25.11.07

Citações Variadas XXIX

Será que o protestantismo conservador irá resistir a forte imposição do pós-modernismo? Até quando a inerrância bíblica, o criacionismo e o monoteísmo irão resistir? Pois não só é o mundo que ataca, mas a própria igreja proselitista e sectarista! Como manter viva uma tradição perante o conflito entre o velho e o novo? Quem irá gritar profeticamente se os que se dizem tradicionais muitas vezes não fazem oposição ao mundo? Será que estamos caminhando para uma religião individual?
Raniere Maciel Menezes



Cada vez mais a reflexão e a crítica estão sendo reprimidas no campo eclesiástico, o que vale é trabalhar com enigmas, símbolos transcendentais, simulacros e virtualidades. Como fazer apologética? Quem irá frear e como frear essa força constante? A experiência marcante do protestantismo é puramente literária e verbal, como reverter (reformar) esse movimento pulsional, esse empuxo transcendental do cristianismo neuro-simbólico-estético-visual?
Raniere Maciel Menezes



Como reformar a teologia caricaturesca? Como combater os líderes carismáticos carnavalescos?
Raniere Maciel Menezes




Ou investigamos as coisas à luz da verdade (absoluta!) ou não haverá verdade.
Raniere Maciel Menezes




Dizer que o que é, é, e que o que não é, não é, eis a verdade.
Aristóteles




Devemos ter em mente que a igreja e satanás são inimigos declarados. Lançam-se um contra o outro.
Willian Hendriksen




Na batalha contra satanás não há lugar para os Demas.
Willian Hendriksen



Deus escolheu a Sua própria família.
Charles Spurgeon




Tu, Senhor Jesus, és a minha justiça, e eu sou o teu pecado; tomaste em ti mesmo o que não eras e deste-me o que não sou.
Lutero




[Sobre o calvinismo]:
Nós não podemos ser uma seita. Nós não podemos querer ser uma seita e não podemos ser uma, a não ser que neguemos o caráter absoluto da verdade.
Bavinck




[Não é permitido ao cristão]:
Naturalmente seria muito mais fácil abandonar essa era aos seus próprios caminhos, e procurar nossa força em sossegado retiro. Todavia, nem semelhante descanso nos é permitido aqui.
Bavinck




Deus é soberano em tudo!
Teologia Reformada




Eu amo a verdade e não as seitas. Sou, algumas vezes, estóico ou acadêmico, e, muitas vezes, nada disso; mas sou sempre cristão. Filosofar é amar a sabedoria, e a verdadeira sabedoria é Jesus Cristo. Leiamos os historiadores, os poetas e os filósofos; mas conservemos em nossos corações o Evangelho de Jesus Cristo, que só Ele é perfeita sabedoria e perfeita felicidade.
Petrarca




Ser ortodoxo não significa ser da igreja ortodoxa patriarcal, mas estar de acordo com a ortodoxia da Reforma Protestante.
Raniere Maciel Menezes




Deus é Senhor de todo o saber e de toda a verdade.
Princípio cristão




[Que se arrepiem os anti-humanistas]:
Tudo o que de bom foi dito por eles [filósofos] pertence a nós, cristãos, porque nós adoramos e amamos, depois de Deus, o Verbo, que procede do mesmo Deus ingênito e inefável.
Justino Mártir




[Que se arrepiem os anti-humanistas]:
Se reputamos ser o Espírito de Deus a fonte única da própria verdade, onde quer que ela haja de aparecer, nem a rejeitaremos, nem a desprezaremos, a menos que queiramos ser insultuosos para com o Espírito de Deus.
Calvino




[Anti-humanistas, arraquem os cabelos]:
Visto que toda verdade procede de Deus, se algum ímpio disser algo verdadeiro, não devemos rejeitá-lo, porquanto o mesmo procede de Deus.
Calvino




[Há um humanismo bíblico]:
Todo bom e verdadeiro cristão há de saber que a verdade, em qualquer parte onde se encontre, é propriedade do Senhor.
Agostinho