26.10.07

CITAÇÕES VARIADAS XIX

É inútil oferecer liberdade a quem foi educadamente condicionado a ser escravo.
Paráfrase Coletânea de Raimundo Vieira de Melo


Só os fortes têm a coragem de ser sinceros.
Coletânea de Raimundo Vieira de Melo


Opinião pública é sinônimo de insensatez coletiva e de paranóia generalizada.
Coletânea de Raimundo Vieira de Melo


Na igreja institucionalizada desvirtuada o membro vale não tanto pelo que pensa, mas, pelo que pesa.
Paráfrase Coletânea de Raimundo Vieira de Melo


O conhecimento mais valioso é o das nossas possibilidades como também das nossas limitações.
Coletânea de Raimundo Vieira de Melo


Nenhum raciocínio de um membro de igreja isolado, por mais legitimo que seja, consegue resistir a dialética dos lideres déspotas.
Raniere Maciel Menezes


Toda lei, que não consulta a consciência nem respeita a dignidade da pessoa humana, é tirânica.
Coletânea de Raimundo Vieira de Melo


Os preconceitos valem mais que o bom senso.
Coletânea de Raimundo Vieira de Melo


Faz-se da contestação e do confronto o crime magno de uma sociedade religiosa; de uma igreja legalista, e não consideram relevantes o fraticínio, o adultério, a fornicação, a fraude, a sonegação, a exploração dos mais pobres, a cobiça, a inveja, a omissão, e o poder que levam a própria desintegração da comunidade.
Raniere Maciel Menezes


Os humanos são anfíbios – metade espírito, metade animal. Enquanto espíritos, pertencem ao mundo eterno, mas, como animais, habitam o tempo. Isto significa que enquanto seu espírito pode ser dirigido para um objeto eterno, seus corpos, paixões e imaginações estão em continua mudança, pois estar situado no tempo significa mudança. A maneira pela qual mais se aproxima da constância, portanto, é a ondulação – o repetido retorno a um nível do qual eles repetidamente decaem, uma série de altos e baixos. Eis a oscilação em todo setor da vida – trabalho, amizades, apetites físicos, tudo aumenta e diminui. Enquanto se vive na terra, períodos de riqueza e vivacidade emocional e corporal se alternarão com períodos de entorpecimento e pobreza. – Eis o fenômeno natural. (...) Às vezes passamos mais períodos de baixa do que com os de alta.
C.S. Lewis


Os humanos vivem no tempo, e experimentam a realidade sucessivamente. Para experimentar muito da realidade, portanto, tem de experimentar muitas coisas diferentes; em outras palavras, tem de experimentar a mudança. (...) Os humanos têm “horror da mesma velha coisa”.
C.S. Lewis


A gula escraviza, pois é sensualidade. O estômago e o paladar podem produzir lamúria, impaciência, inclemência e egoísmo. O estômago pode dominar toda uma vida.
C.S. Lewis


Os homens viram glutões com a ajuda de sua vaidade. Acham-se grandes conhecedores de comida.
C.S. Lewis


Um ego não é outro ego. Meu bem é o meu bem, e teu bem é teu bem. O que um ganha o outro perde. Mesmo um objeto inanimado é o que é ao excluir todos os outros objetos do espaço que ocupa; se ele se expande, o faz empurrando para o lado outros objetos ou absorvendo-os. Um ego faz o mesmo.
C.S. Lewis


O homem nasce com um senso de posse. Os humanos estão sempre fazendo reivindicações de posse que soam igualmente divertidas no Céu e no Inferno.
C.S. Lewis


Alguns religiosos quando dizem “meu Deus” não difere muito de “meus sapatos”, significando “o Deus sobre quem faço reivindicações por meus distintos serviços e a quem exploro do púlpito.” – o Deus no qual arrumei um cantinho.
C.S. Lewis


Quando é que o humor e o riso humano tornam-se irreverência? Quando o que é virtuoso vira piada. E quando a piada é genuína? Quando o vício vira virtude.
Respostas baseadas no pensamento de C.S. Lewis


E quando estamos sós, sem mais testemunhas que Deus e nossa consciência, que é da honra? “Meu filho”, dizia J. Rousseau, “desconfia da honra humana, é muito pouca coisa quando o sol esta posto”.


Muitos pastores que se acham plantadores de igrejas ou evangelizadores não passam de arrebatadores de membros descontentes de outras igrejas que derivam de problemas circunstanciais; são simplesmente aproveitadores da dissensão de outros rebanhos; são popularmente chamados de pescadores de aquário; E ainda se gabam de ser isso um dom ou chamado, são oportunistas mesmo! e não missionários!Por onde passam deixam o rastro e mães solteiras.Cada igreja que deixa pra trás é mais uma mãe solteira.
Raniere Maciel Menezes


Cristo morreu de braços abertos e os cristãos continuam de braços cruzados, amorfos, frios e indiferentes.
Coletânea de Raimundo Vieira de Melo