12.1.24

Semente de Mostarda


Felipe Sabino, esposa e Dawson Campos (Foto: 2007) -- Monergismo e Textos da Reforma .net -- A explosão de recursos teológicos em português passou por estes caras.


Semente de Mostarda


Na virada do milênio, há 24 anos, testemunhamos um momento de expansão do conhecimento da teologia protestante, anteriormente restrito a seminários e igrejas. Na década de 2000, a conexão à Internet era discada, através de linhas telefônicas (quem lembra do barulhinho?). Nos anos 90, a Internet começou a se popularizar, mas foi nos anos 2000 que a capacidade de acesso melhorou, abrindo inúmeras oportunidades para pessoas comuns, empresas e instituições.


Em 1995, 16 milhões de pessoas estavam online em todo o mundo; hoje, mais de 5 bilhões participam das redes sociais. Nos anos 90, alguns ministérios evangélicos mais estruturados, como Fiel, Puritanos, Vida Nova, Cultura Cristã, PES e outros, deram o pontapé inicial no compartilhamento de textos de teologia reformada. No entanto, com a chegada dos anos 2000, iniciativas mais individuais surgiram e abriram caminho na trilha.


Sim, na virada do milênio, "tudo ainda era mato" na internet, e iniciativas como TEXTOS DA REFORMA .NET, do irmão presbiteriano potiguar Dawson Campos de Lima, e MONERGISMO, do irmão presbiteriano Felipe Sabino, na época ainda morando em Cuiabá, ambos ex-assembleianos, contribuíram desenvolvendo websites de teologia reformada.


Logo em seguida, ocorreu um verdadeiro "boom" de sites, uma lista enorme, crescente, e também surgiram fases de blogs, fóruns de discussões e redes sociais (Orkut). Houve um aumento significativo no número de traduções, publicações, ministérios, tecnologias como o Google Tradutor, legendas e traduções, canais e diversas mídias. Enfim, a Web 2.0 e smartphones, que amamos e odiamos!


Os sites também passaram por várias transformações e endereços; o TEXTOS DA REFORMA não perdurou por muito tempo e foi desativado, o que é uma pena, pois imagino que seria interessante acompanhar seu desenvolvimento. O ministério Monergismo, no final da década de 2000, após muitas traduções, iniciou publicações impressas e posteriormente uma editora, publicando neste tempo, milhares de textos teológicos digitais e centenas de publicações impressas ao longo das duas décadas. São apenas duas décadas!


Desde então, muitos excelentes ministérios de irmãos, assim como Dawson e Felipe, surgiram e fortaleceram o cenário de estudos de teologia protestante no Brasil. Antes da virada do milênio, tínhamos muito pouco material em português, e em 24 anos, testemunhamos um dilúvio de traduções, recursos e ferramentas, algo que ninguém poderia imaginar anteriormente. Hoje temos bibliotecas na palma da mão!


O crescimento do Reino traz consigo muitas bênçãos para equipar a Igreja, e muitas vezes esse crescimento é menosprezado como se fosse algo "natural". Sim, Deus está inundando o mundo com conhecimento, e estamos apenas arranhando a superfície do iceberg; muitos recursos ainda estão por vir, em quantidade, qualidade e velocidade. 


O mais impressionante é que a tecnologia é tão acessível que sempre achamos que ainda não evoluiu o suficiente. E, quando ela evolui, continuamos achando que ainda não evoluiu o bastante. Nessa reação de "naturalidade", "nunca está bom", "ainda vai evoluir mais", o fermento está em poderosa ação de crescimento e muitos nem percebem.


Louvo a Deus pela vida de muitos irmãos, como Dawson e Felipe, por suas iniciativas individuais, assim como muitos outros que seguiram a mesma trajetória. Muitos ministérios também enfrentaram críticas, oposições, desafios e provações, mas permanecem de pé, dando muitos frutos, em prol do Reino de Cristo. Que surjam muitos Dawsons e Felipes nesta década e nas próximas!



RM-FRASES PROTESTANTES