24.9.10

Colocando à prova todas as coisas: razões fundamentadas porque não se deve crer num suposto avivamento hoje do evangelicalismo brasileiro

Há basicamente dois ramos que difundem uma mensagem de um suposto avivamento no Brasil: os pentecostais e neo-pentecostais. Alguns pentecostais são mais cautelosos ao alarmarem avivamento, porém os “neo” baseiam sua propaganda exatamente num suposto avivamento acompanhado de “milagres”, prosperidade e ampla divulgação. Biblicamente não devemos afirmar que os milagres cessaram, mas devemos combater os falsos milagres e milagreiros, devemos combater os neo-pentecostais, devemos colocar À PROVA TODAS AS COISAS. Falsos ministérios, falsas profecias e falsos milagres devem ser expostos.

Em linhas gerais o cenário brasileiro é dominado em termos de repercussão avivalista pelos neo-pentecostais e estes estão divididos entre três destaques (todos os outros ministérios “neo” seguem estes, uns mais outros menos): Igreja Mundial do Poder de Deus (Valdemiro Santiago), Igreja Internacional da Graça de Deus (R.R. Soares) e Igreja Universal do Reino de Deus (Edir Macedo). Num hipotético gráfico de amostragem a IURD é a mais criativa, inovadora e agressiva em termos de recrutamento de fiéis-doadores, seguida da não menos criativa e agressiva,  a Mundial. A supostamente mais equilibrada, um meio termo entre a Mundial e a IURD é a Internacional da Graça. Tudo parece ser mais calmo e moderado, mas também não menos exploratória. Analisando um pouco esta teremos um leve parâmetro das outras.

PARA LER +MAIS AQUI