5.3.22

Rússia e Armagedon, existe relação bíblica?



Rússia e Armagedon, existe relação bíblica?

Raniere Menezes

 

O ex-televangelista Pat Robertson em seus 91 anos não desiste de “profetizar” sobre o fim do mundo, desta vez é sobre a guerra do momento entre Rússia e Ucrânia. Esta semana ele reapareceu para dizer que Putin está começando o Armagedon. De tantas tentativas um dia ele acerta. Em 1976 ele já anunciava o fim do mundo para os anos da Guerra Fria até 1982. Depois passou um tempo sem “profetizar” e nos anos de 1990 escreve um livro chamado O Novo Milênio, livro que fez uma previsão da destruição da Terra em 29 de abril de 2007. Ganhou quase duas décadas de expectativa falha.

 

O Jornal Jerusalém Post (02/03/2022) publicou que o Pat Robertson fez nova “profecia” sobre a Rússia,  dizendo que o presidente russo Vladimir Putin está sendo "impulsionado por Deus" para trazer o Armagedon, declarou que o presidente russo Vladimir Putin está simplesmente seguindo o plano de Deus para instigar o "Fim dos Tempos" e a batalha final contra Israel. E ainda diz, conforme profetizado na Bíblia. Diz o “profeta”, Putin invadiu a Ucrânia mas seu objetivo é Israel.

 

Robertson citou versos do livro de Ezequiel sobre como as nações unirão forças para se levantar contra Israel, afirmando que a invasão da Rússia é simplesmente o precursor desses eventos. O líder evangelista, que fez afirmações semelhantes sobre o fim dos tempos em 1976 e 1990/2007, afirmou que o conflito na Ucrânia é o ponto de partida para um dos grandes exércitos bíblicos que se reunirão para o fim dos tempos.  "E ele se conectará com a Turquia através da pequena ponte (terrestre), e eles se unirão", explicou Robertson. "E então, você olha para o norte do Sudão, você tem um país muçulmano lá, e lá estão todos eles. A Pérsia, é claro, é o Irã."

 

Ao revisar um mapa-múndi, Robertson chamou a atenção para um "ponto de estrangulamento" entre a Turquia, a Bulgária e a Grécia, afirmando que esse ponto pode ser de grande interesse para a Rússia. O evangelista cita Ezequiel 38.

 

Robertson terminou suas observações dizendo: "E Deus está se preparando para fazer algo incrível e isso será cumprido".

 

Aviões a jato, mísseis e armas atômicas.

 

Tudo isto você procurará em vão em Ezequiel capítulos 38 e 39 e não encontrará. No entanto, você encontrará cavalos, arcos e flechas, escudos, tacos e carros. Se a profecia de Gogue e Magogue foi escrita prevendo mais de 2500 anos no futuro, desde os dias de Ezequiel, por que Deus não descreveu a batalha em termos com os quais pudéssemos nos relacionar e entender? Por que confundir os primeiros leitores de Ezequiel e a nós?

 

Há muitos livros que tentam argumentar que os eventos previstos em Ezequiel 38 e 39 estão em nosso horóscopo profético, e parece que a cada mês novos livros e artigos aparecem insistindo que “dada a atual situação mundial, a [3ª] guerra é inevitável”, com base no que lemos na profecia de Ezequiel. É claro que uma guerra nuclear pode ocorrer, mas temos que questionar se passagens da Bíblia como Ezequiel 38 e 39 e Zacarias 12 fazem essa previsão.

 

E se lermos Ezequiel 38 e 39 literalmente? É possível que a aliança Gogue e Magogue que foi projetada para "destruir, matar e aniquilar todos os judeus, jovens e idosos, mulheres e crianças" já tenha ocorrido? Quer saber mais? Temos um e-book gratuito sobre este assunto (autor: Cesar Francisco, editor da Revistã Cristã.org), com uma abordagem bíblica e histórica, vale a pena conferir.

 

Os textos de Ezequiel capítulos 38 e 39 nos mostram uma famosa profecia sobre a temida guerra de Gogue e Magogue que acontece no “fim dos tempos”. Todos aqueles que se dedicam a estudar as profecias bíblicas, já se depararam com esses dois capítulos proféticos. Esse tema é um dos poucos textos que trazem bastante dificuldades a todas as escolas escatológicas. Há muitos autores que tentam argumentar que os eventos previstos em Ezequiel 38 e 39 estão para acontecer no presente momento, principalmente por causa das tensões que estão ocorrendo entre os EUA e o IRÃ, no exato momento da escrita deste e-book, mas esses autores encontram sérios problemas exegéticos e teológicos. A dificuldade não é uma exceção para os que defendem a escola preterista. No entanto, neste e-book, o autor lança luz nova sobre essas porções escuras das Escrituras que não prejudicará ninguém e pode beneficiar a todos. -- Mateus Fonseca, Editor do blog Arquivo Preterista. – Confira no link:

http://www.revistacrista.org/Literaturas/A_Alianca_de_Gogue_e_Magogue_no_Fim_dos_Tempos.pdf