11.1.09

Propaganda Ateísta - Ateístas espanhóis adotam campanha britânica


A comediante Ariane Sherine escreveu um artigo para o jornal inglês The Guardian sugerindo que os ateístas ingleses deviam se juntar e pagar por um anúncio ateísta para colocar num ônibus de Londres. Desta forma, podia haver uma alternativa aos múltiplos anúncios sobre Deus.

A comediante fez umas contas e chegou à conclusão que se 4,680 ateístas contribuíssem com 5 libras (cerca de 6 euros) seria possível colocar um anúncio num onibus durante duas semanas com a frase “provavelmente não há Deus. Portanto, deixe de se preocupar e continue com a sua vida” (There’s probably no God. Now stop worrying and get on with your life, em Inglês).

Um blog político chamado Jon Worth colocou uma conta on-line para serem recolhidas as contribuições e a mensagem espalhou-se rapidamente e começaram as contribuições.

Choveram os donativos e a Associação Humanista Britânica (AHB) arrecadou 150 mil euros (que paga a publicidade em 800 onibus), ultrapassando a estimativa inicial de cinco mil euros. Só essa quantia foi oferecida pelo biólogo Richard Dawkins, autor de A Desilusão de Deus.

"Provavelmente Deus não existe. Então, deixe de se preocupar e desfrute a vida", diz a campanha publicitária, um sucesso polémico que chega agora a Espanha.

"O nosso objetivo é tornar visível a existência de milhões de cidadãos ateus. Cerca de 20% dos espanhóis dizem-se ateus ou agnósticos. Isso significa que, depois da Igreja Católica, representamos a segunda opção", disse o presidente da União de Ateus e Livre-Pensadores, Albert Riba, ao jornal El Confidencial.

A Espanha é o primeiro país a usar a frase britânica.

Em Madrid, já está funcionando a contra-mensagem cristã: "Deus existe. Goza a vida em Cristo."

O grupo de pressão Christian Voice apresentou um protesto formal, argumentando que a campanha é uma violação do código da publicidade britânico em matéria de veracidade ou de fatualidade. "Tenho pena que a autoridade da publicidade tenha de se pronunciar sobre a probabilidade da existência de Deus", disse ironicamente a directora da AHB, Hanne Stinson.

A iniciativa atraiu a atenção dos ateístas noutros países e, em novembro passado, os onibus de Washington surgiram com a frase "Porquê acreditar num deus. Seja bom, for goodness'sake" (um trocadilho que significa "a bem da bondade" ou "por amor de Deus"). Na Austrália, a frase "Ateísmo - durma até tarde nas manhãs de domingo" foi recusada.

Fontes:
1. Diário de Notícias
2. Portal Ateu

Eis algumas frases protestantes e interessantes sobre ateísmo:

Para ser ateu, é necessário uma medida de fé infinitamente maior do que para admitir todas as grandes verdades que o ateísmo nega.
Joseph Addison



O ateísmo é a morte da esperança, o suicídio da alma.
Anônimo



É tão difícil um ateu encontrar Deus quanto um ladrão encontrar um policial.
Anônimo



Um problema que um ateu enfrenta é que ele não tem com quem conversar quando está
só.
Anônimo



Nenhum homem diz "Deus não existe", a não ser aquele que tem interesse em que ele não
exista.
Agostinho



O mundo ainda está esperando pelo primeiro ateu sábio.
J. Blanchard



Quem não acredita na existência de Deus é mais vil do que um demônio. Negar que Deus existe é uma espécie de ateísmo que não será encontrado nem no inferno.
Thomas Brooks



Ateu é um homem que não tem nenhum meio invisível de sustento.
John Buchan



Negar a existência de Deus é praticamente a mesma coisa que fechar um olho. Talvez seja esta a razão por que Deus nos deu dois olhos.
C. A. Coulson



Para ser ateu não é preciso ter cérebro.
Dwight D. Eisenhower



O ateu está um passo à frente do diabo.
Tomas Fuller



Sempre me pareceu inteiramente absurdo o fato de um ateu manifestar tão profunda consideração pelos produtos de um universo no qual o acaso é rei.
Michael Green



Admira-me encontrar uma pessoa inteligente que luta contra algo que ela mesma não crê absolutamente que exista.
Mohandas Gandhi



O diabo divide o mundo entre o ateísmo e a superstição.
George Herbert



A moralidade ateísta não é impossível, mas nunca satisfará nossos objetivos.
Roswell D. Hitchcock



Posso entender que é possível olhar para o chão e ser ateu, mas não posso conceber como alguém pode olhar para o céu e dizer que Deus não existe.
Abraham Lincoln



A melhor resposta a um ateu é oferecer-lhe um bom jantar e perguntar-lhe se ele crê que existe um cozinheiro.
Louis Nizer



Ateísmo é um negócio cruel e de longo prazo.
Jean-Paul Sartre



Em seu coração, a religião do ateu tem um vazio com a forma de Deus.
H. G. Wells



Não há ateus em trincheiras nem em botes salva-vidas.
James Whitaker


Finalizo com o teólogo de Genebra:

De acordo com o livro de Romanos, a descrença é resultado do pecado; ela se origina num esforço de “suprimir a verdade em injustiça”. De acordo com João Calvino, Deus nos criou com uma tendência a ver Sua mão no mundo ao nosso redor; “um sentimento de divindade”, ele diz, “está escrito no coração de todos”. Ele continua:

De fato, a perversidade do ímpio, que embora se debata furiosamente não consegue se livrar do temor de Deus, é testemunho abundante de sua convicção de que há um Deus, essa convicção é inata a todos e fixada profundamente em nós, como se estivesse na nossa essência… Disso nós concluímos que isso não é uma doutrina que deve ser primeiro aprendida no colégio, mas uma que cada um de nós traz desde o ventre materno e que a natureza não permite com que esqueçamos.

Indico a leitura de Evolução Vs Naturalismo
Visite o Blog APOLOGIA