13.4.22

Compreensão dos tempos (sem alarmismo)



Compreensão dos tempos (sem alarmismo) 

Raniere Menezes

Frases Protestantes – 13/04/2022


E dos filhos de Issacar, duzentos de seus chefes, destros na ciência dos tempos,  para saberem o que Israel devia fazer, e todos os seus irmãos seguiam suas ordens. 1 Crônicas 12:32


Em 1 Crônicas 12.32 narra uma história de 200 homens de uma das tribos de Israel que entenderam os tempos e por causa desta compreensão da história foram capazes de orientar bem a Israel.

Discernir os tempos, o que significa? Alguma habilidade em astrologia? Ler os céus como os antigos babilônicos?

O que o texto afirma é que estes homens tinha sagacidade política. Eles entendiam de assuntos públicos, o temperamento das nações, dos líderes e as tendências dos eventos atuais. Não é preciso forçar o texto para entender que se trata de sabedoria por experiência, observação e bênçãos de sabedoria de Deus.

Eles eram filhos de Issacar, homens de conhecimento que declaram apoio em favor do rei Davi. Homens de prudência política. Eles faziam uma boa leitura de cenários com experiência e perspicácia, e sabiam o que Israel deveria fazer, qual as melhores escolhas momentâneas de ação politica. Compreender os tempos é usar a inteligência para se adaptar as condições com sagacidade espiritual, por isso estes homens foram chamados de os poderosos de Davi.

Os corações de todos os homens estão nas mãos de Deus e tanto Ele revela aos seus o melhor caminho para compreender e agir, quanto o próprio coração do homem para não ser enganado.

A tribo de Issacar era uma das tribos centrais e próspera, homens trabalhadores do campo e valentes em guerra.

Issacar é jumento de fortes ossos, deitado entre dois fardos. -- Gênesis 49:14

Além da força do trabalho receberam sabedoria de Deus, que é o doador e Pai das luzes. Deus quem ilumina os homens, daí a importância da oração, este é outro aspecto dos filhos de Issacar. E Deus incentiva a orar e pedir sabedoria.

As pessoas podem adquirir sabedoria por observação, por conversas com mestres, com sábios, leitura de livros, de pessoas e do mundo, condutas do mundo biológico, do mundo dos negócios, enfim, são meios de adquirir sabedoria. Conhecer a história e características e necessidades de nossos dias. Conhecimento histórico, cientifico, analítico são bons, mas sem a prática, sem a atitude do FAZER, torna-se fraco. O texto em Crônicas diz que "Israel devia fazer":

E dos filhos de Issacar, duzentos de seus chefes, destros na ciência dos tempos,  para saberem o que Israel devia fazer, e todos os seus irmãos seguiam suas ordens. 1 Crônicas 12:32

A vida prática é a grande esfera da sabedoria, conhecer e agir, oração e ação. Conhecimento é valioso desde que leve a pratica.

Os políticos e estadistas em geral deveriam “conhecer para fazer” o melhor para sua nação. Infelizmente, muitos dos nossos políticos são apenas oportunistas.

Este texto bíblico é um alto elogio aos filhos de Issacar, eram homens que enxergavam com profundidade, altura e largura, homens de sagacidade. 

O que era exigido desses homens no contexto bíblico? Qual dinastia apoiar? A casa de Saul ou a de Davi? Qual melhor decisão para firmar uma unidade a nação? Tendo vizinhos inimigos como os guerreiros filisteus e outros povos, a unidade era essencial, vital.

O povo judeu precisava saber o que fazer após a morte de Saul e seu filho, se a realeza deveria continuar na família do rei morto ou transferir para as mãos de Davi.

Não era um assunto fácil de resolver. De um lado, interesses de alianças politicas em manter uma linhagem real e de outro havia a pressão por mudança.

Em tempos agitados é preciso encontrar a ação correta.

Precisamos dessa sagacidade de discernimento hoje para entender quais são os perigos circunstanciais de uma nação ou para a igreja; o que atrapalha seu avanço, como pode ser evitado, quais são os pontos mais importantes para ensinar a igreja hoje, qual a relação que a igreja deve tomar em relação aos governos políticos? Aliança? Independência? Neutralidade não existe.

Gary DeMar ao analisar esta passagem em Crônicas ilustrou uma experiência do romeno Josef Tson sobre a importância em compreender os tempos:

O desastre comunista caiu sobre meu país [a Romênia] quando eu era um adolescente. Por muitos anos depois, minha vida foi uma batalha por sobrevivência sob doutrinação marxista e terror totalitário contra os cristãos. Eu lutei para entender a natureza dessa calamidade, e o Senhor me deu compreensão. Nos anos quarenta, escrevi  documentos sobre a natureza do fracasso do Comunismo. Um deles, publicado sob o título “The Christian Manifesto” (O Manifesto Cristão) desembarcou-me em seis meses de prisão domiciliar com duros interrogatórios pela polícia secreta. Mas para mim o momento crucial veio em 1977, quando um amigo meu desafiou-me a definir uma organização que exponha abertamente o Comunismo.

 Aqui está o que eu disse a ele:

 “O comunismo é um experimento que falhou. Isto não foi capaz de cumprir qualquer uma das suas muitas promessas e ninguém acredita nisso mais. Devido a isso, ele vai um dia desmoronar por conta própria. Agora, por que eu deveria lutar contra algo que está terminado? Creio que a nossa tarefa é outra. Quando o Comunismo colapsa, alguém tem que estar lá para reconstruir a sociedade! Eu acredito que o nosso trabalho como professores cristãos é treinar líderes para que eles estejam prontos e capazes de Reconstruir nossa sociedade numa base cristã”.

 Para minha surpresa, aqui está o que meu amigo me disse:

 “Josef, você está errado. O Comunismo triunfará em todo o mundo, porque este é o movimento do Anticristo. E quando os comunistas tomarem posse nos Estados Unidos, eles terão nenhuma força de restrição à esquerda. Eles então matarão todos os cristãos. Temos apenas um emprego para fazer: alertar o mundo e se preparar para morrer”.

 Alguns anos depois, meu amigo foi forçado a deixar a Romênia. Ele veio para o EUA e se estabeleceu. Então fui forçado ao exílio, e me mudei para os EUA também. Desde então, meu amigo não fez nada pela Romênia. Ele simplesmente esperou pelo triunfo final do Comunismo e a aniquilação do cristianismo.

Por outro lado, quando cheguei aqui em 1981, comecei um programa de treinamento para líderes cristãos na Romênia. Traduzimos livros cristãos e os contrabandeamos na Romênia. Com os nossos parceiros na organização, The Biblical Education by Extension (BEE), treinamos cerca de 1200 pessoas em toda a Romênia. Hoje, essas pessoas que foram treinadas nessa operação subterrânea são líderes em igrejas, nas denominações evangélicas e nos principais ministérios cristãos.

“Você vê, a maneira que você olha ao futuro determina seu planejamento e suas ações. É a maneira que você entende os tempos que determina o que você irá fazer”.