervenção da graça de Deus seremos duros de coração e não teremos nenhuma diferença dos assassinos e ocultadores de cadáveres. Não fosse a graça e misericórdia sobre o povo eleito de Cristo, muitos de nós estaríamos com nossas mãos sujas de sangue e uma pá na mão ou no mínimo alimentando mentalmente o desejo de vingança.

O "simples" fato de odiar o nosso próximo nos torna homicida, palavras das Escrituras:

Aquele que diz que está na luz, e odeia a seu irmão, até agora está em trevas. 1 João 2:9

Qualquer que odeia a seu irmão é homicida. E vós sabeis que nenhum homicida tem a vida eterna permanecendo nele. 1 João 3:15 

Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? 1 João 4:20 

Mas aquele que odeia a seu irmão está em trevas, e anda em trevas, e não sabe para onde deva ir; porque as trevas lhe cegaram os olhos. 1 João 2:11

Só nos resta temor e gratidão por maravilhosa graça!

4.5.14

O ADESIVO EVANGÉLICO QUE NINGUÉM QUER USAR

Adesivo evangélico gospel

O ADESIVO QUE NINGUÉM QUER USAR

... Deus não ouve a pecadores; mas, se alguém é temente a Deus, e faz a sua vontade, a esse ouve. João 9:31

É fácil encontrar adesivos religiosos como: "Deus é fiel"; "Para Deus nada é impossível"; "Tudo posso naquele que me fortalece"; "100% Jesus"; "O segredo do meu sucesso é Jesus"; "Sorria, Jesus te ama"; "Oração é a chave da vitória" e tantos outros. Mas nunca vi: "Deus não ouve a pecadores; mas ouve quem faz a sua vontade e o teme".

Muitos que fazem uso de adesivos religiosos com tais conteúdos quase "comerciais", usam como uma espécie de talismã que "abençoa" o carro ou a casa. Isto não passa de mera superstição e também faz uso vazio do nome de Deus. Não existe moeda de troca com Deus, ou qualquer tipo de mérito que possa atrair benefícios divinos. Deus não é homem para que deva favores! Além do mais exige reverência por Sua Palavra.

Pode acontecer de alguma pessoa argumentar, "mas não uso com a intenção de barganhar ou coisa do tipo, faço por gratidão, porque quero divulgar a Palavra de Deus". Como já disseram: "O inferno está cheio de gente com boas intenções". Se quer realmente divulgar a Palavra que não haja acepção de Palavra. Por que normalmente se usa apenas frases de efeitos agradáveis, quando o verdadeiro Evangelho é escândalo? Por que só usar o critério dos versos de uma caixinha de promessa? -- Porventura a minha palavra não é como o fogo, diz o Senhor, e como um martelo que esmiúça a pedra? Jeremias 23:29

Não seja supersticioso e ignorante, mas antes fuja da idolatria gospel e busque conhecimento de valor para sua salvação.




15.4.14

Existiu uma Inquisição Protestante?


Por definição, NÃO. Por significado original da palavra, "Inquisição" é: "Um antigo tribunal eclesiástico instituído com o fim de investigar e punir crimes contra a fé católica romana; Santo Ofício". Pertence somente aos Católicos Romanos por acepção. Então, dizer que houve uma Inquisição Protestante é como dizer que o Protestantismo celebra missa e não culto. Mas, também não significa que não houve perseguição religiosa protestante contra outras religiões e crenças. HOUVE, e o protestante histórico deve reconhecer sua história, seguir os acertos e rejeitar os erros.

O principal desafio ao estudar o passado é considerar o contexto dos acontecimentos. O contexto é rei, queira ou não aceitá-lo. E não aceitá-lo é puro partidarismo cego, presunção ou ignorância. Não se pode julgar o passado distante à luz do presente.

Acima de tudo, o protestantismo não deve seguir nenhum homem ou um líder, e isso não significa que seguimos, acreditamos e apoiamos cada ato, cada ação, cada obra dos irmãos antigos. Não estamos sujeitos a nenhum homem, mas a Palavra de Deus. Além de afirmarmos isso temos que enfatizar que os antigos protestantes erraram em muitos aspectos. E acertaram em muitos, principalmente na produção de Confissões de Fé.

Toda Europa do século XVI e séculos posteriores era dividida por territórios político-religiosos, era impossível separar esses irmãos siameses, muitas vezes um monstro leviatânico. Religião e doutrinas eram questões de vida ou morte. Não havia neutralidade. E o Estado julgava casos de blasfêmias e heresias com pena capital.  Ser neutro era considerado traição. Ser herético (dentro de um contexto de jurisdição de uma nação) era um crime contra o estado civil, além de religioso. Então, quando falamos de perseguição religiosa pós-reforma é preciso considerar isso.

Diferentemente do que se pode imaginar, o governo civil punia de modo natural, seja do lado Católico ou do lado Protestante. A espada de metal andava junto com as doutrinas das religiões. Todos concordavam com a pena de morte para heresias e blasfêmias. Se um homem considerado herético dentro de um partido religioso, a depender da heresia (negar a Trindade, por exemplo), mesmo que fugisse para outra jurisdição sofreria o mesmo destino. Tantos os Protestantes, quanto os Católicos, eram parte de sistemas eclesiásticos e políticos sem neutralidade. E muitas vezes puniam pelas mesmas heresias.

Com certeza houve no contexto da Reforma do século XVI excessos e abusos nas reformas eclesiásticas, teológicas e sociais, que estavam todas interligadas. Antes de tudo, é importante para a expansão do Reino de Cristo sobre a terra que se admita erros históricos e não haja tentativa de escondê-los. O principal desafio é ter o discernimento correto que o Cristianismo deve seguir às Escrituras com maior fidelidade possível. Colocando a Palavra de Deus como Juiz supremo de todas as controvérsias religiosas, até a Sua volta gloriosa. O Protestantismo declara isso em suas confissões. Sem dúvida não adianta perder tempo com acusações e muitas vezes calúnias de ambas as partes, Católicos e Protestantes, contudo, precisamos buscar nas Escrituras viver, hoje, de um modo mais agradável a Deus, preservando a paz das igrejas locais em acordo com a nossa fé.

Também importante, buscar uma unidade possível dentro do protestantismo que lute, se necessário, pela paz e segurança das igrejas locais e pelo avanço do Reino de Cristo Jesus. Isto é válido para qualquer época e região. A visão correta deve proporcionar uma unidade mínima confessional que quebre o poder do inimigo, com equilíbrio, verdade e justiça. O Protestantismo nunca foi e nunca será alinhado com as "facções papistas", mas deve haver tolerância religiosa com prudência. Devemos afirmar que continuaremos sendo contra os cismas anárquicos dentro da Igreja, as heresias de antinomianos, papistas e outros.

Se o protestantismo hoje se encontra fraco e confuso, muito se deve a falta do ensino da história e doutrinas, ensinos confessionais. Se há uma verdade prática, plenamente confirmada pela história é que, toda verdadeira religião é baseada no conhecimento. E a base sólida do conhecimento está posta. Rejeitar a doutrina ortodoxa bíblica é mergulhar fundo na lama até que se desista de todo sistema ou refaça um caminho com os próprios passos e viva com suas próprias ideia, como muitos fazem.

O Protestantismo possui muitos erros históricos, mas poucos doutrinários. Ele possui 500 anos de caminho firme e bem estabelecido. 500 anos que não despreza a produção confessional ao longo de quinze séculos de história cristã. Devemos apenas transmitir para frente essa vereda antiga, e assim por diante, até o fim dos tempos. Qual o sistema mais bíblico? Qual sistema religioso glorifica mais a Deus? Qual visão está mais certa? Qual é a confissão de fé mais coerente?

O melhor caminho é agradecer a Deus e reconhecer que outros trabalharam  e que estamos apenas entrando em seu trabalho.





Raniere Menezes (Texto sem revisão)




6.10.13

CRISTIANISMO 360°


O que podemos fazer para expandir a verdade de Cristo a todos os pontos da rosa-dos-ventos?

Sem dúvida estamos numa batalha de cosmovisões neste mundo e acreditamos que o lado correto é preservar a herança cristã!

O que podemos fazer?

1. Orar pela expansão da sã doutrina;

2. Descobrir e incentivar em outros a Vocação recebida de Deus;

3. Concentrar-se em verbos de AÇÃO - usar toda criatividade e energia em favor do Reino de Cristo;

4. Se quisermos construir uma nova sociedade temos que inspirar e plantar pequenas sementes de esperança, os resultados serão extraordinários;

5. Que o nosso conhecimento esteja em grande parte nas nuvens, mas que tenhamos nossa teologia com os pés no chão.

6. É preciso agir em conjunto e em sociedade, como Igreja. Sozinho não vamos tão longe. Deus levanta seus chamados e escolhidos!

7. Não precisamos esperar um novo Lutero ou um novo Calvino, precisamos de pessoas comuns que exerçam suas vocações e trabalhem em suas igrejas locais ou em outras linhas de frente do Reino, em ação. São as centenas e milhares de missionários cristãos anônimos que estão fazendo acontecer a expansão do Reino todos os dias e neste exato momento.

8. Estimule o pensamento crítico tento as Escrituras como parâmetro.

9. Estimule outros irmãos a defender a fé. Ajude a produzir centelhas criativas.

10. Oriente às antigas veredas do conhecimento de Deus os novos irmãos que estão chegando e que estão procurando a verdade. Tenha paciência. Desenvolva compreensão de como os novos convertidos precisam para chegar a uma boa cosmovisão cristã. De algum modo (usando sua vocação) contribua para que esses irmãos se desenvolvam na fé e no conhecimento. Uma excelente ferramenta para isso é estudar e compartilhar antigas confissões de fé.

11. Sua vocação ou vocações (dons) são ferramentas poderosas e muitas vezes para AGIR CRIATIVAMENTE é necessário passar por processos de tentativas e erros. Propague as doutrinas da graça por vários meios (exemplos: vídeos, textos, estudos, música, arte etc). Seja criativo mas bíblico!

12. Seja sempre um estudante, nunca pare de estudar e aprender. Não estacione. Estude especialmente a história da Igreja e suas confissões.

13. Abandone o desânimo, o conformismo e encontre um jeito de superar os obstáculos da caminhada cristã. Deus não promete uma jornada fácil, mas uma companhia segura.

14. É preciso atuar com mais inteligência do que os filhos das trevas. Ore por discernimento.

15. Seja um pacificador entre os irmãos, mesmo que existam diferenças circunstanciais. É possível cultivar uma unidade básica entre irmãos e buscar soluções conjuntas para avançar contra o Inimigo. Precisamos de maior aceitação do outro e buscar cooperação em favor do Reino. Tenha sempre em mente que você pode ser um colaborador de Cristo.

16. Teste sua vocação com personalidade e fidelidade à Deus.

17. Fomente a criatividade e deflagre uma cultura de ação. Mantenha o foco na ação e não nos resultados.

18. faça algo corajoso por amor a Deus. Seja a ação, em vez de apenas agir uma vez ou outra. Aja no dia-a-dia.

19. Se você acha que é um grande pecador indigno de cooperar com o Reino de Cristo, saiba que isso é uma armadilha do Inimigo para desanimar e estagnar, Deus nos deu a graça do arrependimento. Busque o arrependimento e levante-se.

20. O mundo te espera.



27.9.13

Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união

Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união.



Salmos 133:1


Raniere Menezes

Esse é um dos versos mais usados por dirigentes de louvor e liturgia, mas que fique bem claro que o texto não emite, aqui, apenas uma recomendação geral sobre união fraternal. Há uma referência particular contextual, e esta particularidade muitas vezes é ignorada pelos interpretes. Quais foram as circunstancias que produziram este salmo?

Davi rende graças a Deus pela paz e harmonia que acontecera após um longo e triste estado de confusão e divisão no reino do seu tempo e ele exorta a todos do seu reino a manter a paz. Ao escrever esse salmo, Davi estava vibrando de alegria pela bondade de Deus em unir o povo que fora tristemente dividido. Quando Davi tomou posse do reino, a maior parte da nação o via como um inimigo do bem público e se afastou dele. A hostilidade era tão grande que a única alternativa seria a destruição da oposição para assegurar a paz. Mas a mão de Deus trouxe harmonia entre os que haviam sido inflamados por violenta antipatia. Deus fez com que todo reino congregasse cordialmente. Davi teve a mais profunda motivação para exclamar: "Oh!", com Deus é bom em nos unir!

O povo judeu experimentara extremos antagonismos internos,  que quase destruiu a nação, daí aprenderam o inestimável valor da união. Em outras palavras, Davi quis dizer: "Nós, que éramos irmãos naturalmente, nos dividimos tanto que olhamos uns para os outros com ódio mais amargo do que para com os inimigos estrangeiros; agora, quão bom é cultivar um espírito de concórdia fraternal!"

APLICAÇÃO: Não resta dúvida de que o Espírito Santo recomenda a harmonia mútua entre os irmãos e nos exorta a manter essa paz. Não deixemos as animosidades nos dividir! Não deixemos que os rancores prevaleçam entre nós! Podemos ser irmãos diante de Deus, mas não podemos ser considerados um só povo enquanto o Corpo estiver quebrado e desmembrado! Devemos nos opor aos inimigos da verdade e manter uma boa relação com quem ama a verdade e é tratável. Não devemos ter comunhão com quem permanece no erro! Devemos andar juntos na verdade de Deus, a qual é o único vínculo da união santa.

***

Referência: Salmos, por João Calvino.

8.9.13

A vocação da Igreja em relação a vida política


A vocação da Igreja em relação a vida política

Raniere Menezes

Será que a vida em comunhão com o Senhor tem também algo relacionado com acontecimentos políticos? O que tem Cristo com a política, será possível uma relação? Será que a Igreja tem algum caminho político a seguir? São perguntas que muitas vezes geram muita confusão.

Bom, de modo genérico quase todos os cristãos concordam que TODAS AS AUTORIDADES são da parte de Deus, para fazer justiça e cuidar que todas as coisas públicas caminhem em boa ordem. Como está em Romanos 13.4, os cristãos devem entender que as autoridades têm a ESPADA e devem ser respeitadas, e ainda, que, a igreja deve orar por elas. 1Tm 2.1-2. Nisto a maioria cristã concorda e já aponta uma relação entre a Palavra de Deus e as autoridades.

Esse conceito geral entre autoridade e fé está tanto no NT como no AT, a exemplo de reis pagãos, como Nabucodonosor e Dario, ambos são chamados de servos do Altíssimo. Então, de início, já percebemos que existe uma relação entre Deus e as autoridades políticas que não se pode simplesmente ignorar. No que temos que avançar é, até onde esse entendimento deve nos levar?

Ainda como introdução a um tema tão rico, que não vamos fechar aqui, temos o exemplo do apóstolo Paulo, que muitas vezes recebeu proteção das autoridades romanas contra a perseguição religiosa judaica, quando esta não respeitou os direitos da cidadania romana do Apóstolo. Os judeus dessa época que deveriam dar exemplo em obedecer as autoridades fizeram de tudo para corrompê-la. Mas Deus usou as autoridades pagãs para proteger a liberdade religiosa de Paulo.

Até aqui podemos dizer que as AUTORIDADES são importantes como meios da Providência de Deus, para estabelecer Sua vontade Soberana, como SENHOR de todas as coisas. E o que dizer de autoridades cristãs? Infelizmente ainda há muito mal entendido sobre as AUTORIDADES cristãs, na história, como exemplo, muitos trilharam por fanatismos religiosos e colocaram a espada a serviço da Igreja como forma de expandir o Reino de Deus, mas Deus expande seu Reino através de Sua Palavra e Espírito, sem violência. No outro extremo, estão aqueles cristãos que menosprezam as autoridades, a exemplo dos anabatistas, pois alegavam que as autoridades pertenciam ao mundo e não ao Reino de Deus. Ambos os extremos tendem a negar os direitos civis aos outros.

Onde estará um possível equilíbrio nesse assunto? É possível proteger a Igreja com a espada das autoridades e ao mesmo tempo proteger os direitos civis de todo cidadão? Sempre haverá conflitos? São perguntas válidas que temos que responder. E uma das respostas é: A grande vocação da Igreja é dar testemunho a favor de Cristo e contra os ídolos do mundanismo. E isso necessariamente terá consequências políticas terrenas. Não há neutralidade, a política é inevitável e sempre será.

Os cristãos estão numa situação com Deus muito especial e totalmente diferente dos pagãos e do mundo incrédulo. Deus tem um pacto com seu povo desde o AT. Igualmente toda existência do cristão e tudo que pertence a ele estão debaixo dessa ligação pactual, sem neutralidade. Quando os cristãos ocupam cargos de autoridade necessariamente fazem política. E em como em tudo que faz, sua vocação consiste em guardar o Pacto de Deus, andando em todos os caminhos do Senhor e servindo a Cristo em sua vocação.

Em Apocalipse 1.5, Cristo é chamado "O Soberano dos reis da terra". Todas as coisas nesta vida e a humanidade inteira (povos, reinos e autoridades) estão sujeitas a Ele e pertencem a Ele. Quando uma autoridade faz justiça, isso é uma prova da bondade de Deus para com o mundo, e demonstra que Deus é uma autoridade, a maior, JUSTA. Onde há justiça Cristo é honrado. Quando os cristãos reconhecem a Cristo como soberano sobre toda política, então necessariamente haverá uma POLIÍTICA CRISTÃ.

Os cristãos não tem o mínimo direito de considerar a política como algo neutro. Cristo é PROFETA, SACERDOTE E REI, neste exato momento! E opera por sua PALAVRA  e ESPÍRITO por TODO MUNDO. Por todos os lugares Cristo tem o poder de renovar e santificar, isso em todas as áreas da sociedade, da cultura, da ciência e EM TUDO MAIS. Como ser sal da terra e ser neutro politicamente?

***

Referência: Que es politica cristiana frente a la del mundo, A. Janse, 1978. FELIRE.








SOLA SCRIPTURA e Política


SOLA SCRIPTURA e Política
Raniere Menezes

Uma autoridade cristã verdadeira deseja de coração governar seguindo os princípios bíblicos, e neste caminho, honrar e  servir a Cristo. Não é um governar só de fachada como os fariseus, que no fundo buscam somente interesses próprios. Mas servir com justiça. A autêntica política cristã é sempre Escriturística.

Quem se diz cristão e ao mesmo tempo se diz neutro em política o é: ou por princípio (como os anabatistas) ou por oportunismo, pois é declarado que Cristo é o Soberano dos reis da terra. Cristo tem sob seu cetro todas as autoridades de qualquer religião e sobre todos os incrédulos, para exercer justiça e guardar a ordem entre os homens. Para nós, cristãos, seu povo, Ele deve ser sobremaneira exaltado e honrado como Soberano. E isso só é possível se SEGUIRMOS SUA PALAVRA. Como está em Mateus 7.21-27:

Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?
E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.
Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;
E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.
E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia;
E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.
Mateus 7:21-27

Necessariamente devemos ser ESCRITURÍSTICOS em tudo, inclusive na política. Devemos fazer política segundo a vontade de Deus revelada nas Escrituras. O perigo da política não é a política em si, mas o zelo antibíblico. Muitas vezes, religiosos consideram que suas ações injustas estão a serviço do Reino de Cristo e tudo não passa de um zelo antibíblico. Aí está o perigo. Ao cristão não há a liberdade de abandonar as coisas da vida política comum da sociedade. Não há como dizer, "não tenho nada a ver com isso!"

Na história tivemos momentos no AT e NT nos quais pessoas aplicaram políticas em nome do judaísmo e do cristianismo mas que não agiam conforme às SAGRADAS ESCRITURAS. E toda manifestação política religiosa corre esse risco ainda hoje. Esses religiosos até podem causar impressões de muita piedade em sua forma, mas habita em seu seio um zelo fanático que não agrada a Deus, mesmo que em nome do povo de Deus ou de Cristo.

Coré, Datão e Abirão, em seu zelo pelo sacerdócio confrontaram Moisés e Arão. Lemos isso em Números 16 e 17. Em seu zelo pelo povo de Deus, Saul matou os gibeonistas, porém o Senhor vingou esta injustiça, como lemos em II Samuel 21. Por zelo religioso fanático os "mais piedosos" crucificaram a Jesus e perseguiram Paulo de cidade em cidade, o resultado para eles, a destruição de Jerusalém pelos romanos como juízo de Deus.

Na história da Igreja temos as Cruzadas organizadas pelo zelo religioso dos Católicos Romanos e consequentemente centenas ou milhares de cristãos morreram nos campos de guerra da Ásia Menor e Síria. Por zelo fanático os anabatistas, em nome de Cristo, encontraram na espada os juízos de Deus. Por zelo fanático o Protestantismo cometeu erros.

Outros fatos poderiam ser relatados para demonstrar que o perigo não está no envolvimento social político em si, mas no zelo não bíblico pelo Reino de Cristo. O avanço na política cristã não é pela força física e violência, mas pelo poder do Evangelho; pelo poder do Espírito de Deus.

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Referência: Que es politica cristiana frente a la del mundo, A. Janse, 1978. FELIRE.


1.9.13

Seguindo a Cristo sendo um simples discípulo

Não alimente a ideia romântica do seguidor perfeito, do guerreiro santo em cruzada destruindo todas as heresias e salvando o mundo, se você alimenta esta ideia não continue lendo.

Fazer parte dos seguidores de Cristo não é desfrutar da preferência da cadeira de Moisés como um escriba e fariseu em Mateus 23, mas é seguir a Cristo dentro da multidão. Centenas e milhares de pessoas seguiam a Cristo pelas estradas e praias na antiga Palestina. Embora, o Senhor conheça um a um na multidão e neste exato momento Ele conhece nossos pensamentos e nos relacionamos com Ele espiritualmente, fazemos parte de uma grande multidão. A lógica de Cristo é, "Quer ser o primeiro, seja o último". Não faça propaganda de todas as suas obras para serem vistas por mais gente. Pessoas religiosas que amam o destaque, querem ser a capa sem conteúdo; exaltam-se demasiadamente. Quase todos os cristãos já viveram isso por algum grau de imaturidade. Mas não é preciso continuar. O arrependimento é contínuo e o crescimento também.

Podemos simplesmente orar: "Meu Deus, me ajude a não complicar minha caminhada cristã!"

Deus responde: Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e simples como as pombas. Mateus 10:16


A vida cristã ou sub-cristã que muitos de nós levamos é como uma criança agitada que ouve do pai, "ei, filho! Calma, mais devagar! Calma!"

Simplificar a vida cristã é não mergulhar no imediatismo.

É preciso um tempo de silêncio, um tempo para estar sozinho com Deus e com nossos pensamentos.

 "Calma! Desacelera filho!" A vida cristã é uma maratona de muitos quilômetros, não uma corrida rápida de 100 metros.

 Deus nos amadurece e lapida num processo orgânico, não emergencial e mecânico.

17 pontos sobre uma vida cristã simples para sua meditação:

1. Não busque a ostentação, a fama, a fortuna, o sofisticado, mas a autenticidade, ser apenas um frágil humano consciente de sua limitação e condição na presença do Soberano Deus.

2. Ao buscar Deus na teologia não deseje transpirar sabedoria prolixa e hermética, que fique bem claro que "Cristo morreu por seus pecados". Este é um simples fundamento.

3. Quanto mais você conhecer a Deus, mais deverá confiar nEle como uma criança sendo guiada por seu amoroso pai.

4. A simplicidade da vida cristã honra a Deus, e Deus honra a fé simples.

5. Não tente ser o que não pode ser ou quem não pode ser, não imite os servos de Deus mais destacados na caminhada cristã, não existe status mais alto diante de Deus do que ser um crente simplesmente.

6. Pequenas coisas, pequenos começos, para a glória de Deus tem o poder de abençoar grandemente o próximo.

7. Uma vida cristã simples e obediente pode gerar a ruína do reino das trevas.

8. Um coração simples agrada aos olhos de Deus e traz paz e consolo para a vida. Como uma oração de uma criança.

9. Ser campeão no amor, na fé, na vida e na mansidão, é trilhar o caminho da simplicidade com humildade. 

10. Deus nos transforma e amadurece através de pequenas e grandes provações, não há nada de complicado no trabalho do Escultor Jesus Cristo.

11. O trabalho mais simples da diaconia tem mais valor do que a honra de um governador de uma nação.

12. Quando Deus chamou Davi para reinar sobre Israel, escolheu o mais simples pastor de uma família.

13. Alguém já disse que, "não há grandes homens para Deus, há um grande Deus que capacita homens fracos."

14. A regra mais simples é a mais difícil para o crescimento cristão: "não ter nenhuma vontade que não seja de Deus"

15. O menor trabalho realizado para a glória de Deus é um espelhamento do caráter de Cristo na vida do cristão.

16. Que a sua adoração seja simples, doce, suave e celestial. Não queira pompas nem floreios, não queira luzes nem elogios.

17. Deflagre uma cultura de simplicidade que comece por sua vida e verá o quanto desencadeará edificação em todo Corpo de Cristo.