5.5.14

Buscas bizarras feitas no Google e a Doutrina do Pecado

clique na imagem para ampliar

Buscas bizarras feitas no Google e a Doutrina do Pecado

O cristianismo começa com a doutrina do pecado. Søren Kierkegaard 

Não pense que a teologia é coisa de estudiosos monásticos, a teologia na prática está bem pertinho de você, ou melhor, dentro de você, em cada ato e ação. O site Search Factory listou perguntas que milhares de pessoas fazem todos os dias no Google, e as mais bizarras são duas: 

Como esconder um cadáver? 1.000 buscas por mês;

Como não ser pego por assassinato? 1,8 mil buscas mensais.

A teologia cristã ortodoxa ensina que todas as pessoas são escravas do pecado, temos continuamente tendências para termos pensamentos maus, falamos coisas más também e praticamos maldade. Não significa que ninguém faça algo bom, até mesmo um assassino psicopata pode deixar de fazer o mal em certos momentos, por exemplo, ele pode não matar seu vizinho.

O profeta Isaías disse pelo Espírito Santo a seguinte verdade infalível, que nós somos como o imundo, e toda a nossa justiça não passa de um pano sujo. Isaías 64.6.

Afirmamos que existe a semente de todos os pecados - dos pecados mais vis e piores - no melhor dos homens, como disse Thomas Brooks. Ou como ressaltou Jonathan Edwards: Quando olho para meu coração e enxergo minha iniquidade, ele parece um abismo infinitamente mais profundo do que o próprio inferno.

A teologia reformada chama essa doutrina de Depravação Total, mas entenda que não é total em absoluta constância prática do mal, não quer dizer que o ser humano é perverso tanto quanto possível, pois Deus limita a maldade dos homens. Precisamos entender o que disse o apóstolo Paulo em Romanos 3.10,11: Não há justo, nem um sequer; não há quem entenda, não há quem busque a Deus.

Isto significa que somos todos pecadores e necessitamos da graça de Deus, sem a intervenção da graça de Deus seremos duros de coração e não teremos nenhuma diferença dos assassinos e ocultadores de cadáveres. Não fosse a graça e misericórdia sobre o povo eleito de Cristo, muitos de nós estaríamos com nossas mãos sujas de sangue e uma pá na mão ou no mínimo alimentando mentalmente o desejo de vingança.

O "simples" fato de odiar o nosso próximo nos torna homicida, palavras das Escrituras:

Aquele que diz que está na luz, e odeia a seu irmão, até agora está em trevas. 1 João 2:9

Qualquer que odeia a seu irmão é homicida. E vós sabeis que nenhum homicida tem a vida eterna permanecendo nele. 1 João 3:15 

Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? 1 João 4:20 

Mas aquele que odeia a seu irmão está em trevas, e anda em trevas, e não sabe para onde deva ir; porque as trevas lhe cegaram os olhos. 1 João 2:11

Só nos resta temor e gratidão por maravilhosa graça!