29.10.25

NÃO SOU MAIS REFORMADO (NÃO COMO EU PENSAVA O QUE ERA SER REFORMADO)


 Mudar de entendimento doutrinário é fraqueza?

Alguém pode ao longo da vida cristã mudar de igreja, mudar de doutrina, enfim?

Não é incomum alguém que era pentecostal migrar para uma igreja mais tradicional, reformada, por exemplo, e acontece também o inverso. Alguém que era arminiano migrar para o calvinismo. Isso também pode acontecer tanto nas doutrinas sobre salvação até a escatologia.

No processo de mudança — às vezes repentino, às vezes gradual — alguns podem passar anos para realizar uma mudança teológica ou eclesiástica, outros são mais rápidos. Mas em todos os casos, um pensamento surge: "é a escolha certa?" Há nisso medo dos homens ou medo de Deus?

Em termos denominacionais, alguns saem do catolicismo para o evangelicalismo e vice-versa. Há ainda casos, mais complexos, em que alguém muda de entendimento e depois retorna a pensar da mesma forma. As dúvidas sempre irão surgir por um tempo... longo ou curto.

O medo de rejeição pode existir, o medo do ostracismo do grupo que tem o pensamento mais homogêneo e confessional. Alguns passam a vida presos em tradições por comodismo, por não querer mexer no que está quieto, enfim.

Pode surgir a dúvida: "talvez eu esteja errado..."

Uma pessoa que passou a vida ensinando uma posição, de repente mudar... para muitos isso é uma fraqueza. Há ainda aqueles que mudam o tempo todo, com muita frequência, de igreja, de doutrinas enfim... isso de certa forma é uma fraqueza, a depender das mudanças.

Mas e mudar num processo maduro e criterioso, de estudo...?

Óbvio que ficar duvidando o tempo todo e depois defendendo irá causar instabilidade e insegurança coletiva e individual. Isso tem seu lado negativo, óbvio. Mas nunca mudar? Mesmo reconhecendo erros... isso é certo?

Em primeiro lugar, o cristão deve amar a verdade

"Todo bom e verdadeiro cristão há de saber que a verdade, em qualquer parte onde se encontre, é propriedade do Senhor."
— Agostinho

"Visto que toda verdade procede de Deus, se algum ímpio disser algo verdadeiro, não devemos rejeitá-lo, porquanto o mesmo procede de Deus."
— Calvino

"Deus é Senhor de todo o saber e de toda a verdade."
— Princípio cristão

"Eu amo a verdade e não as seitas. Sou, algumas vezes, estoico ou acadêmico, e, muitas vezes, nada disso; mas sou sempre cristão. Filosofar é amar a sabedoria, e a verdadeira sabedoria é Jesus Cristo. Leiamos os historiadores, os poetas e os filósofos; mas conservemos em nossos corações o Evangelho de Jesus Cristo, que só Ele é perfeita sabedoria e perfeita felicidade."
— Petrarca


Satanás pode criar uma seita e seu slogan pode ser: "pessoas que mudam de opinião são fracas..."

O cristão deve ser um estudante da Bíblia, um bereano.

O cristão deve ser um estudante da Bíblia, manejar bem a palavra, não ser inconstante como uma folha ao vento, para lá e para cá.

O Espírito Santo é mestre interior e conduz a toda verdade. O Espírito Santo dá mestres à igreja, que amam a verdade. Deus ilumina nossas mentes para refletir em sua verdade. Deus nos dá uma mente racional para refletir a verdade e analisar questões.

Muitas questões já foram debatidas ao longo dos séculos e milênios. Encontrar uma perspectiva diferente numa doutrina ou noutra não é algo comum.

As doutrinas essenciais, basilares do cristianismo foram exaustivamente debatidas. Outras doutrinas demoraram séculos para amadurecer o entendimento. Por exemplo, a justificação pela fé: a clareza nuclear dessa verdade aconteceu em meio à Reforma Protestante em 1517. Antes, o entendimento não era popularizado nem comum.

Por isso é importante a igreja conhecer sua história e a história das doutrinas — geralmente um processo longo.

Em questões e perspectivas doutrinárias...

Individualmente, o crente pode e deve usar seu pensamento crítico, sem ir para a fogueira. Pedir orientação a Deus, estudar as doutrinas, comparar, revisar, revisitar, parar e refletir:

  • Qual a razão em acreditar nisso e não naquilo outro?
  • Como surgiu esta doutrina? Nenhuma doutrina surge do nada.
  • Permanecer em algo errado em nome de consistência, confiança e confiabilidade é certo?

Essas perguntas podem mudar a forma como se vê uma doutrina.

Nós andamos pela luz que Deus dá. Se você está convencido de que mudar de opinião é na verdade necessário, isso é um sinal de força e não de fraqueza. E também uma forma de obediência e temor a Deus.

Não é deixar de acreditar que Jesus é Deus... não se trata disso. Se trata de amar a verdade. Jesus é Deus — há mil razões que comprovam isso e temos os debates ao longo dos séculos e milênios.

Mas, por exemplo: sistemas de governo de igreja, modos de batismo, um ponto de vista escatológico, enfim... um ponto de vista da fé, das crenças nos milagres, no sobrenatural, no poder de Deus... e tantos outros assuntos. Perceba que não estou chamando nenhuma doutrina de secundária e opcional. A verdade é sempre a verdade. Quer conheçamos ou não.

Se Deus te convence que algo está certo ou errado, você admitir que está errado ou certo exige coragem... um sinal de força. A maioria das pessoas evita isso para proteger o ego ou sua reputação numa sociedade, medo de desagradar pessoas.

O Espírito Santo ensina

O Espírito Santo ensina a igreja ao longo da história, e o mesmo Espírito Santo ensina o crente individualmente ao longo de sua vida, sua história.

Individualmente estamos sempre aprendendo, crescendo no conhecimento e na graça. Crescer significa atualizar seus pontos de vista quando aprendemos algo.

A história está repleta de pessoas que mudaram de entendimento. Entender isso é refletir sobre os custos da mudança e buscar a paz na verdade, não buscar a paz na acomodação e no erro. A paz a qualquer preço é um erro e custa caro.

A palavra diz que nós julgaremos o mundo junto com Cristo. Como julgar o mundo e todas as coisas... e não julgamos nem a nós mesmos ao longo da nossa história?

"Vocês não sabem que nós vamos julgar até mesmo os anjos? Quanto mais as coisas desta vida!"
— 1 Coríntios 6:3

Será errado julgar um ensino por medo de ser rotulado de fraco ou errado, por causa da mudança?

A teologia é possível

Não é à toa que Deus deu à igreja a teologia. A teologia é possível: decompor um ensino em partes menores para um maior entendimento, para uma compreensão melhor.

Em teologia, ao longo dos milênios, ninguém hoje pode gritar com razão: "Eureka... descobri a roda!" Calma, jovem! Menos!

Por qual motivo os bereanos foram elogiados? Até o GPT sabe:

"Os bereanos foram elogiados por sua atitude 'mais nobre' de examinar as Escrituras para verificar a veracidade do que lhes era ensinado."

Hoje, questionar um ensino "intocável-confessional" como, por exemplo, "o papa é o anticristo" é motivo para uma sabatina de pedras nas mãos. Questionar o cessacionismo... o mesmo acontece em alguns meios cristãos. O livre-arbítrio é quase uma vaca sagrada indiana. Os solas reformados (petrificados) são intocáveis. Você tá louco mexer nisso!

Corrigindo: os solas mal interpretados.

As verdadeiras razões dos solas são válidas e são verdadeiras, mas interpretações dos solas superficiais, sem aprofundar em suas razões, são rasas. A revisão se faz necessária.

Os Solas não estão errados, mas não são suficientes...

Muitos interpretam os solas jogando sobre eles caminhões de terra de tradições e doutrinas de homens misturadas.

O pensamento crítico bereano sobre os solas seria:

Somente as Escrituras? O que você crê a respeito das Escrituras?

Somente Cristo? Excelente como ponto de partida. Em que você acredita sobre Cristo? Essa é a questão, pois todas as seitas pseudocristãs têm algum entendimento de Cristo. E mais: o que você faz com esse Cristo que você diz "Somente Cristo"?

Somente a fé? Ótimo para romper com a religião de obras... mas isso é um ponto de partida. A fé é o poder de Deus para realizar milagres?

Defender o "somente Cristo" deve ser pregar todo o Cristo das Escrituras, não selecionar passagens bíblicas.

Cristo disse que faríamos milagres maiores que os seus. Entende... que não adianta apenas dizer "somente Cristo"? 

Sim, só Cristo, é óbvio! Mas tem que ser o Cristo pleno, completo, inteiro.

O Cristo que cura os enfermos e expulsa demônios. O Cristo que para uma tempestade, que multiplica peixes e pães para alimentar milhares. O Cristo que ensina que tudo é possível pela fé. O Cristo que batiza seu povo com o Espírito para que seu povo faça o que ele fez e até coisas maiores.

Não o Cristo filósofo acadêmico de uma igreja fria.

O que Cristo fez não é para se transformar numa filosofia de vida meramente. Ou transformar suas palavras em alegoria e tradição. Pregar o contrário do verdadeiro Cristo é ser anticristo.

Voltemos ao papa: ele é um anticristo, sim, mas não é O Anticristo que uma escatologia mentirosa inventou. A Bíblia, por sinal, não fala de um personagem Anticristo líder mundial blá blá blá... mas sobre anticristos, no plural. Todo aquele que nega Cristo em algum aspecto de sua verdade age como um anticristo. Simples assim.

Rejeitar o Cristo pleno, inteiro, completo... é ser anticristo. E alguns são anticristos e ainda proclamam "somente Cristo".

Os solas reformados devem ser entendidos da maneira correta

Pregar TODA ESCRITURA. Crer e amar TODO O CRISTO. Receber e distribuir tudo de graça, incluindo dons do Espírito, profecias e todo tipo de sinais e maravilhas. Praticar tudo pela fé... o que é prometido pela fé? Tudo: cura, prosperidade e todos os tipos de bênçãos que herdamos por meio de Cristo. E finalmente, somente a glória... toda a glória que ele merece.

Alguém pode gritar: Ei! Isso é heresia de um fulano de tal. NÃO. Isso é Bíblia. Até que se prove o contrário. E não vale querer provar com empirismo, achismo e racionalismo não bíblico.

Mudar de opinião sobre os solas não é cancelar os solas, mas não ficar preso na má interpretação.

Somente as Escrituras! Sim! Ela é suficiente e única fonte perfeita da verdade. Ela promete cura, abundância e milagres, promete visões, sonhos e profecias pelo Espírito Santo. Deus não muda o que disse... ninguém pode mudar isso.

Somente a fé! Sim! Pela fé recebemos salvação, cura, vida abundante, o Espírito Santo, com visões, sonhos e profecias. Jesus disse que qualquer pessoa que crê pode realizar milagres... mover montanhas.

Somente a graça! Sim! Graça e poder como está em Atos 4:33, inclusive o poder de realizar maravilhas. A graça que diz que podemos nos aproximar do trono da graça para obter graça que nos ajude em tudo nessa vida. Essa graça precisamos e é a verdade.

Somente Cristo! Sim! A Bíblia diz que Jesus levou sobre si minhas enfermidades e carregou minhas doenças. Esse Jesus que prometeu realizar milagres, e tudo o que pedirmos em seu nome ele fará. O Jesus que enviou o Espírito Santo que traz visões, sonhos, línguas, profecias, poderes. Não existe outro Jesus.

Somente a glória a Deus! Sim! Os milagres trazem glória a Deus. Honrar todos os solas corretamente traz glória a Deus. Sim.

Pergunte:

O que a Escritura ensina? O que a fé produz? O que a graça faz? O que Cristo promete? No que Deus se gloria?

A conclusão dos solas deve ser esta.

Os solas não podem dizer uma coisa e ser outra. Rejeitar tudo que tem nas Escrituras e dizer "somente as Escrituras" é religiosidade vazia. Dizer "somente a fé" e rejeitar o que é prometido por meio da fé em nome de algum documento eclesiástico é um erro. Não se pode dizer "somente a graça" e rejeitar o que a graça faz. Não se pode dizer "somente Cristo" e rejeitar tudo que ele ordenou.

Se a tradição não ensina isso, rejeite a tradição. Se a glória não é de Deus, é do homem.

Reflexão

Você consegue perceber seus pontos cegos da tradição? O que você não consegue ver?

Não olhe para a superfície dos solas... olhe para as razões por trás deles.

Você tem medo de ser julgado pelos que se dizem tradicionais? Você já estudou para valer a origem das tradições não bíblicas?

Não se trata apenas de mudar de opinião e ser chamado de fraco ou outra coisa qualquer. Trata-se de amar as Escrituras.

Seja sincero. Escreva seu pensamento e aprimore seu pensamento crítico que ama a verdade. Peça ajuda para que Jesus aumente a sua fé.

A verdade destrói fortalezas mentais. Muitas tradições são fortalezas mentais.

Desconstrua o erro. Ative o modo demolição contra erros. Questione, reformule, revisite, faça revisão, teste, analise... em nome de Jesus, por amor à verdade, para a glória de Deus, com ajuda do poder do Espírito Santo.

Seja bereano. Estude os dois lados. A verdade é uma rocha.

Se estiver confuso, ore. Tem dúvida? Estude. Não acredite em homens apenas porque disseram algo. Os bereanos colocaram à prova Paulo. Já imaginou questionar Paulo?

E hoje muita gente tem receio de questionar os medalhões das tradições eclesiásticas. Muitas vezes o medalhão de barba branca está preso numa tradição com medo dos homens, com medo de ser julgado se mudar de entendimento.

Seja bereano. Não tenha medo de homens.

---

RM-FRASES PROTESTANTES