11.4.22

Folha de São Paulo sobre fé cristã e mais uma polêmica midiática




Folha de São Paulo sobre fé cristã e mais uma polêmica midiática


Raniere Menezes

Frases Protestante – 11/04/2022


Redação de jornal esquerdista brasileiro era mais sutil em atacar a fé cristã, mas parece que agora é tempo de atacar abertamente, como se aqui fosse o Chile, por exemplo. A Foice de São Paulo, dona da UOL, não tem ideia como a igreja se multiplica anos após ano, deveria entender melhor a reprodução de coelho, já que é semana de páscoa, a mesma semana em que mundialmente a crucificação de Cristo é mais lembrada entre cristãos e atacada por inimigos da fé. Nada de novo sob o sol.


A matéria da Foice de São Paulo escolheu bem a data para maior repercussão, páscoa e ano eleitoral, uma combinação explosiva num Brasil polarizado. A matéria do jornal levanta uma tese que Jesus sofreu abuso sexual. Lamentável, mas sempre existe algum "teólogo" da lacrolândia para agitar a intolerância religiosa e um jornalista oportunista para lançar a granada. Nada novo debaixo do sol. O tal teólogo é um inglês chamado David Tombs, 57 anos, que tá mais para professor esquerdista de humanas abordando temas estranhos como "sexualização do martírio...", parece TCC de lunático com verniz intelectualizado.


Que ninguém se engane, este professor não será o primeiro nem o último a querer dizer o que a Bíblia não diz e interpretar ao sabor de ideologias retiradas do intestino canceroso de Satanás. A Bíblia é a mãe de todas as heresias. O autor citado (David Tombs) por um colunista da Folha (jornalista Márvio dos Anjos) é professor de teologia na Universidade de Otago, Dunedin, Nova Zelândia, e de origem religiosa Anglicana, não é de hoje que o Anglicanismo tem suas alas ultraliberais. O ponto da tese é que a nudez de um prisioneiro do Império Romano do século primeiro era uma forma de violência sexual. Sim, a nudez pública pode ser uma forma de humilhação extrema, mas não significa conotação sexual e "abuso sexual". Geralmente estes artigos acadêmicos polêmicos circulam entre outros teólogos pares, e todos sabem que não há aceitação em comunidades eclesiásticas de tais especulações, porém a Folha de São Paulo sabe que é gasolina na fogueira tal matéria em ano eleitoral. Este jornal é militante (Folha/UOL) da esquerda declarado e não faz jornalismo imparcial.


Talvez o colunista da Folha Márvio dos Anjos fez uma leitura oportunista que o cenário religioso cristão brasileiro está fragilizado após décadas de problemas e escândalos públicos tanto entre católicos e evangélicos, crimes sexuais, corrupção e outros. Não é de hoje que esquerdistas atacam a fé cristã no Brasil, desde comediantes até peças de teatros de cunho panfletário polêmico, querem lacrar, zombar, tripudiar, porém de modo geral o Cristianismo é pacífico. Duvido comediantes, professores, atores, jornalistas atacarem Maomé do Islamismo, do mesmo modo. A mesma Folha de São Paulo que publicou um Jesus fumando maconha com a camisa de Marx, agora na semana de feriado cristão católico ataca novamente. Não é diferente do que faz uma escola de samba em zombar de um Jesus sendo espancado pelo diabo no sambódromo. Para entender melhor estes movimentos da esquerda se faz recomendado a leitura do livro “Invasão Vertical dos Bárbaros”, por Mário Ferreira dos Santos e o “livro Ameaça Pagã” de Peter Jones. Os ataques não são novidades e a estratégia missionaria cristã precisa apenas manter as perseguições do lado de fora dos arraiais e ao mesmo tempo combater as heresias internas, como faz há milênios. Maus teólogos, maus pastores, maus padres sempre existirão, mas é um erro generalizar, a Igreja de Cristo avança e expande através dos séculos e gerações e gerações, e não há sinais de recuo. Com todos efeitos colaterais de crescimento, a igreja evangélica brasileira, por exemplo, cresce na casa dos milhões. 


Grande parte dos cristãos acordou para os perigos das agendas esquerdistas, e a esquerda apesar de camaleônica culturalmente não consegue furar o bloqueio dos arraiais evangélicos e católicos mais conservadores. Pesquisadores brasileiros e estrangeiros ficam atordoados em querer compreender o fenômeno no Brasil do crescimento das igrejas. Nos últimos 30 anos os evangélicos saíram de suas bolhas religiosas restritas aos templos e exploraram mídias e num movimento mais recente adentram nas casas legislativas. O último Censo, realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2010, identificou um aumento de 61% na população evangélica do país, no período de 10 anos. Essa entrada na política está gerando todo um atrito com setores diversos. No ano 2000 a população evangélica era equivalente a 15% da população brasileira, mais de 26 milhões, em 2010 pulou para 42 milhões de evangélicos (22,2%). Muitos pesquisadores achavam desde o ano 2000 que haveria um declínio, mas não é isto que acontece. O Brasil foi o país que registrou o maior crescimento da população evangélica, em todo o mundo, nos últimos anos, afirma o historiador e antropólogo Paul Freston, um dos maiores especialistas em pesquisas no Brasil. Temos que admitir que há “dores do crescimento”, mas que logo haverá uma conscientização mais amadurecida desta população. Uma matéria de jornal brasileiro atacando a fé cristã em ano eleitoral, o que pretende?


O pós-modernismo, politeísmo e a antiga heresia do gnosticismo se relacionam através do tempo, Peter Jones mostra em seu livro supracitado que eles são parte de uma antiga cosmovisão religiosa que busca impor elementos significativos de uma civilização pagã à cultura ocidental outrora “cristã”. A igreja não converte ninguém, quem converte pessoas é o poder do Espírito Santo que sopra de modo soberano sobre todas as gerações e povos. Fundamentalismo cristão não é formar esquadrões paramilitares, mas combater ataques à fé cristã com reafirmações públicas que Cristo é Deus, que a Bíblia é a Palavra de Deus. Que ruja o Leão, Jesus, um leão não precisa de defesa entre outros animais. Deus fala em cada linha das Escrituras para quem tem intimidade com Ele, para os espirituais. As coisas espirituais se entendem pelo Espírito. A Bíblia é a Palavra dAquele que ressuscitou e está em seu trono, é um pronunciamento do Altíssimo. Quem zomba não tem reverência pela Palavra de Deus e será julgada por ela.


Quantas notas musicais temos e conhecemos? De um pequeno número de notas é possível criar uma sinfonia genial e um funk medíocre. A Bíblia é a gramática de Deus, uma orquestra sinfônica, tendo o Espírito Santo como seu maestro, como disse J.I.Packer. A Bíblia é o estatuto de um Reino, e um Reino que não pode ser abalado por comunistas ou qualquer outro inimigo. Os inimigos de Cristo tentam ler as Escrituras no escuro numa luta inglória, se eles pelo menos levassem a Bíblia para uma pequena luz que passa por uma fenda na porta poderiam entender uma porção. Cristo é a Porta e o sol do meio dia, quem passar pela Porta entenderá a leitura. As armas dos cristãos são armas espirituais, que confundem os adversários. Não podemos e nem devemos lutar com as armas do inimigo nem em sua arena. A defesa da fé se faz na apresentação do Evangelho bíblico. Não temos que esbravejar para tornar a Bíblia importante, ela é importante em si mesma. A Bíblia não envelhece, não tem histórias antigas, quando atacada, queimada, renasce das cinzas. Os esquerdistas usam as armas que têm para tentar reescrever histórias, mas a tinta que Deus escreveu sua Palavra não apaga. Os inimigos de Cristo lutam em nevoeiro e trevas. -- Onde não há reverência, certamente está faltando a espécie mais elevada de amor. -- Peter Green.