14.1.24

NÃO PEÇA PROBLEMAS EMPRESTADO


Não Peça Problemas Emprestado

Lucas 12:22-28

E disse aos seus discípulos: Por isso vos digo: Não vos preocupeis com a vossa vida, com o que comereis; nem para o corpo…

 

Há uma tendência preocupante e imprudente de alguns indivíduos que escolhem, conscientemente ou não, "pegar problemas emprestados". Este comportamento insensato é comparado à prática de emprestar dinheiro, onde a não habilidade de investi-lo pode resultar em desvantagens significativas. Ainda assim, pegar emprestado dinheiro pode ter benefícios se multiplicado seu valor inicial. Mas quando se trata de antecipar problemas em geral, a ansiedade nunca é benéfica.

 

Em vez de enriquecer nossas vidas, problemas desnecessários não oferecem benefícios tangíveis. Outra comparação é feita com o ato de emprestar um bom livro, cujo estudo e leitura podem proporcionar ganhos valiosos. Um livro emprestado pode ser de grande valor ao leitor. Mas, “morrer” antecipadamente por causa de problemas, é um empréstimo nocivo, destrutivo, ao contrário de um investimento financeiro ou intelectual, que podem contribuir para nosso crescimento.

 

Nunca é bom sofrer antecipadamente por problemas, profetizando ansiosamente o mal antes mesmo de acontecer. Este mau hábito é criticado por desafiar a sabedoria convencional, levantando a questão sobre a validade de se envolver em preocupações prematuras. Ao fazer isso, corremos o risco de retirar a luz da alegria do presente, desviando nossos pensamentos do momento atual e perdendo a oportunidade de desfrutar das alegrias imediatas. Não faz sentido buscar problemas antes que naturalmente surjam em nossas vidas. Afinal, a busca antecipada de problemas pode privar-nos da experiência completa e valiosa de lidar com eles no momento adequado.

 

Ao invés de pedir emprestado problemas, devemos abraçar a incerteza da vida com uma mente aberta, confiante na Providência de Deus e concentrar-nos no presente, permitindo que os desafios se revelem no tempo certo. Afinal, é na abordagem consciente do agora que encontramos verdadeira sabedoria e a capacidade de extrair as lições valiosas que a Providência  tem a oferecer.

 

Onde está, então, a sabedoria de profetizar o mal para que possamos “pegar problemas emprestados” dele?

 

"Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal." Mateus 6:34. -- Jesus está ensinando os seus a confiarem em Deus para as provisões diárias e a não ficarem ansiosos com o futuro, reconhecendo que cada dia já tem suas próprias preocupações e desafios.

 

RM-FRASES PROTESTANTES

(Notícias da Aliança) - Adaptado

https://biblehub.com/sermons/pub/do_not_borrow_trouble.htm