8.9.13

A vocação da Igreja em relação a vida política


A vocação da Igreja em relação a vida política

Raniere Menezes

Será que a vida em comunhão com o Senhor tem também algo relacionado com acontecimentos políticos? O que tem Cristo com a política, será possível uma relação? Será que a Igreja tem algum caminho político a seguir? São perguntas que muitas vezes geram muita confusão.

Bom, de modo genérico quase todos os cristãos concordam que TODAS AS AUTORIDADES são da parte de Deus, para fazer justiça e cuidar que todas as coisas públicas caminhem em boa ordem. Como está em Romanos 13.4, os cristãos devem entender que as autoridades têm a ESPADA e devem ser respeitadas, e ainda, que, a igreja deve orar por elas. 1Tm 2.1-2. Nisto a maioria cristã concorda e já aponta uma relação entre a Palavra de Deus e as autoridades.

Esse conceito geral entre autoridade e fé está tanto no NT como no AT, a exemplo de reis pagãos, como Nabucodonosor e Dario, ambos são chamados de servos do Altíssimo. Então, de início, já percebemos que existe uma relação entre Deus e as autoridades políticas que não se pode simplesmente ignorar. No que temos que avançar é, até onde esse entendimento deve nos levar?

Ainda como introdução a um tema tão rico, que não vamos fechar aqui, temos o exemplo do apóstolo Paulo, que muitas vezes recebeu proteção das autoridades romanas contra a perseguição religiosa judaica, quando esta não respeitou os direitos da cidadania romana do Apóstolo. Os judeus dessa época que deveriam dar exemplo em obedecer as autoridades fizeram de tudo para corrompê-la. Mas Deus usou as autoridades pagãs para proteger a liberdade religiosa de Paulo.

Até aqui podemos dizer que as AUTORIDADES são importantes como meios da Providência de Deus, para estabelecer Sua vontade Soberana, como SENHOR de todas as coisas. E o que dizer de autoridades cristãs? Infelizmente ainda há muito mal entendido sobre as AUTORIDADES cristãs, na história, como exemplo, muitos trilharam por fanatismos religiosos e colocaram a espada a serviço da Igreja como forma de expandir o Reino de Deus, mas Deus expande seu Reino através de Sua Palavra e Espírito, sem violência. No outro extremo, estão aqueles cristãos que menosprezam as autoridades, a exemplo dos anabatistas, pois alegavam que as autoridades pertenciam ao mundo e não ao Reino de Deus. Ambos os extremos tendem a negar os direitos civis aos outros.

Onde estará um possível equilíbrio nesse assunto? É possível proteger a Igreja com a espada das autoridades e ao mesmo tempo proteger os direitos civis de todo cidadão? Sempre haverá conflitos? São perguntas válidas que temos que responder. E uma das respostas é: A grande vocação da Igreja é dar testemunho a favor de Cristo e contra os ídolos do mundanismo. E isso necessariamente terá consequências políticas terrenas. Não há neutralidade, a política é inevitável e sempre será.

Os cristãos estão numa situação com Deus muito especial e totalmente diferente dos pagãos e do mundo incrédulo. Deus tem um pacto com seu povo desde o AT. Igualmente toda existência do cristão e tudo que pertence a ele estão debaixo dessa ligação pactual, sem neutralidade. Quando os cristãos ocupam cargos de autoridade necessariamente fazem política. E em como em tudo que faz, sua vocação consiste em guardar o Pacto de Deus, andando em todos os caminhos do Senhor e servindo a Cristo em sua vocação.

Em Apocalipse 1.5, Cristo é chamado "O Soberano dos reis da terra". Todas as coisas nesta vida e a humanidade inteira (povos, reinos e autoridades) estão sujeitas a Ele e pertencem a Ele. Quando uma autoridade faz justiça, isso é uma prova da bondade de Deus para com o mundo, e demonstra que Deus é uma autoridade, a maior, JUSTA. Onde há justiça Cristo é honrado. Quando os cristãos reconhecem a Cristo como soberano sobre toda política, então necessariamente haverá uma POLIÍTICA CRISTÃ.

Os cristãos não tem o mínimo direito de considerar a política como algo neutro. Cristo é PROFETA, SACERDOTE E REI, neste exato momento! E opera por sua PALAVRA  e ESPÍRITO por TODO MUNDO. Por todos os lugares Cristo tem o poder de renovar e santificar, isso em todas as áreas da sociedade, da cultura, da ciência e EM TUDO MAIS. Como ser sal da terra e ser neutro politicamente?

***

Referência: Que es politica cristiana frente a la del mundo, A. Janse, 1978. FELIRE.