19.3.17

TOMAR DECISÃO EM PROVÉRBIOS OU CONFIAR NO SENHOR NAS TOMADAS DE DECISÕES


TOMAR DECISÃO EM PROVÉRBIOS OU CONFIAR NO SENHOR NAS TOMADAS DE DECISÕES
R.M.MENEZES

Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento.
Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.
Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal.
Provérbios 3:5-7

Confia ao Senhor as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos.
Provérbios 16.3

Uma das atitudes mais importantes de todo ensino cristão é CONFIAR EM DEUS. Confiar não apenas da boca para fora, mas de coração, com sinceridade. Provérbio ensina que devemos confiar no Senhor em TODOS os nossos assuntos, mas confiar PLENAMENTE, FIRMEMENTE, confiar em sua sabedoria, poder, bondade, providência, promessas, misericórdia e verdade. E confiar em Deus traz em si um elemento oposto, “Não se apegar ao seu próprio entendimento”.

O que significa se apoiar no próprio entendimento? Significa não realizar seus planos sem a benção de Deus, em todos os seus caminhos. Significa não confiar em sua própria força, nem riqueza nem amigos, em nada, senão Deus.

O que significa RECONHECER Deus em todos os caminhos? Significa PRATICAR o que você CONHECE DE DEUS. Novamente CONFIAR em sua sabedoria, poder, bondade, providência, promessas, misericórdia e verdade. Seguir a sabedoria e conselhos de Deus.

Confie na soberania de Deus, em todos os teus negócios, procure o melhor modo de agradá-lo e glorificá-lo. Ele firmará teus passos para que teu caminho seja seguro e bom. Não se afaste da misericórdia nem da verdade nem do bem.

Não perca sua fé genuína. Deus é sábio em fazer sempre o melhor. Se apoiar no próprio entendimento é se segurar numa cana quebrada.

Uma regra de ouro prática: Não projete nada além do que é lícito. Ore a Deus que Ele o dirija em todos os casos e acima de tudo sejamos gratos. Se o caminho é agradável, sejamos gratos. Se o caminho é espinhoso sejamos submissos e gratos. O caminho de Deus sempre é bom e seguro, mesmo pedregoso.

Confiar na vontade de Deus é o segredo de toda a verdadeira grandeza, é sair de todas as nossas ansiedades, planos e medos, e ir em direção à segurança do Senhor.

CONFIANÇA é o coração da verdadeira sabedoria. A AUTOCONFIANÇA é a negação da sabedoria.

Confia no Senhor, não em criatura, nem em força, nem em sabedoria própria, nem riqueza, nem privilégios, nem estratégias, alianças, nem na educação. Lembre-se, o coração é terrivelmente enganoso. E o mundo ensina, confie em seu coração.

Não confie em obras de justiça humana, nem em profissão de religião, não confie em si, mas somente no Senhor, Pessoa de toda graça, Senhor de todas as bênçãos. Confie nele em todos os momentos, em tempos de aflição, tentação, trevas. Todo poder e força estão nele para nos ajudar. Seu amor, graça, misericórdia são imãs que nos atraem a ele.

Considere o que ele já fez na história e na sua vida, isso deve nos encorajar. Quem confia no Senhor desfruta de paz e segurança.

Confie em Cristo, em sua justiça, em seu sangue, seu perdão, em seu poder para proteção e preservação, para a salvação e vida eterna com Deus. Aquele que começou boa obra irá concluir.

Que sua fé não seja fingida. Não faça apenas uma confissão de confiança, mas de todo coração. Se sua fé está fraca, peça para Deus aumentar, peça sabedoria, Ele mesmo orienta que devemos pedir essas coisas.

Os homens não devem depender de sua própria sabedoria e compreensão, na condução da vida, mas devem buscar a direção e a bênção da Providência, ou de outra forma encontrarão decepção; E, quando tiverem sucesso, não o atribuirão à sua própria prudência e sabedoria, mas à bondade de Deus. Seja dependente de Deus e grato. A autossuficiência tem lançado muita gente no abismo.

Quando Deus diz: Confia tuas obras a mim, Ele está dizendo, “Entrega teu fardo pesado a mim, é pesado demais para você suportar só.” Tudo é tudo! Tudo que você faz, ações, preocupações, sempre dependemos da Providência e da Graça.

Lança o peso da tua preocupação sobre Deus e deixa com Ele, pela fé e dependência. Pela fé ore e acalme seus pensamentos e diga “seja feita a vontade do senhor” e lembre-se que todas as coisas cooperam para o bem dos que amam a Deus. Tudo que for para a glória de Deus será estabelecido.

O tolo confia em sua própria força, mérito e justiça. E confia em seu próprio coração. Quantas vezes seu coração já lhe enganou? Até quando você irá confiar nele? Um antigo e sábio teólogo disse que “o coração é uma fábrica de ídolos”. E muitas vezes o próprio coração torna-se um ídolo.

Calmo, sereno e tranquilo, diz a letra da música. Confie no Deus conhecido. Confie em sua Palavra, em suas promessas, com alegria e contentamento. O único caminho para a segurança é em direção à vontade de Deus.