30.7.12
24.7.12
O QUE É UMA IGREJA MORNA EM APOCALIPSE 3.16?
O QUE É UMA IGREJA MORNA EM APOCALIPSE 3.16?
Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.
Apocalipse. 3:16
Cristo não está dizendo que espiritualmente a apostasia total é preferível a parcial. Ele está dizendo que a água fria tem uma utilidade e a quente tem outro uso proveitoso, mas que a Igreja em Laodicéia não tem nenhum uso. Os membros dessa igreja tornaram-se complacentes em suas vidas. Para uma comunidade viva eles não têm valor espiritual. Eles não podem matar a sede ou revigorar como uma água fria nem pode curar como uma fonte termal. Eles são, simplesmente, sem benefício para a comunidade.
Alguns pregadores insistem em dizer, erroneamente, que Deus prefere um crente espiritualmente frio ou quente, porque o morno tanto faz como tanto fez. No entanto isso é uma grande tolice, e certamente essa passagem não pode dar apoio. No aspecto espiritual, morno, obviamente, é melhor que frio, apesar de não ser tão bom e preferível quanto ser quente.
Esta passagem está ensinando que Deus quer que sejamos ÚTEIS tanto como a água fria é útil assim como a água quente. A água morna, aqui, é de nenhum uso. Não se pode beber ou curar.
A ameaça, vou vomitar-te da minha boca (3:16), é semelhante as ameaças às outras igrejas do contexto. Como Deus fez guerra contra os habitantes da Palestina, Ele fez guerra contra Israel. E o Livro de Apocalipse deixa claro, que se for necessário, Ele fará guerra contra a Igreja. Deus requer que sua Igreja não se contamine com o mundanismo. Em Levítico 18.24-28, Deus usa a mesma expressão "vomitar" para EXORTAR seu povo a não-contaminação com outras nações.
A ameaça para a Igreja é muito real. A INUTILIDADE gera uma pergunta: "por que ocupa ainda a terra inutilmente?" E a esta pergunta vem anexado um julgamento: "Corta-a". -- É o que ensina Lucas 13.6-7:
E dizia esta parábola: Um certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha, e foi procurar nela fruto, não o achando; E disse ao vinhateiro: Eis que há três anos venho procurar fruto nesta figueira, e não o acho. Corta-a; por que ocupa ainda a terra inutilmente?
Uma igreja morna é uma igreja inútil, que não cumpre sua missão, é vazia e apática.