15.1.24

Um cordão triplo - Eclesiastes 4.12


E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa
. -- Eclesiastes 4:12.


Li em algum lugar que os antigos tebanos (Batalhão Sagrado de Tebas) tinham em seu exército um grupo de homens comprometidos fortemente com a amizade e o companheirismo entre si. Eram, portanto, quase irresistíveis; eles se mantinham unidos por uma união causada por um princípio vivo que os impregnava e inspirava a todos; portanto, quando o inimigo os atacava, era como o mar quebrando na costa imóvel. Se nós, como membros da igreja e irmãos cristãos, formos um só de coração, seremos irresistíveis. O Salvador reivindica nosso amor. Fomos purificados na mesma fonte preciosa, todos comemos do Pão que desceu do céu e bebemos da Rocha Espiritual. Mantenhamo-nos mais unidos do que nunca – pastores, oficiais, pessoas, enfim, pois “um cordão triplo não se rompe rapidamente”.


"Um cordão triplo não se rompe facilmente." Não sabemos disso por uma triste experiência? FOI POR CABOS COMO ESTES QUE FOMOS ORIGINALMENTE MANTIDOS EM ESCRAVIDÃO. Não sei quantos fios havia neles, quantos fios continham. Não três, talvez, trinta, ou melhor, trinta mil influências malignas estavam nos arrastando para baixo e nos mantendo firmes. Tudo o que sei é que eles não foram quebrados rapidamente. Foi necessário o querido Filho de Deus para quebrá-los, o amor do Pai e o poder do Espírito, e nossa fé e arrependimento, gerados do Alto em nossos corações. Satanás conhece o poder da unidade se não o fizermos. “O mundo, a carne e o diabo”, um trio terrível, estavam unidos contra nós. Foram as cordas deste triplo inimigo que nos mantiveram presos. Eram cordas triplas e não se quebravam facilmente. O pecado tem vários formatos e tipos. Há três palavras no Livro de Deus que descrevem o pecado, e creio que posso aplicá-las ao cordão tríplice. Existe INIQUIDADE, aquilo que está fora do prumo, ou fora da linha, ou fora do nível. Existe PECADO, errar o alvo, ir além; desviar uma flecha ou ficar aquém do alvo. Há também TRANSGRESSÃO, rompendo as regras estabelecidas por Deus, ultrapassando os limites que Ele fixou, estabelecendo marcos próprios em vez de considerar os de Deus. Cada um deles pode ser considerado como um fio na corda do pecado, e todos nós fomos presos por isso. "Um cordão triplo não se rompe rapidamente." Foram necessários anos de esforço, puxões e puxões por uma mão Onipotente para quebrar essas cordas em pedaços. Graças a Deus! Está feito, e que eles nunca mais poderão ser emendados, nem jamais lançados sobre nós como eram originalmente.


FOI POR CORDAS COMO ESTAS - cordas que não se rompem rapidamente, cordas triplas, QUE FOMOS LIBERTOS DO PODER DO PECADO. A forma da metáfora muda um pouco à medida que a usamos agora. Estávamos num buraco horrível por causa do pecado. O pecado sempre nos afunda, e estávamos afundando cada vez mais nele, e no lamaçal que estava no fundo dele. Como nos levantamos? Não havia nenhuma escada para subirmos; não abrimos entalhes no poço com nossa própria força e sem ajuda, e assim nos ajudamos a alcançar a luz e a liberdade. Não; Deus teve misericórdia de nós. Ele, na pessoa de Seu Filho, veio até a boca do poço e olhou para nós com olhos de amor. O amor de Cristo, a morte de Cristo, a ressurreição e a ascensão ao céu – são como outro cordão triplo. Assim que nossos olhos se abriram e vimos essa corda balançando, por assim dizer, diante de nós, Deus nos deu forças para saltar até ela, e Ele fez o resto; não, Ele fez isso, pois não teríamos acreditado a menos que o Espírito tivesse inspirado a fé. Ele nos atraiu com as cordas do amor.


SÃO CORDAS COMO ESTAS, cordas triplas, cordas que não se rompem rapidamente, QUE AGORA SOMOS MANTIDOS CATIVOS. Pela criação, cuja reivindicação agora entendemos melhor do que nunca; pela regeneração, para o mistério do qual eles e nós somos diariamente conduzidos; pela consagração, tanto da parte de Deus quanto da nossa, somos Seus e Dele para sempre. Essas cordas nos prendem às pontas do altar. "E agora permanecem a fé, a esperança, o amor, estes três, mas o maior deles é o amor." Penso que este é outro cordão triplo pelo qual estamos ligados; ligados uns aos outros, ligados à cruz de Cristo, ligados a este livro abençoado e ligados ao céu. (Spurgeon.)


RM-FRASES PROTESTANTES

https://biblehub.com/sermons/auth/spurgeon/a_threefold_cord.htm