27.4.15

Salmo 126 - GRANDE ALEGRIA PELO LIVRAMENTO E ESPERANÇA PELA COLHEITA


Salmo 126 - GRANDE ALEGRIA PELO LIVRAMENTO E ESPERANÇA PELA COLHEITA

Autoria desconhecida, pode ter sido um levita ou profeta.

O Salmo foi composto durante o regresso do povo hebreu do cativeiro babilônico.

A profecia de Jeremias, que designara setenta anos para o fim do cativeiro, realmente se cumprira [Jr 25.12e 29.10]. Deus não esquece suas promessas!

ESTÁ DIVIDIDO EM 3 PARTES:

PARTE 1. O salmista exorta o povo que havia regressado do cativeiro à gratidão e louva de modo sublime a graça do livramento. Estavam voltando para sua pátria pela mão de Deus e não por qualquer favor dos homens ou por acaso ou sorte.

PARTE 2. O salmista faz uma oração para que Deus aperfeiçoe a obra que Ele mesmo havia começado.

PARTE 3. O salmista fortalece sua esperança que haverá restauração plena e total mas sabe que não é algo imediato, essa possível demora pode lhe trazer fadiga mas a sua esperança é que embora a semente fosse regada com lágrimas a colheita será com grande alegria.

É um salmo que não deixa lugar para a ingratidão, porque sem dúvida foi obra de Deus.

O profeta estava exortando os fiéis à paciência quanto ao futuro.

Por isso, o profeta, não sem razão, os exorta a labutarem diligentemente e a perseverarem em meio às contínuas dificuldades, sem esmorecerem, até que estivessem em circunstâncias mais favoráveis.

Nossa vida é comparada ao período de semeadura. E, visto que, frequentemente, acontece que temos de semear em meio às lágrimas devemos elevar nossa mente à esperança da colheita, para que a tristeza não enfraqueça ou afrouxe nossa diligência.

Aprendamos a aplicar nossa mente à contemplação do resultado que Deus promete. Assim, perceberemos que todos os crentes têm um interesse comum nesta profecia de que Deus não só enxugará as lágrimas dos olhos deles, mas também difundirá júbilo indizível no coração deles.

Outras aplicações finais:

Deus dá livramento para sua igreja para que possamos nos alegrar nele. O grande livramento nos deixa como quem sonha um sonho bom e não queremos ser acordados!

A redenção em Cristo nos livra da ira, nos livra da escravidão do pecado e da escravidão a satanás!



Raniere Menezes

***

Referência:

João Calvino