13.2.24

Paternidade e Piedade -- Por R. Steele


Paternidade e Piedade 

Por R. Steele


1 Samuel 1:27-28 – “Por esta criança orei; e o Senhor me atendeu a petição que lhe fiz”.


“A Mão de Deus na História” poderia ser o título apropriado para muitos dos livros das Escrituras, pois os registros sagrados ilustram amplamente a atuação de Deus nos assuntos dos homens. Assim como um engenheiro ajusta todas as partes de sua máquina para alcançar um resultado e, com um toque de sua mão, pode direcionar seu movimento; assim Deus organizou os eventos do tempo, harmonizou suas diversidades e reuniu em unidade suas múltiplas influências. 


Grandes acontecimentos muitas vezes foram originados pelas causas mais triviais, e grandes homens desenvolveram-se de formas muito improváveis. A queda de uma maçã no jardim de Sir Isaac Newton sugeriu àquele grande filósofo a lei da gravitação, até então desconhecida, mas que hoje é reconhecida como fundamento cientifico. Para os mercadores ismaelitas e para o capitão da guarda do Faraó, era uma questão comum de comércio comprar ou vender um escravo, mas do menino hebreu, objeto de seu tráfico, que eventos maravilhosos aconteceram, de grande importância para a Antiguidade. Para o bem-estar de uma nação e da Igreja, em cuja memória José está para sempre embalsamado! 


Aquela criança, à mercê do Nilo e dos seus crocodilos, encontrada tão oportunamente pela filha do Faraó, alcançaria uma eminência maior do que a do rei que o criou, Moisés tornar-se-ia o primeiro historiador e legislador do mundo. No antigo Israel, não seria de admirar que uma mulher casada desejasse ser mãe; pois, pela promessa de YAHWEH, a semente da mulher seria o grande Libertador. Nem pareceria impróprio que uma esposa piedosa clamasse a Deus por descendência; no entanto, aquela simples Ana de joelhos tornou-se o elo de uma corrente no renascimento da piedade e do nacionalismo na Terra Prometida. Embora a Igreja de Israel não fosse favorecida por nenhuma profecia direta desde a morte de Josué. 


A religião durante seu longo intervalo teve seus altos e baixos - cada vez menos marcados, e evidentemente declinou. Houve falta de patriotismo no declínio da piedade; pois entre os hebreus, os sentimentos religiosos e nacionais eram essencialmente unidos e mutuamente estimulantes. O ritual do povo escolhido tornou-se formal e sua adoração muitas vezes se fez idólatra. Os verdadeiros adoradores ficaram isolados durante esta era sombria da Igreja de Israel. Embora impedissem que a vela do Senhor se apagasse, não detiveram a degeneração nacional. Para manter a religião viva, não basta que as almas individuais esperem no Senhor. Como os corpos na natureza, onde o calor de um aquece o outro ou é mais frio pelo contato, uma piedade viva eleva o padrão dos outros, e uma devoção lânguida é rebaixada ao nível da morte. O verdadeiro adorador não era chamado a ausentar-se ou a separar-se, embora os ministros do santuário fossem indignos. 


O sacerdócio então era por descendência de sangue, não por piedade. Na dispensação do Novo Testamento é diferente. Tem havido necessidade ocasional de protesto e separação da Igreja professa. Quando o Cristianismo foi estabelecido, a Igreja separou-se do Templo Judaico; quando foi reformado, foi por protesto e ruptura contra os erros do Papado; e quando foi purificado ainda mais, houve separações denominacionais por causa da consciência. Mas Elcana, o pai de Samuel, obedeceu ao chamado divino quando foi para Siló. Ele honrou as ordenanças designadas por Deus e esperou no lugar onde o SENHOR havia colocado Seu nome e onde conheceu Seu povo. Voltemo-nos agora para a mãe de Samuel: Ana era uma mulher piedosa e devota. Ano após ano, nas festas solenes, Penina repreendia Ana por não conseguir engravidar. Com intenso fervor de alma Ana clamou a Deus e lutou no trono da graça, embora nem uma palavra contra Deus escapasse de seus lábios. Ana voltou para casa sem tristeza e animada com a expectativa de uma oração respondida. A fé triunfou sobre a natureza e, com isso realizou a bênção. Sua fé não foi mal colocada e Ana foi recompensada. Ela viu o dom divino de seu afeto no filho e recebeu uma lição de gratidão e dependência em cada sorriso e lágrima dele. A piedade de Ana não diminuiu quando seu desejo foi satisfeito. Ela considerava seu filho um depósito sagrado a ser devolvido a Deus. Ela havia perguntado a ele do céu; e, antes que ele visse a luz, ela havia escrito muitas orações em favor dele no livro de recordações de Deus. Ela viu o dom divino de seu afeto no filho e recebeu uma lição de gratidão e dependência em cada sorriso e lágrima dele. A piedade de Ana não diminuiu quando seu desejo foi satisfeito. Ela considerava seu filho um depósito sagrado a ser devolvido a Deus. Ela havia perguntado sobre ele ao Céu; e, antes que ele visse a luz, ela havia escrito muitas orações em favor dele no livro de recordações de Deus. 


Esta cena familiar fala a todos os pais cristãos. No diário de uma mãe que morava num lugar isolado de Long Island, na América, estava escrito este registro há cerca de quarenta anos: “Esta manhã levantei-me muito cedo para orar pelos meus filhos, e especialmente para que meus filhos possam ser ministros e missionários de Jesus Cristo." Sua vida correspondia à sua piedade e sua influência sobre os filhos foi abençoada. Suas orações em favor deles foram abundantemente respondidas. Seus oito filhos foram todos treinados para Deus. Seus cinco filhos tornaram-se ministros e missionários de Jesus Cristo. Os outros são bem conhecidos na Igreja Americana. O reverendo Henry Ward Beecher é outro desses frutos das orações de uma mãe. Comece cedo a dedicação e o treinamento cristão de seus filhos e continue com oração sincera, fé confiante e perseverança esperançosa. "Segure as mãozinhas em oração, ensine os joelhos fracos a se ajoelharem. Deixe-o ver você falando com o seu Deus; ele não se esquecerá disso depois. Quando velho e grisalho, ele se lembrará com sentimento da terna piedade de sua mãe." Treine seus poderes imitativos – tão fortes na infância – para copiar um bom exemplo visto em sua vida cotidiana. Observe o primeiro crescimento da graça com uma ansiedade tão intensa quanto o primeiro passo, ou a primeira articulação do nome de um pai ou de uma mãe.


Esta cena familiar fala aos filhos e filhas. Mostra o estado abençoado dos filhos que foram dedicados ao Senhor pela oração dos pais e cujo treinamento cuidadoso tem contribuído para o aprimoramento desse privilégio. Tal é o testemunho de um estadista americano, que foi exposto a muitos perigos espirituais no período da Revolução Francesa no século XVIII, quando uma forte onda de descrença se abateu sobre o mundo civilizado: "Acredito que deveria ter sido arrastado pela torrente de infidelidade francesa, se não fosse por uma coisa - a lembrança do tempo em que minha santa mãe costumava me fazer ajoelhar ao seu lado, pegando minhas mãozinhas nas suas, e me fazendo repetir o Pai Nosso". O caso de John Randolph também não é um exemplo solitário. É a bênção prometida a todas as mães que oram e creem. Esta cena familiar fala àqueles que se lembram com amargura de sua negligência nas oportunidades da juventude e de seu triste fracasso em atender aos desejos mais sinceros de uma mãe e aos conselhos sólidos de um pai. (R. Steele).


Tradução: RM-FRASES PROTESTANTES

https://biblehub.com/sermons/auth/steele/parentage_and_piety.htm