30.3.10

CONTROVÉRSIA


Os homens afirmam que, em lugar de entrarmos em controvérsia na igreja, devemos orar a Deus suplicando um avivamento. Em vez de criar polêmicas, precisamos evangelizar. Bem, que tipo de avivamento você acha que teremos? Como podemos qualificar o evangelismo que se mostra indiferente a respeito do tipo de evangelho que está sendo pregado? Com certeza, isso não corresponde ao avivamento no sentido neotestamentário e ao evangelho que Paulo desejava proclamar, quando afirmou: Ai de mim se não pregar o evangelho. Não, meus amigos, não pode haver verdadeiro evangelismo, quando tornamos a nossa causa comum à dos inimigos da cruz de Cristo. Almas dificilmente serão salvas, se os evangelistas não disserem, juntamente com Paulo: Ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema. (Gl 1.8). Todo verdadeiro avivamento nasce da controvérsia e conduz a mais controvérsia ainda. Isso tem sido verdadeiro desde que o Senhor Jesus declarou que não viera trazer paz sobre a terra e sim espada. Sabe o que acontecerá quando Deus enviar uma nova reforma à igreja? Não podemos dizer quando esse dia abençoado virá. Mas, quando esse dia abençoado chegar, creio que podemos mostrar pelo menos um resultado que ele trará. Naquele dia, não ouviremos coisa alguma acerca dos males da controv érsia na igreja. Isto desaparecerá como que através de um poderoso dilúvio. O homem que arde com a mensagem jamais fala de maneira deprimente e fraca; ele proclama a verdade com alegria e sem temor, na presença de todas as falsidades que se levantam contra o evangelho de Cristo.

Controvérsia, por J. Gresham Machen

28.3.10

A Importância da Internet para a Propagação do Evangelho

Gráfico escalabilidade da Internet

Construção de antigas estradas romanas

Via romana, pavimentação de estrada em Pompéia.


O Evangelho da Igreja Primitiva não teria se expandido aos gentios tão rapidamente sem as vias de comunicação do Império Romano: AS ESTRADAS. As estradas romanas eram uma legítima rede de comunicação que ligava Roma a toda extensão do seu Império. Obviamente tal tecnologia romana não surgiu com a prioridade de melhorias da comunicação, mas como corredores estratégicos de guerra. Uma das mais poderosas máquinas de guerra da história da humanidade necessitava movimentar-se rapidamente por rotas estratégicas para assegurar a defesa e a extensão. Um segundo uso natural das estradas se deu para rotas comerciais terrestres. E ainda outra utilidade era facilitar a fiscalização e arrecadação de impostos de todas as províncias do Império. Pela Providência de Deus, que controla soberanamente todas as coisas, a sua preciosa Palavra teve grande fluxo de mobilidade em pouco tempo. As cartas e os Evangelhos circulavam como em banda larga pelas igrejas.

O apóstolo Paulo, o maior evangelista aos gentios possuía a cidadania romana, o que permitia transitar livremente pelas estradas romanas, outra Providência maravilhosa de Deus. As famosas viagens de Paulo percorriam grandes centros urbanos. Alcançando as cidades de maior porte naturalmente surgiriam discípulos para propagar o Evangelho do centro para a periferia, essa era uma das suas formas estratégicas para o evangelismo.

Até o século 15 a replicação do conhecimento estava restrita à rede dos monges copistas, os mosteiros e universidades formavam a rede de conhecimento. Com a invenção da tipografia de Gutenberg ainda no século 15 tornou-se possível amplificar o conhecimento com incríveis tiragens de milhares de cópias de livros e Bíblias. A Imprensa revolucionou o mundo com a democratização do conhecimento. Livros e jornais circulavam aos milhares no século 16. Imaginemos o que a Internet pode fazer!

Hoje, podemos dizer que as fronteiras entre centro e periferia estão ruindo com o advento da Internet. As novas estradas de comunicação agora são em conexão rápida, passa muito mais do que “duas carruagens” ao mesmo tempo. Uma pessoa conectada à Rede no mais longínquo interior do Norte ou Nordeste do Brasil ou da Índia, África ou China, tecnicamente tem a mesma acessibilidade de informação de uma pessoa conectada em Nova Iorque ou Paris. O acesso cada vez mais rápido, popular e mundial da Internet fará o maior trabalho de evangelismo da história da Igreja. E já está acontecendo neste exato momento. O monopólio de conhecimento cai a cada instante em todas as áreas.

O audiovisual entre as pessoas está cada vez mais fácil e eficaz. É possível comunicar-se em segundos com qualquer ponto do planeta. É possível disponibilizar sermões, palestras, vídeos, artigos, estudos, entrevistas, livros, cursos e apostilas, informações de campos missionários e bíblias para qualquer um em qualquer lugar. A comunicação ampliou-se de modo exponencial e continua crescendo em ritmo acelerado.

Há uma premissa básica no evangelismo: CRISTO DEVE SER COMUNICADO. Temos a nossa disposição os Websites, blogs e microblogs, comunidades, e-mails, e tantos outros meios de informação digital. TV, rádio, jornal e revista estão sendo aos poucos engolidos pela Internet, e todos esses meios foram usados amplamente no evangelismo. Atualmente, muitas igrejas possuem suas páginas na Rede Mundial de Computadores o que facilita ainda mais as informações locais. Hoje temos informações rápidas sobre igrejas perseguidas, podemos interceder por elas e de algum modo ajudá-las em tempo hábil.

Não esqueçamos que a obra missionária no Brasil começou com os colportores! Antes da chegada dos primeiros missionários e plantadores de igrejas protestantes no Brasil no século 19 as sociedades bíblicas já enviavam Bíblias para cá. As Bíblias eram impressas na Inglaterra (versão do padre Antonio Pereira de Figueiredo) e trazidas em navios. Um dos modos de difusão da Bíblia era realizado pelos colportores, os vendedores itinerantes de livros. Tais pessoas percorriam as mais distantes cidades para oferecer literatura religiosa, livros e Bíblias. Muitos colportores foram perseguidos, sofreram vários tipos de violência, tinham seus livros apreendidos por disputas religiosas. E apesar dessas coisas, nasceram igrejas onde antes não existiam, frutos da COMUNICAÇÃO realizada por esses heróis missionários.

Nos anos de 1950, período no qual o mundo estava vivendo entre fronteiras de capitalismo e comunismo, entrar com uma Bíblia num país comunista era um ato de grande coragem. Contrabandear Bíblias foi uma das formas eficientes para propagar o Evangelho em regiões fechadas. Surgiram, então, os contrabandistas de livros e Bíblias em regiões proibidas, e até hoje isso acontece em países muçulmanos e comunistas.

As ferramentas digitais de tradução para várias línguas aos poucos vão se transformando em poderosos meios de ampliação do conhecimento disponível na Internet. As perseguições à liberdade religiosa não conseguirão filtrar 100% o acesso a Rede. A prisão de cristãos e confisco de livros podem continuar acontecendo, mas não há como desconectar a Internet. O islamismo está fadado ao fracasso, seus adeptos podem fazer a pressão e a propaganda que quiserem, o CONHECIMENTO DE DEUS se espalhará entre as nações anticristãs. Não há governo que impeça a transmissão de conhecimento via satélite. A Palavra alcançará TODOS os escolhidos por Cristo.

O conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados permite o acesso a informações e todo tipo de transferências de dados. A comunicação antes vinda por estradas e navios, hoje é instantânea. Tudo bem que hoje apenas 25%/30% da população mundial tem acesso à Internet, mas e daqui há 10 ou 20 anos? Haverá meio de comunicação mais eficaz para propagar o Evangelho?

O que aconteceu no Irã em 2009 serve de exemplo para demonstrar que através de redes sociais na Internet é possível trocar informações e organizar protestos em vários pontos do mundo, mesmo debaixo de forte opressão e censuras governamentais iranianas. A campanha presidencial de Barak Obama em 2008 captou doações por meio da Rede e revolucionou as eleições americanas. O ativismo das ONGs funciona com grande eficiência através da Internet. O mesmo será com a propagação do Evangelho, você tem dúvidas ainda?

Os países opressores que aplicam políticas antirreligiosas para que seus cidadãos não possam acessar conteúdos bíblicos conseguem em parte bloquear, mas os sistemas de filtros não são infalíveis. A escalabilidade da Rede (ver figura) em seus bilhares de caminhos assemelha-se às conexões de bilhões de neurônios do nosso cérebro ou os corpos celestes de uma galáxia. Quem vai controlar a Internet?

Segundo as Sociedades Bíblicas Unidas, a Bíblia já foi traduzida, até 31 de dezembro de 2007, para pelo menos 2.454 línguas e dialetos, sendo o livro mais traduzido do mundo.

Isaías 11:9 ..
.porque a terra se encherá do conhecimento do SENHOR, como as águas cobrem o mar.


Texto: Raniere Menezes
28 de março de 2010.

27.3.10

Relógio Mundial


Um relógio baseado em estatísticas mundiais e em tempo real.

Clique aqui para conhecer.

Muito útil para reconhecer que somos uma titica de galinha no meio do universo.

25.3.10

PREDESTINAÇÃO

O amor de Deus que predestina é recomendado mais pelos que vivem vidas santas e assemelham-se a Cristo do que por aqueles cujas tentativas para desvendar esse mistério assemelham-se às atitudes dos que destroem qualquer lógica.
F. F. Bruce



Todas as objeções à predestinação procedem da sabedoria da carne.
Martinho Lutero



A predestinação só é encontrada e entendida nas feridas de Cristo.
Martinho Lutero



Em vez de afastar-se horrorizado diante da doutrina da predestinação, o crente, quando vê esta bendita verdade da maneira como é desvendada na Palavra, descobre as bases para manifestar gratidão e ação de graças de maneira que nenhuma coisa proporciona, exceto a dádiva indizível do próprio Redentor.
A. W. Pink



É bom retornar de vez em quando à grande verdade da predestinação... Ela deveria ser um sofá para nosso descanso.
C. H. Spurgeon



As dificuldades que encontramos com relação à predestinação não derivam da Palavra. A Palavra está cheia dela, porque ela é cheia de Deus, e quando dizemos Deus, e queremos dizer isso mesmo - Deus em tudo o que Deus é - estamos pronunciando a palavra predestinação.
Benjamin B. Warfield



Para que nos livremos da predestinação teremos de manifestar disposição de rebaixar nosso Deus a um deus.
Benjamin B. Warfield

20.3.10

Já era hora! Papa pede perdão por abusos sexuais

Clique na imagem para ampliar

O pontífice pediu perdão às vítimas e anunciou uma investigação formal das dioceses e seminários envolvidos em escândalos sexuais. Nas últimas semanas, o Vaticano tem sido obrigado a lidar com uma série de acusações não só na Irlanda, mas também na Alemanha, Áustria e Holanda.

Via: G1

O que me deixou mais curioso com esta reportagem foi essa mão feminina segurando o comunicado de perdão do Papa. Aí eu fiquei com medo! :P



FOTO: Carta pastoral enviada aos católicos da Irlanda (Foto: Alessandro Bianchi / Reuters)

18.3.10

Sistemas ESCATOLOGIA


Não entendeu? Saiba mais aqui.

13.3.10

A Televisão abusa

A televisão abusa, sim, do direito de informar e divertir quando, sem pedir licença, invade a nossa privacidade e impõe-nos cabeça adentro a marca do desrespeito que seus mentores intelectuais têm por nossas vidas morais. Mais que isso, manipulam o voyeurismo, o sadismo ou qualquer outra perversão latente em todos nós, exclusivamente de olho nos índices de audiência e nas contas bancárias. Contando com a passividade dos indivíduos reduzidos ao estado de massas, vendem escroqueria, sabendo que a maioria é incapaz de desligar o botão ou passar para outro canal quando se vê moralmente agredida.

(...)

Quatro atributos, todos detestáveis, compõem o perfil da cultura brasileira hoje: o cinismo, a delinqüência, a violência e o narcisismo. Não é fácil, antes é muito doloroso, admitir que eles se tornaram a confusa imagem de nosso país. O cotidiano brasileiro nos leva, sempre, a deparar com cínicos, delinqüentes, homens violentos e lamentáveis narcisistas com a pose de homens de bem. Heróis de tempos obscuros, eles estão por toda parte – e um pouco dentro de nós mesmos.

Leia mais...

12.3.10

Fé e medo

Se nossa fé fosse tão forte como nossa segurança, não precisaríamos
temer nenhuma coligação de inimigos, nenhuma revolução nos reinos,
nenhuma convulsão na natureza.

Thomas Scott

11.3.10

O NÃO TER TEMPO


Deus me pede do tempo estreita conta!
É preciso dar conta a Deus do tempo;
mas, quem gastou, sem conta, tanto tempo,
Como dará sem tempo tanta conta?

Para fazer a tempo a minha conta,
dado me foi, por conta, muito tempo:
mas não cuidei na conta e foi-se o tempo...
Eis-me agora sem tempo, eis-me sem conta!

Ó vós que tendes tempo sem ter conta,
não o gasteis sem conta em passatempo:
cuidai, enquanto é tempo, em terdes conta.

Pois, se quem isto conta do seu tempo
houvesse feito a tempo apreço e conta,
não chorava sem conta o não ter tempo.


O poema O TEMPO E A CONTA e de autoria de Laurindo Rabelo.
Laurindo José da Silva Rabelo (Rio de Janeiro, 8 de julho de 1826 — Rio de
Janeiro, 28 de setembro de 1864) foi um médico, professor e poeta romântico
brasileiro, patrono na Academia Brasileira de Letras.

7.3.10

Teatro cristão, encenar Jesus Cristo: é uma ferramenta útil de evangelismo ou uma abominação?

É muito comum hoje em dia, nas mais variadas reuniões de igreja, assistir encenações teatrais. Até que ponto se pode valer dessas coisas sem ferir os ensinos bíblicos? E os “ministérios” de teatros que encenam Cristo chamando os pecadores para a salvação?


Em geral os evangélicos detestam a ideia de ter uma imagem fotográfica ou de escultura que represente Cristo, mas convivem numa boa com atores fantasiados de Jesus. Não será pecaminoso representar Jesus numa peça de teatro?


Creio que existam razões para afirmar que o teatro cristão, onde encenam Jesus, não é bíblico.


Em primeiro lugar o uso de imagens do nosso Senhor é uma violação do segundo Mandamento: NÃO FARÁS PARA TI IMAGEM DE ESCULTURA... Ex 20.4-5. – Obviamente, este mandamento proíbe a adoração de ídolos, mas também proíbe o uso de imagens como auxiliares de culto e devoção. Os católicos romanos não dizem que adoram uma imagem de Cristo ou de Maria, mas que as imagens são AUXILIARES ou MEIOS os quais podem contemplar a espiritualidade divina. Será que podemos fazer legalmente uma imagem de um homem velho de barba branca e dizer que é uma representação de Deus Pai? E por que aceitamos as imagens de um Jesus com traços efeminados tão comuns no imaginário popular?



Muitos evangélicos são contra as imagens criadas pelos católicos romanos, ortodoxos e anglicanos, mas criam as suas em material educacional de escola bíblica e em capas de CDs e livros, além de encenações teatrais da crucificação com muito ketchup. Há diferença substancial em dizer que a mesma imagem uma hora é usada de modo educacional ou artístico, e outra é religiosa e condenada?
Alguns dizem que representar uma imagem de Cristo numa peça de teatro não é diferente de encenar um personagem histórico como Tiradentes ou Napoleão, e não tem nada de mais nisso. Será este um argumento válido biblicamente?


Para começar, Jesus não é Tiradentes ou Napoleão, ou qualquer outra pessoa, porque Ele é Deus e homem em uma pessoa. Portanto, qualquer imagem de nosso Senhor é automaticamente religiosa ou devocional por natureza. Exemplos práticos? Quantas pessoas deram testemunhos de grandes emoções místicas ao assistir um filme da paixão ou uma encenação teatral da paixão?


Uma imagem do Salvador não pode ser considerada como um item que pertence à esfera das coisas indiferentes. Se os evangélicos querem usar simulacros do Senhor, devem encontrar permissão divina na Palavra para a sua utilização. Na Bíblia não há representações pictóricas do Senhor. Se uma representação pictórica, escultural ou teatral traz aos espectadores pensamentos de amor, devoção, louvor ou emoção religiosa, então, claramente ajuda ou dá suporte para adorar, mesmo que as pessoas não se curvem em direção a imagem ou representação e neguem que estão em pecado.


Outro aspecto, a Bíblia não dá informação suficiente para fazer uma representação fiel da aparência física de Cristo. Isaías nos diz que não havia beleza nEle (veja Is 53.2). Em Apocalipse temos uma descrição do Senhor como um Cordeiro imolado (Ap 4.6). Os apóstolos passaram anos com Jesus – estes sabiam exatamente como era o rosto de Cristo, -- mas NUNCA fizeram uma retrato artístico do Senhor. Uma vez que nenhuma imagem fiel de Cristo pode ser produzida pelo homem, todas as imagens do Salvador são falsas representações do Filho de Deus.


Vamos supor que fui um órfão de Pai, e ao completar 18 anos alguém me dá uma foto de um homem qualquer num porta-retratos e diz para que eu a use em minha sala ou em meu escritório, pois ele representa o pai que nunca vi. Será que me sentiria confortável com aquela presença estranha? Tenho que relembrar que Jesus é totalmente original, não é aquele meu “pai” postiço. Nenhuma imagem pode representar Cristo. Sl 45.2. Cristo é o objeto supremo de nossa fé, Ele não pode ser falsificado. Qualquer imagem do Senhor que se baseia na imaginação do homem é idolatria, pois configura uma invenção humana, mesmo que não me curve a ela, mas a aceite naturalmente.


Um dos atributos de Cristo é que Ele é a VERDADE (João 14.6). Como ele poderá ser honrado com fantasias humanas? Por ser Deus, qualquer representação humana de Cristo é inadequada e abominável. Uma versão falsa do Messias não é menos falso que uma versão bíblica falsificada. Além do mais isso abre espaço para o coração perverso pintar Jesus de o Jesus loiro, cabelo escovado, olhos azuis, efeminado, negro, asiático, caucasiano, hippie, musculoso, galã, enfim. Isto é reverência? Isso é um lixo humanista e blasfemo.


O apóstolo Paulo diz: Assim que, nós, daqui por diante, a ninguém conhecemos segundo a carne; e, se antes conhecemos Cristo segundo a carne, já agora não o conhecemos deste modo. (2 Coríntios. 5:16). Vivemos na era pós ressurreição. O Messias não é mais o manso, suave, Servo Sofredor. Agora ele é o cavaleiro do cavalo branco, o rei vitorioso, que é glorificado, que tem todo o poder no céu e na terra (Mt. 28:19).


Tudo que se coloca como fantasia, invenção humana ou falsa imagem do nosso Senhor diante dos nossos olhos ou em nossas mentes, não fortalecerá a fé bíblica, mas a corromperá e degradará. Quer conhecer o Salvador, estude, medite e memorize as Escrituras, nela o Senhor é revelado em toda a sua glória.


Toda representação de Cristo, seja do pintor ou escultor ou cineasta, é um ato presunçoso, pagão e idólatra. Não se pode separar a humanidade da divindade de Cristo, e Deus não pode ser representado sem quebrar o segundo mandamento. Imagens de Cristo são mentiras da imaginação que pervertem e degradam a doutrina bíblica de nosso Senhor.


Quer recordar biblicamente de Cristo? Ele nos deixou a Ceia para lembrarmos de Sua morte até que Ele venha. Impressões artísticas do Filho de Deus podem agitar as emoções. Elas podem trazer uma lágrima ao olho ou alegria para o coração. Mas, uma vez que são invenções da mente do homem, elas não podem santificar ou aumentar a nossa fé. Na verdade, atuam como violações não ordenadas do ensino expresso da Bíblia, e são destrutivas a fé e a santificação. "Filhinhos, guardai-vos dos ídolos" (1 Jo. 5:21).


Como você pode ensinar (mesmo sendo o máximo sincero e com boas intenções) a verdade através da criação de uma mentira (ou seja, uma fantasia humana, um processamento fictício), diante dos olhos das crianças?


Há uma ilustração sobre sinceridade e boas intenções que é mais ou menos assim: “Alguns demônios vigiavam de perto um homem de boas intenções quando, de repente, ele se abaixou para pegar algo no chão. Aflitos, os demônios perguntavam entre si: O que ele encontrou o que ele encontrou? Um pedaço da verdade, respondeu um deles. Quase todos eles ficaram muito preocupados: O que faremos? O mais experiente deles, porém, procurava acalmá-los: Não faremos nada. Fiquem calmos, não há com o que se preocupar. Como não? Afinal, ele achou um pedaço da verdade. Não há com o que se preocupar, repetiu o demônio, vocês ainda não sabem o que um homem de boas intenções e apenas um pedaço da verdade pode fazer? Não! O de sempre, respondeu ele, uma nova heresia.”


Qual é a esposa que estando distante de seu marido colocaria uma foto de um estranho em seu quarto e afirmaria que era imagem do seu amado?


A igreja de hoje não está imune dos perigos da superstição e arrogante idolatria. Como Paulo advertiu, "um pouco de fermento leveda a massa toda" (1 Coríntios. 5:6).

O teatro que “representa” Cristo viola o segundo mandamento, ensina uma falsa doutrina do Messias, corrompe a adoração e é um grande desrespeito a 2ª Pessoa da Trindade. Portanto, tal prática deve ser odiada e evitada por todos cristãos bíblicos.






Raniere Maciel Menezes
Esse texto é BASEADO no estudo de Brian Schwertley, do artigo original: Are Pictures of Christ Unbiblical? 2003 © Brian Schwertley - Haslett, MI
Link: http://reformedonline.com/view/reformedonline/Are%20Pictures%20of%20Christ%20Unbiblical.htm#_ftnref1


4.3.10

COMO DEVEM AGIR AQUELES COM AUTORIDADE


Nas censuras eclesiásticas, é mais adequado ao espírito de Cristo inclinar-se à parte mais fraca, e não matar uma mosca na testa com um malho nem afastar os homens do céu por uma ninharia.


O poder dado à igreja é para edificação, não destruição. Quão cuidadosamente Paulo agiu para que o coríntio incestuoso (2Co 2.7), caso se arrependesse, não fosse tragado com tristeza em demasia.


Justiça com rigor é, com frequência, extrema injustiça, onde algumas circunstâncias dignas de consideração devem inclinar-se à moderação; e o calcular da pena ficará mais fácil ao se inclinar à moderação, e não ao rigor.


Richard Sibbes

TODO CUIDADO É POUCO!

Clique na imagem para ampliar.

IGREJA E O MUNDO

clique na imagem para ampliar.



Jesus não orou para que seu Pai tirasse os cristãos do mundo, mas para que tirasse o mundo dos cristãos.
J. Blanchard


Procurei a igreja e encontrei-a no mundo; procurei o mundo e encontrei-o na igreja.
Horatius Bonar


Seria mais fácil fazer os dois pólos se encontrarem do que unir o amor a Cristo e o amor ao mundo.
Thomas Brooks


É infinitamente melhor ter o mundo inteiro como inimigo e Deus como amigo do que ter o mundo inteiro como amigo e Deus como inimigo.
John Brown


Se você se descobrir amando qualquer prazer mais do que suas orações, qualquer livro mais do que a Bíblia, qualquer casa mais do que a casa de Deus, qualquer mesa mais do que a mesa do Senhor, qualquer pessoa mais do que Cristo, qualquer esperança mais do que a expectativa do céu - cuidado!
Thomas Guthrie


O mundo é algo que suja e contamina. Dificilmente um homem pode andar aqui sem corromper suas vestes. Os homens do mundo são criaturas imundas, fuliginosas. Não podemos ter contato com eles sem que deixem sua imundície sobre nós.
Thomas Manton


Mundanismo e cristianismo são dois extremos que jamais se tocam.
Nehemiah Rogers


Aquele que merece o sorriso do ímpio deve esperar a desaprovação de Deus.
C. H. Spurgeon


A glória do mundo não passa de um sopro, um vapor, uma espuma, um fantasma, uma sombra, um reflexo, uma aparição, um nada.
Thomas Brooks